O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, esclareceu esta quarta-feira que não se pode usar o iPhone para o sacramento da Confissão, pois esta “requer necessariamente a relação de diálogo pessoal entre o penitente e o confessor e a absolvição por parte do confessor presente”.
A empresa Little iApps criou uma aplicação para o telefone iPhone, a tablet iPad e iPod Touch chamada “Confession”. Segundo a agência EFE, é promovida como ajuda para preparar-se para o sacramento da Reconciliação com perguntas inclusive íntimas sobre atitudes e ações pessoais. Entretanto, os meios de imprensa anunciaram que com isto os fiéis poderiam confessar-se através do telefone celular.
O sacerdote esclareceu à imprensa que o diálogo pessoal entre o penitente e o confessor “não pode ser substituído de maneira nenhuma, por qualquer aplicação informática” e portanto “de maneira nenhuma pode-se falar de ‘confissão por iPhone'”.
Fonte: ACI Digital
5 Comentários
É UM ABSURDO! A CONFISSÃO DEVE SER PESSOAL, FRENTE A FRENTE COM O SACERDOTE. ATRAVÉS DOS MEIOS DE INFORMÁTICA (A MÁQUINA FICA INTERMEDIÁRIA, COMO SE ESTIVESSE CONFESSANDO COM ELA) ISSO PODE FICAR OCULTO, CRIAR UMA BARREIRA, FICAR UMA CONFISSÃO VAGA SEM SENTIDO. QUE DEUS ILUMINE AS DECISÕES A SEREM TOMADAS.
Até o aplicativo ajudar a fazer exame de consciência tudo bem,mas confissão tem que ser pessoalmente!
ISSO AI É MAIS UM ABSURDO,POIS UMA CONFISSAO TEM QUE SER BEM FEITA SABENDO-SE QUE ESTAMOS ARREMPEDIDOS DOS ERROS E PECADOS COMETIDOS PERANTE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E NAO A UM APARELHO DE TELEFONE iPHONE, ISSO É UM ABSURDO ESPERO QUE O SANTO PAPA NUMCA ACEITE UMA COISA DESSA.
Apesar de fazer tempo que não mim confesso pessoalmente, só em confissões comunitárias. Também não sou de acordo com o uso desse aparelho.
Aquilo que vem da alma de uma pessoa jamais poderá ser por via de meios de comunicação informacionais. Dialogar e confessar é algo que vem do interior de um ser, portanto não se aplica a informática. Os meios modernos de comunicação ajudam a melhorar a qualidade de vida material de uma pessoa. Concordo e apoio a decisão do sacerdote. Diálogo é pessoal e intransferível
O que é da terra nela fica e o que é do céu a Deus se aplica. Amém!