Hoje celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus, uma das festas mais importantes da Igreja Católica. Para marcar esta data especial, trazemos uma reflexão profunda sobre essa devoção extraordinária, que pode transformar sua vida espiritual.
O Sagrado Coração de Jesus representa o amor imenso que Jesus tem por todos nós. Aliás, é nesse Coração que o homem combalido de nossos dias encontrará sempre os recursos mais inesperados para as situações mais desesperadoras.
Assim como a aurora precede o meio-dia, no ciclo litúrgico da Igreja Católica, o mês de maio é o mês de Maria, que é a aurora, e junho é o mês de Jesus, do Sagrado Coração de Jesus, que é o meio-dia.
Mas, o que é o Sagrado Coração de Jesus?
O Coração de Jesus é um coração vivo que palpita no peito Sagrado do Divino Salvador.
Ou seja, formado pela operação onipotente e sapientíssima do Divino Espírito Santo, no claustro virginal da Santíssima Virgem, esse coração possui toda a perfeição física que ele pode comportar.
Vivificado pela alma mais pura e santa que jamais existiu, o coração de Jesus é uma fonte fecunda de nossa vida espiritual e de nossa salvação. Da chaga nele aberta pela lança de Longino, deixou correr água e sangue, símbolos profundos do amor e da misericórdia de Jesus.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus começou com as revelações feitas a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII.
Em uma das visões, enquanto orava diante do Santíssimo Sacramento, Jesus apareceu mostrando seu Coração envolto em chamas, cercado de espinhos e encimado por uma cruz. Ele disse:
“Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, e nada poupou até se esgotar e consumir para lhes testemunhar o seu amor; e em reconhecimento, não recebe da maior parte senão ingratidões e irreverências neste Sacramento de amor. Mas, o que ainda mais sinto, é serem corações a mim consagrados que assim procedem“
Jesus pediu a Santa Margarida que instituísse uma festa especial em honra ao Sagrado Coração, celebrada na primeira sexta-feira após a oitava da festa do Corpus Christi. Ele estabeleceu três principais objetivos para essa celebração:
- Ações de graças pelo grande dom da Eucaristia.
- Reparação pelas irreverências e desprezos cometidos contra o Santíssimo Sacramento.
- Compensação pela falta de honra e culto que os homens deveriam prestar em muitas igrejas.
As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus
Jesus fez várias promessas aos devotos de Seu Sagrado Coração, comunicando-as a Santa Margarida Maria. Entre essas promessas, destacam-se:
- 1ª Promessa: “Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.
- 2ª Promessa: “Eu estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
- 3ª Promessa: “Consolarei meu devoto em todas as suas aflições”.
- 4ª Promessa: “Serei para eles um refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
- 5ª Promessa: “Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos”.
- 6ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração uma fonte inesgotável de misericórdias”.
- 7ª Promessa: “As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática desta devoção”.
- 8ª Promessa: “As almas fervorosas ascenderão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
- 9ª Promessa: “Minha bênção permanecerá sobre as casas em que for exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração”.
- 10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que pratiquem especialmente esta devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
- 11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos para sempre no meu Coração”.
- 12ª Promessa: “Eu prometo, na misericórdia excessiva do meu Coração, que concederei, a todos os que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos, a graça da perseverança final e da salvação eterna. Esses não morrerão em desgraça, nem sem receber os Sacramentos; e nesse transe extremo receberão asilo seguro no meu Coração”.
Essas promessas revelam a infinita misericórdia e o amor protetor do Coração de Jesus, um amor que continua a chamar os fiéis à santidade e à união com Deus.
Vivendo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Para viver plenamente esta devoção, os fiéis devem praticar atos de amor e reparação. Estes incluem a visita frequente ao Santíssimo Sacramento, especialmente durante o mês de junho, e a preparação para a festa através de uma novena devota. As ações diárias devem ser oferecidas em união com as intenções do Coração de Jesus, numa contínua consagração ao Seu amor divino.[
Leia também:
Simbolismo do Sagrado Coração de Jesus
O Sagrado Coração é representado com a cruz, as chamas, a coroa de espinhos e a chaga aberta pela lança de Longino.
Sendo assim, esses elementos representam os sofrimentos e a humilhação que Jesus aceitou por amor à humanidade.
Santa Margarida Maria descreveu uma visão do Coração de Jesus como um “trono de fogo e de chamas, radiante de todos os lados, mais brilhante que o sol e transparente como um cristal”, mostrando a coroa de espinhos e a cruz como símbolos do amor imenso que Jesus tem pelos homens.
Esta devoção não é apenas uma prática externa, mas uma profunda vivência do amor de Jesus, convidando os fiéis a uma comunhão íntima com o Divino Salvador.
O Coração de Jesus, sendo ao mesmo tempo humano e divino, merece todas as honras e adoração, pois nele reside a plenitude do amor redentor de Deus.
Ou seja, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus deve ser o centro da vida espiritual do cristão, um constante lembrete do amor de Cristo e um convite à conversão e à santidade.
Assim como a aurora precede o meio-dia, a devoção a Maria em maio prepara os fiéis para a devoção ao Sagrado Coração em junho, levando-os a uma união mais profunda com Jesus, o Sol da Justiça e fonte de toda vida espiritual e salvação.
Consagração ao Sagrado Coração de Jesus
Aproveite hoje para renovar sua devoção e fé ao Sagrado Coração de Jesus, por meio deste ato de Consagração:
Eu(o seu nome), Vos dou e consagro, oh Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.
Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sê, ó Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a Sua justa cólera.
Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade! Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.
Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós. Suplico-Vos que o meu nome seja escrito no Vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vosso escravo. Amém.