São Pedro e São Paulo: Os Pilares da Igreja e a Redenção da Humanidade

 

Apóstolos São Paulo e São Pedro
Apóstolos São Paulo e São Pedro

Entre os primeiros apóstolos, São Pedro se destaca por várias razões. Suas manifestações de fé em Jesus revelam um coração ardente e confiante no Mestre que seguia.

Em suas negações, vemos também a fragilidade de Pedro, sua humanidade e seu caminho de redenção. Conhecemos seu primeiro chamado, enquanto consertava redes, e o segundo – o definitivo – ao pescar novamente e reencontrar-se com o amor misericordioso de Jesus (Jo 21).

São Paulo, embora não tenha sido um dos doze apóstolos iniciais, tornou-se essencial como o grande Apóstolo dos gentios. Com seu conhecimento e dedicação à evangelização, alcançou diversos povos.

Sendo assim, juntos, São Pedro e São Paulo fundaram a Igreja de Roma e impulsionaram seu crescimento com o testemunho de seu martírio.

Ainda no século I d.C., ambos se sacrificaram em momentos distintos pelo Evangelho. Regaram a terra romana com seu sangue e frutificaram a Igreja, que permanece inabalável até hoje.

Para o Papa Bento XVI, São Pedro e São Paulo foram essenciais, pois representam uma refiguração: tornaram-se antíteses de dois grandes episódios – um crime do Antigo Testamento e o mito fundacional de Roma.

Segundo o Papa, Pedro e Paulo redimiram o crime cometido por Caim e Abel.

Ilustração de Caim matando seu irmão Abel
Ilustração de Caim matando seu irmão Abel. Foto: Divulgação

Enquanto Caim se deixou dominar por suas más inclinações e manchou suas mãos com sangue, Pedro e Paulo, embora não fossem irmãos biológicos, tornaram-se irmãos na fundação da Igreja e no martírio, convertendo-se em um grande sinal de amor e irmandade.

Aliás, a fundação da Igreja Romana pelos dois apóstolos também refaz, de certa forma, a fundação mitológica da cidade:

“De fato, a comunidade cristã desta Cidade viu neles uma espécie de antítese dos mitológicos Rómulo e Remo, o par de irmãos a quem se atribui a fundação de Roma” (Papa Bento XVI, homilia de 2012 na Solenidade de São Pedro e São Paulo).

Portanto, com estes dois apóstolos, tudo se renova. Pela misericórdia e graça divina, podemos admirá-los como as grandes colunas sobre as quais foi edificada a Igreja de Cristo.

Porque celebramos a festa de São Pedro e São Paulo no mesmo dia?

Santo Agostinho afirmou que São Pedro e São Paulo eram considerados “um só”. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, eles deram o mesmo testemunho de fé. Ambos padeceram em Roma, onde foram presos na prisão Mamertina e martirizados sob o imperador Nero. São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo e São Paulo foi decapitado. Seus martírios marcaram a fundação da Igreja em Roma.

Além disso, São Pedro e São Paulo são vistos como os pilares da Igreja de Roma, sendo comparados aos irmãos mitológicos Rómulo e Remo, fundadores da cidade.

Então, eles são considerados inseparáveis e representam todo o Evangelho de Cristo. O Papa Bento XVI destacou que a irmandade entre Pedro e Paulo é uma versão contrária à história de Caim e Abel, demonstrando uma nova forma de irmandade, unida pela graça do Evangelho.

Jesus escolheu Pedro para ser a “rocha” sobre a qual edificaria a Igreja, liderando os apóstolos como o primeiro Papa. Paulo, por sua vez, dedicou sua vida à pregação do Evangelho, tornando-se uma coluna espiritual da Igreja junto com Pedro.

Portanto, celebramos São Pedro e São Paulo no mesmo dia para reconhecer sua importância conjunta na fundação e crescimento da Igreja, marcando a história cristã com seu testemunho de fé e martírio.

Oração aos Santos Apóstolos, Pedro e Paulo

Ó Santos Apóstolos Pedro e Paulo, eu vos escolho hoje e para sempre para os meus especiais Protetores e Advogados; 

e humildemente me alegro assim convosco, ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, por serdes aquela Pedra, sobre a qual Deus edificou a sua Igreja; como convosco;

ó Bem-aventurado São Paulo, escolhido por Deus para vaso de eleição e Pregador da verdade no mundo universo.

Eu vos rogo que me alcanceis viva Fé, firme Esperan­ça e Caridade perfeita, total desapego de mim mesmo, desprezo do mundo,
paciência nas adversidades e humildade nas prosperidades, atenção na oração, pureza de coração, reta intenção nas obras,
diligência no cumprimento das obrigações do próprio estado, constância nos propósitos, resignação na vontade de Deus,
e perseverança na divina Graça até à morte;

para que, mediante a vossa intercessão e gloriosos merecimentos, vencidas as tentações do mundo do demônio e da carne, eu me torne digno de aparecer na presença do supremo e eterno Pastor das Almas, Jesus Cristo, que com o Pai, e com o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos, para o gozar e amar eternamente. Amém.

Reze agora: um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória.


Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?