São Luis Grignion, o apóstolo de Nossa Senhora.

São Luis Grignion, o apóstolo de Nossa Senhora.

Neste dia 28 comemora-se a memória da morte de São Luís Maria Grignion de Montfort — transcorrida em 28 de abril de 1716.

Esse extraordinário missionário francês foi sem dúvida um dos maiores apóstolos da devoção a Nossa Senhora.

Toda a sua vida foi uma tal manifestação da santa loucura da cruz, que os seus biógrafos são concordes em classificá-lo com São Simão Salus [monge sírio do século VI, chamado o “Santo Louco de Cristo porque, para não ser tido por santo, simulava loucura, fugindo de todas as regras humanas, para levar os homens ao arrependimento e livrá-los do pecado];

e São Felipe Neri [1515-1595, que também era notado por suas aparentes singularidades]. (…)

Luís nasceu no dia 31 de janeiro de 1673, em Montfort-la-Cane na Bretanha. Foram seus pais João Batista Grignion, senhor de Bachelleraie e advogado do município de Montfort, e Joana Roberto, senhora de Chesnais.

À esq. casa natal do santo; à dir. torre do castelo de Montfort e abaixo quarto onde ele nasceu.

O santo dirá que seu pai era um cristão convicto, que educou sua família como patriarca, no temor de Deus.

Entretanto, tinha um gênio muito difícil, com explosões de ira incontroláveis, pelo que sua esposa, amável e bondosa, e os filhos, tinham que suportar com paciência o mau gênio do marido e pai.

O filho herdou o temperamento paterno. Por isso afirmará que

custava-lhe mais vencer sua veemência e a paixão da cólera, que todas as demais juntas”. Mas conseguiu, e se tornou um santo doce e amável como São Francisco de Sales.

Um dos seus biógrafos afirma que ele “é um santo de legenda, que ultrapassa a mediana humanidade”.

Bebeu, com o leite materno, a devoção a Nossa Senhora, e desde muito cedo “retirava-se para um canto da casa para dedicar-se à oração e rezar o rosário diante de uma pequena imagem da Virgem”.

Mesa de trabalho do santo e regra que ele redigiu para as religiosas Filhas da Sabedoria.

Quando Luís Maria completou doze anos em 1685, seus pais o enviaram para o colégio São Tomás Becket; Nele o Santo permanecerá oito anos completos, mostrando-se um aluno brilhante, e colocando-se à frente de seus condiscípulos.

Decidido a ser sacerdote, Luís Maria ingressou no seminário de São Sulpício, em Paris, em 1692

Desde o início do seu sacerdócio, o Pe. Montfort, como era conhecido, traçou seu programa de vida:

ir de paróquia em paróquia catequizar os pequeninos, converter os pecadores, pregar o amor de Jesus, a devoção à Santíssima Virgem, e reclamar, em alta voz, uma Companhia de missionários a fim de abalar o mundo através de seu apostolado.

Em Poitiers, ficou no Hospital Geral. Essa instituição não estava destinada ao serviço dos enfermos, mas a manter encerrados os mendigos que molestavam à boa sociedade da cidade.        

Os pobres, vendo aquele sacerdote mais pobre que eles, se cotizavam para dar-lhe uma esmola. E escreveram ao Bispo a fim de pedi-lo como capelão.

O Santo fundou no hospital uma associação de internas, que “dedicou à Sabedoria do Verbo encarnado, para confundir a falsa sabedoria das pessoas do mundo ao estabelecer nela a loucura do Evangelho.

Era formada por 12 internas, doentes, coxas, aleijadas, e à sua frente colocou uma das mais inteligentes e virtuosas, mas cega. Deu à associação o nome de Sabedoria.

Imagem do santo aos pés da Santíssima Virgem.

No seu trabalho apostólico, o santo evangelizou várias cidades, sendo sempre perseguido pelos jansenistas, essa espécie de protestantismo no seio da Igreja, que o tachavam de exagerado e inovador.

São Luís Maria foi grande pregador da devoção ao rosário, que ocupa um posto importante em sua atividade apostólica.

De modo que o povinho o chamava o Padre do rosário grande. O Santo o considerava como um dos meios mais eficazes para “renovar o espírito do cristianismo entre os crentes”.

Por toda parte onde evangelizava, “o bom Pe. Montfort”, como era carinhosamente chamado, fundava associações de Amigos da Cruz, com o fim de venerar especialmente esse instrumento de nossa redenção.

Em sua missão em La Rochelle, o santo foi vítima de envenenamento da parte dos protestantes calvinistas. Ele tomou antídotos, o que lhe salvou a vida, mas o mal estava feito: sua saúde ficou abalada, encurtando seus dias.

Assim, no dia 28 de abril de 1716, esse batalhador incansável entregou sua bela alma a Deus aos quarenta e três anos de idade.

Escravo de Jesus em Maria, expirava com os braços, o pescoço e os pés, rodeados de cadeias de ferro;

na mão direita segurava o crucifixo indulgenciado por Clemente XI e, na esquerda estreitava uma pequena imagem da Santíssima Virgem que trazia sempre consigo; com ternura contemplava estas imagens queridas, e beijava-as, invocando os nomes de Jesus e de Maria.

O Martirológio Romano diz dele neste dia: “Na aldeia de Saint-Laurent-sur-Sèvre, São Luís Maria Grignion de Montfort, confessor, fundador dos Missionários da Sociedade de Maria e das Filhas da Sabedoria. Era insigne pelo caráter de sua vida apostólica, a pregação e a devoção mariana.

Fonte: IPCO.

****

Receba conteúdos de inspiração católica no seu celular todos os dias que te ajudarão a se aproximar ainda mais de Nossa Senhora de Fátima.

Clique aqui e faça parte da nossa comunidade no Telegram e o seu nome será lembrado na próxima Santa Missa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?