São Francisco Marto: o amigo dos passarinhos…
Com o seu coração bondoso e bem formado, quanto o Francisco amava os passarinhos!
“Não podia ver que lhes roubassem os ninhos – conta a Lúcia-. Compartilhava sempre parte do pão que levava para a merenda, para que eles o comessem; e, afastando-se, chamava por eles, como se o entendessem, e não queria que ninguém se aproximasse, para não lhes meter medo.
-Coitadinhos! Estão cheios de fome – dizia, falando com eles. -Venham, venham comer!
E eles, com o olho vivo que têm, não se faziam rogar; e lá vinham em grande número. Era, então, a sua alegria, vê-los voar para cima das árvores, com o papinho cheio, a cantar, que ele imitava com arte, fazendo coro com eles.”
“Um dia – conta Lúcia – encontramos um pequeno que trazia na mão um passarinho que tinha apanhado.
Cheio de pena, o Francisco prometeu-lhe dois vinténs, se o deixasse a voar. O rapaz aceitou o contrato, mas, antes, queria o dinheiro na mão. O Francisco voltou, então a casa para dar liberdade ao prisioneiro. Quando, depois, o viu voar, batia as palmas de contente e dizia:
–Tem cautela! Não te tornem a apanhar.”
O pequenino Francisco de Fátima, tinha uma alma gêmea do grande poeta e místico São Francisco de Assis.
Quando certa vez levaram para o matadouro um cordeiro, o santo não descansou enquanto não pôs em liberdade o pobre animalzinho. Do mesmo modo procedeu o pastorinho de Fátima com uma pequena ave…
Fonte: Francisco de Fátima, o Pastorinho de Nossa Senhora, Pe. Fernando Leite.
****
Francisco de Jesus Marto viveu por apenas 10 anos, mas sua vida foi elevada aos altares como modelo de piedade, oração e obediência a Deus.
Ele completaria, em 11 de junho, 113 anos de idade.
Pensando nisso, faremos celebrar neste sábado, dia 11, a Santa Missa de Aniversário do Nascimento de São Francisco Marto, Pastorinho de Fátima.
Clique aqui ou acenda a vela abaixo para incluir suas intenções nesta celebração.