Revolução Cultural: podem tirar os andaimes, a reforma do homem está terminando

Marshall Berman, autor marxista que apregoava a Revolução cultural. Ele escreveu o livro “Tudo o que é sólido se desmancha no ar”.

Leo Daniele

Pense comigo, leitor. É uma lei da natureza que tudo aquilo que se desenvolve, à medida que progride, se diferencia. Por isso, diferenciação e desenvolvimento são termos correlatos.

A marcha da semente à árvore florida e depois cheia de frutos é a marcha da diferenciação. As sementes de uma mesma espécie se confundem, mas as árvores já formadas, a produzir flores e frutos, são nitidamente diversas umas das outras.

Assim sucede com todos os seres vivos. Marcadamente com os animais superiores. De maneira exponencial com os homens.

Mas o homo sapiens, trabalhado pela revolução cultural moderna, mergulhado no pirão indiferenciado do belo e do feio, da verdade e do erro, do bem e do mal, das religiões, das pátrias e até dos sexos, vai aos poucos se transformando, por assim dizer, no maior dos invertebrados. Pois, para ele, cada vez mais, “tudo o que é sólido se desmancha no ar” (1).

De prazer em prazer, de bocejo em bocejo, o homem moderno vai afundando numa versão hodierna da massificação. Sua personalidade se deteriora.

É o avanço do narcisismo, que em alguns casos vai atingindo as fronteiras do autismo. Pelo menos de um autismo publicístico e metafórico, não clínico (2). Embora não perca todo contato com a realidade, o neo-autista quase não presta atenção nela, preferindo refugiar-se na admiração beata de si mesmo ou da mídia.

Se até a simples descrição desse estado de alma causa mal-estar, como será sentir-se a si mesmo como um conjunto de “retalhos que não se fundem num todo”, e apalpar – por assim dizer – em sua própria alma a apatia, o desencanto, a melancolia?

Alguém poderia objetar: isso não é bem assim. Em comparação com as outras épocas, há não só perdas, mas também ganhos. Basta considerar as proezas da técnica, da Ciência, da Medicina, etc. A “expectativa de vida” do homem é hoje muito maior do que antigamente. Portanto, pelo menos debaixo desse ponto de vista, a Humanidade vem progredindo.

Mas, e o homem enquanto tal? Ainda que o aumento da “expectativa de vida” fosse fato incontestável, ele nada provaria, pois se está falando da natureza humana, da força da personalidade, da inteligência, do equilíbrio psíquico e emocional, e não de aparência, saúde física, longevidade e aspectos congêneres…

Uma primeira conclusão – inevitável – é que no Século XX o gênero humano não avançou, mas retrocedeu. E o século XXI vai acentuando esse mesmo processo.

Muito pessimismo? Pessimismo e otimismo, de certa forma, constituem visões preconceituosas da realidade. É preciso olhar a verdade de frente, sem contaminarmos a límpida percepção dela com nossos desejos (3). E quanto a achar que “no fim, tudo dará certo”, às vezes não é fácil separar essa crença de uma superstição…

Não parece que a análise contida neste artigo seja mal-humorada. Simplesmente, ela não recusa a realidade. E a realidade, vista no conjunto, hoje por hoje, não é promissora.

Mas Nossa Senhora prometeu em Fátima: por fim meu Imaculado Coração triunfará. E como disse certa vez Dr. Plinio: “E triunfará mesmo!” (4).

__________________
Notas:
1. Título de um livro de Marshall Berman de 1982.
2. Narcisismo: admiração de si próprio, atenção exclusiva sobre si mesmo (Larousse Cultural, Nova Cultural, São Paulo, 1998). Autismo: desenvolvimento exagerado da vida interior e perda de todo contato com a realidade (Garnier-Delamare, Dicionário de termos técnicos de medicina, 20ª ed. – Org. Andrei Editora, S. Paulo, 1984).
3. Existe no inglês a expressão wishfull thinking: um pensamento cheio de desejos. Trata-se de uma fraqueza a evitar, sobretudo nos assuntos importantes.
4. Discurso no encerramento da VI Semana de Estudos de Catolicismo, 1958.
Fonte: ipco.org

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?