Assine esta carta aberta hoje mesmo e peça uma orientação
Carta Aberta ao Excelentíssimo Senhor Cardeal Dom João Braz de Aviz, DD. Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
Excelência Reverendíssima,
No Brasil, cuja realidade é bem conhecida de V.Revma, está cada vez mais frequente a presença de religiosos na grande mídia, especialmente a televisão.
Popularmente chamados “padres celebridades”, tais religiosos levam uma rotina de vida quase semelhante à de artistas, cantores, etc., afirmando fazer parte de uma estratégia de evangelização.
Mas, Excelência, com frequência temos que lutar com a perplexidade de ver esses religiosos participando de programas totalmente inadequados, tanto para sua condição quanto para o bom exemplo e formação espiritual dos fiéis.
Há ocasiões em que, questionados sobre temas polêmicos, omitem ou tergiversam, evitando de dar as respostas claras da Doutrina Católica. Os chamados princípios não negociáveis defendidos pelo Papa Bento XVI.
Enquanto isso, Excelência…
As igrejas estão cada vez mais vazias e Nosso Senhor, no Sacrário, abandonado;
- Crianças e jovens crescem sem formação religiosa e os pais têm dificuldade de inclui-los em cursos de catecismo;
- Igualmente difícil é batizar uma criança, tal a quantidade de exigências que desestimulam pais e padrinhos;
- Encontrar uma igreja aberta – mesmo aos Domingos! – passou a ser uma tarefa difícil em certos horários do dia. Durante a semana, o problema se agrava;
- Mais difícil ainda é encontrar na igreja um padre disponível para o atendimento dos fiéis que muitas vezes o procuram em busca de um conselho;
- Cerimônias funerárias já são conduzidas até por sacristães e ministros da eucaristia;
- As procissões em dias Santos praticamente desapareceram, e muitas sobrevivem apenas como manifestação cultural;
- Os confessionários praticamente desapareceram dos templos, como se tivessem perdido o sentido de sua existência;
E fala-se o tempo todo que “faltam sacerdotes”…
E fala-se o tempo todo que diminuem os católicos e aumentam os evangélicos, bem como o número dos que se declaram sem religião!
O que pensará o católico vendo a sua Igreja passar por esse declínio e uma legião de religiosos atuando como “artistas”, em busca dos aplausos mundanos?
Santa Teresinha do Menino Jesus, carmelita de clausura, ofereceu sua vida pelos missionários e pela conversão das almas. A Igreja a proclamou Padroeira das Missões, sem que ela nunca tivesse cruzado os limites da clausura do convento!
O que mudou Excelência?
Entristece-nos, sobretudo, constatar que este não é um fenômeno que atinge apenas a Igreja no Brasil.
Ainda recentemente tivemos outro triste episódio dessa suposta “evangelização” superstar na Itália:
– a apresentação da freira italiana Cristina Scuccia no programa da RAI, “The Voice”, no último dia 15/3.
O que leva uma esposa de Cristo, da Congregação das Ursulinas da Sagrada Família de Milão, subir ao palco de um programa mundano e cantar uma melodia tão ou mais mundana ainda?
Ao som da canção popular “No one”, a Irmã Cristina surpreendeu (para não dizer escandalizou) até os jurados.
E em poucas horas virou notícia em todo o mundo, tendo o filme desse triste exemplo atingido a marca de mais de 40 milhões de expectadores!
Veja o Senhor mesmo Excelência: https://www.youtube.com/watch?v=TpaQYSd75Ak
A Irmã Cristina estava evangelizando?
Questionada por um dos jurados do programa sobre o que o Vaticano diria de sua performance, ela respondeu de forma irreverente:
– “Olha, eu não sei, espero um telefonema do Papa Francisco de saudação. Ele nos convida a sair, evangelizar, a dizer que Deus não nos tira nada, pelo contrário, nos dá ainda mais. Eu estou aqui por isso”.
Perplexitante…
De onde é que a Irmã Cristina tirou a ideia de que “Deus não nos tira nada”? Se foi o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, que disse:
“Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (São Mateus 16:24)
Deus não apenas nos tira algo, mas muitas vezes Ele pede que renunciemos a nós mesmos, que deixemos de lado aquilo que nos afasta dEle, seja o que for.
Assim fizeram os santos que a Igreja nos apresenta como modelos elevando-os à honra dos altares.
Se a Irmã Cristina quis sair ao mundo para “evangelizar”, e “dar ao mundo o seu dom” – segundo suas próprias palavras – porque não o fez através de um dos inúmeros meios que a Igreja oferece?
Por que escolheu “evangelizar” através de um programa totalmente secular e inapropriado para a presença de uma religiosa?
Para seguir a regra do programa, ela escolheu continuar concorrendo (ou seja, vai se apresentar muitas vezes ainda) fazendo parte do “time” de Pelu, ex-vocalista da banda “Litfiba” – que fez muito sucesso com a música “El Diablo”.
É essa pessoa quem trabalhará com uma esposa de Cristo num programa com alto índice de audiência em todo o mundo.
O que aparece no vídeo, com mais de 40 milhões de visualizações, é uma religiosa entusiasmada com aplausos e vibrações humanas. Que parece desejar ser reconhecida como uma cantora, uma “superstar”.
No mesmo vídeo vemos também outras religiosas empolgadas e saltitantes, “torcendo” por ela, e dando mostras de que tal programa deve ter grande audiência no Convento em que vivem…
A Congregação das Irmãs Ursulinas, fundada por Santa Angela Merici, sempre foi conhecida pela virtude da caridade e da obediência.
Em mensagem às Irmãs Ursulinas da Sagrada Família no ano de 2002, disse o Papa João Paulo II:
“Santa Angela pedia que cada Ursulina fosse ‘verdadeira e intacta esposa do Filho de Deus’ (Carta preliminar da Regra de Santa ngela Merici): ideal exigente, que requer uma incessante tensão para a santidade.”
Tensão para santidade que as freiras do mundo inteiro sempre mantiveram, por tantas e tantas gerações.
Quem nunca ouviu falar de suas missões pelo mundo todo para ajudar enfermos, pobres, pessoas necessitadas de alimento para o corpo e para alma?
Ou de colégios onde sempre se cultivou o respeito, a disciplina, a virtude da obediência, da prudência e da serenidade através de irmãs consagradas que dedicavam sua vida à educação de milhares de crianças?
As freiras que outrora andavam pelas ruas, recebendo cumprimentos e merecendo o respeito e a veneração de todos, hoje aparecem cantando as chamadas “músicas pop” em busca dos aplausos daqueles que estão pouco ou nada interessados no bem da Santa Igreja Católica.
Será esse acontecimento mais uma prova viva da crise total de valores que atravessa o nosso mundo atual?
Crise que também se constata na conduta de religiosos e religiosas que mais parecem se preocupar com a aparência que suas ações resultam do que com a conversão de almas pecadoras?
Excelência, pedimos vênia para manifestar nossa preocupação a Vossa Reverendíssima.
Estamos preocupados com a drástica diminuição de sacerdotes em todo o mundo nos últimos anos, especialmente no Brasil.
Estamos preocupados por ver desaparecer nos Religiosos o ideal de santidade e vida interior, alma de todo o Apostolado.
Estamos preocupados com a indiferença de muitos católicos quanto às verdades fundamentais da Fé e da Doutrina Católica.
Estamos preocupados com a carência do verdadeiro catecismo para crianças e adultos. Se há 30 anos qualquer jovem conhecia os mandamentos da lei de Deus, a necessidade da Santa Missa e a importância dos sacramentos, hoje vemos crianças que acreditam que padrinhos são aqueles que dão presentes, que a Santa Missa é um culto como qualquer outro de qualquer religião e que não tem ideia do que significa “não pecar contra a castidade”.
Estamos preocupados com os sacerdotes que trocam o altar pelos palcos de “shows” musicais, nos quais não se percebe qualquer movimento no sentido da conversão.
Estamos preocupados de ver que os confessionários – quando ainda existem – estão cada vez mais vazios e as pessoas perdendo o sentido da necessidade de se confessarem.
Estamos preocupados com a falta de ensinamentos relacionados à devoção a Nossa Senhora, aos Anjos, aos Santos, enquanto as pessoas procuram mais argumentos para a legalização do aborto, a aceitação da união homossexual, a liberação das drogas…
De minha parte, Excelência, junto com esta súplica vai minha promessa de orações para que o Imaculado Coração de Maria vos conceda as melhores graças para exercer a dura tarefa que a Providência vos confiou como Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Dizei uma palavra que acalme nosso coração angustiado. As ovelhas gostam de ouvir a voz do pastor.
Rezemos para que nossas religiosas sejam verdadeiras e intactas esposas de Cristo, para que sejam “lírios do campo”, como um grande benfeitor da Ordem das Ursulinas se referia a elas.
Rezemos para os sacerdotes brasileiros sejam verdadeiros missionários e se espelhem no exemplo do Beato José de Anchieta que em breve receberá a honra dos altares.
Deixe abaixo seus comentários sobre esta Carta
74 Comentários
acho lindo transmitir o evangelho de nosso senhor jesus cristo por meio de louvores e musica da alegria para alma e disso que nosso povo precisa chega de catolico com cara de defunto eu me encontrei profundamente com jesus num shou na minha cidade promovida pela igreja e prefeitura e nunca mais esquecie e lembro ate hoje da passagem biblica que o padre proclamo filipenses 4-4-9
tambem quero participar desse ato pois acho que os crimes nesse pais estao cada vez mais acontecendo e nos simplesmente fechando os olhos para eles e para os candidatos que estao nos representando e que nao estao nem ai para essas grandes violencias.
O mundo de DEUS nao mudou ,e sim os que disse ser homem de DEUS. Final dos tempos…
JESUS, MARIA E JOSÉ, QUE JESUS PROTEJA A BETE PARA QUE SAIA LOGO DO HOSPITAL E VÁ PARA CASA COM A SAÚDE RECUPERADADA. TODA BENÇÃO DE DEUS.
A paz!!! eu concordo em partes com a carta, as vezes acho que alguns padres exageram, alguns muitas vezes não usam batinas e em canais católicos apresentam programas sertanejos com calças muito apertadas… fico chateada qdo abro as revistas e vejo padres celebridades que são chamados para realizar casamentos de celebridades que muitas vezes sabemos são” católicos de boca”….é um dos motivos que nossa igreja é tão massacrada pelos protestantes… mas também acho importante e salutar que devemos usar as ferramentas que temos nos dias de hoje para evangelizar…eu fui evangelizada através de grupo de oração da minha paróquia e a Canção nova…creio que hoje conheço muito mais da palavra de Deus através de palestras que passaram em canais religiosos, o nosso Deus não escandaliza portanto tanto padres, freiras e nós leigos temos que tomar cuidado sim de como estamos utilizando os meios de comunicação para levar a mensagem do nosso Deus…
A paz do Senhor e o amor de Maria
É fácil vcs jogarem uma carta dessas on line e colocarem no ar apenas as mensagens que lhes interessam.
Porque não colocaram a minha? Quero que todos saibam que minha família mandava dinheiro para vcs e não vamos mais enviar. Vcs não estão falando por nós então que se alto mantenham.
Sra. Maria Cristina,
Boa Tarde!
O seu comentário é: “É fácil vcs jogarem uma carta dessas on line e colocarem no ar apenas as mensagens que lhes interessam.
Porque não colocaram a minha? Quero que todos saibam que minha família mandava dinheiro para vcs e não vamos mais enviar. Vcs não estão falando por nós então que se alto mantenham”.
Resposta:
Não há como deixar de “não colocar no ar” um comentário (o anterior) com hostilidades e invectivas, destituídos de argumentação. No qual parece, inclusive, talvez por precipitação de ânimo, entrar em contradição quando critica de modo pouco respeitoso a “freirinha Cristina” que entretanto fez, em essência, aquilo que o Pe. Fabio de Melo faz nos programas em que ele participa e a senhora, no caso dele, defende com tanta energia.
Até o momento não constatamos nenhum “envio de dinheiro”, para nossa Associação, feito em seu nome. Então, quanto a esse ponto, nada a analisar.
Agora, se membros de sua família mandavam dinheiro para ajudar nas despesas de nossas atividades, julgamos inteiramente natural que deixem de fazê-lo uma vez que, segundo a senhora diz, eles não concordam com alguma atitude nossa, em concreto, nossa respeitosa petição de esclarecimento a quem de direito compete. Isto é evidente. Porém é bom saber que a posição religiosa chamada “progressismo” (de autoridades eclesiásticas e pessoas leigas que querem aderir a toda forma de atitudes favorecedoras ou coniventes com o relaxamento moral), essa posição foi condenada por São Pio X, pois o “progressismo” nada mais é do que o modernismo revivido.
Se entretanto eles forem proceder assim [“não mais enviar (dinheiro)”], por decorrência de instigação sua, saiba que sua responsabilidade perante Nossa Senhora será terrível, de vez que quem contribui, mesmo que seja apenas financeiramente, para uma obra de Nossa Senhora recebe graças insignes, que podem ou não ser sensíveis e ponderáveis na ordem material, mas o principal delas está na ordem espiritual. Graças das quais, no caso, por sua causa, eles vão ser privados!
De uma coisa estou seguro: nós vamos nos encontrar frente a frente no Juízo Final, e ver claramente, sem possibilidade de subterfúgios ou invectivas fátuas, quem tomou a posição correta.
Que Nossa Senhora nos proteja e nos dê forças para não querer cair no engodo de tentar levar os ensinamentos da Igreja como se eles fossem objetos de contrabando. Ou seja, precisassem ser camuflados para conseguir se expandir.
De qualquer maneira rezaremos na sua intenção e nas de sua família.
Em Jesus e Maria!
Marcos Aurélio Vieira
Quero saber se é melhor votar nos candidatos católicos para o senado federal?
Sr. Reginaldo Zucoloto,
Salve Maria!
[O senhor pergunta: Quero saber se é melhor votar nos candidatos católicos para o senado federal]
Resposta:
Bom, se o critério for apenas esse (“candidatos católicos”) realmente não há como dizer que “é melhor votar” neles. A razão é que hoje em dia, infelizmente, há muitas pessoas que se dizem católicos mas na realidade são de maneira errada (inclusive participando de ações que vão contra o 7o. e o 9 Mandamentos – não roubar e não cobiçar as coisas alheias, quando incrementam ou apoiam, por exemplo invasão de terras ou de propriedades alheias) ou de maneira falsa e superficial. Sendo assim eles mesmos se enquadram (mesmo dizendo-se católicos) na objurgatória de Nosso Senhor Jesus Cristo ao qualificar de adúlteros e ladrões.
Portanto, será necessário analisar também sobre outros aspectos, além da apresentação como católicos. Por exemplo, para citar alguns aspectos: comportamentos passados, amizades atuais e antigas (diz o ditado: “quem voa com os patos, anda como pato, cria patinhos, o que é?”…)
Queira, por favor, entender que não temos, pelo menos de momento, nenhuma indicação para dar.
A nossa recomendação é: rezemos e laboramos para que Nossa Senhora obtenha de seu divino Filho o perdão dos gravíssimos pecados cometidos pelos brasileiros, de modo geral, e continue a proteger o Brasil para que não percamos, de vez e por muito tempo, os benditos caminhos da Civilização Cristã e assim possamos bradar, de modo veraz: “O BRASIL É A TERRA DA SANTA CRUZ!”, o Cruzeiro do Sul continuar sendo um dos nossos símbolos, e Nossa Senhora, a nossa bondosa e querida Padroeira.
Em Jesus e Maria,
Marcos Aurélio Vieira
Minha opinião é que Deus, tem sim multi formas de se manifestar, para jovens e para idosos, basta é sermos coerentes em nossa fé, se eu quero ser digno de ser sacramentado. Tenho sim que seguir alguns critérios estabelecido pela Igreja, por alguns motivos estabelecido por ela, se não tudo vira Festa.
“Quando escolhermos um padrinho para nossos filhos, estes tem a missão de orientalos na Fé”
@Elizabete de Souza
Me desculpe Elisabete, mas se você se afastou da Igreja Católica é preciso ver os verdadeiros motivos. O centro da nossa fé é Jesus, e não o sacerdote. Afinal, qualquer padre tem suas falhas, pois eles são humanos. Qual de nós nunca foi incoerente com a fé que professamos? A Igreja é santa, mas formada por nos pecadores que Cristo desejou precisar.
PEÇO ORAÇÃO POR TODA MINHA FAMÍLIA QUE JESUS DERA-ME BENÇÃO SOBRE MINHA CASA E MOSTRE UM MEIO DEU RESOLVER MEUS PROBLEMAS FINNCEIROS
peço oração pela saúde de minha mãe e minha saúde que jesus dera mi bênção sobre minha residencia e meus irmãos e minhas sobrinhas obrigado senhor por tudo na minha vida
Há muitas verdades na carta, que eu como católico praticante, vejo em vários lugares, na minha cidade em outras próximas.
Para se confessar fora das grandes festas é simplesmente quase impossível.
Agora ver Padres em seus carrões é facilimo.
Tenho 67 anos e nunca vi isso. É lastimável.
Concordo com o João Apolinário Bezerra no seguinte: “eles tem de se apresentarem como padre e se comportar como tal. Veja, JESUS foi em todas as casas, se misturou no meio dos pecadores, mas não foi corrompido. Agora, usar o SACERDOCIO para se promover, isso é o maior dos absurdos que pode acontecer na nossa Igreja. Quanto as vestes, hoje em dia está dificil de saber quem é um SACERDOTE ou quem é um mundano, pois não existe diferença, aí é que está o problema. Tá parecendo que os SACERDOTES tem vergonha de vestir o traje adequado, até o CLERGIMAN não usam mais. Quanto a questão de ser ARTISTA estão mais para POLÍTICOS que para homem-de-DEUS, pois estamos a ver cada um mais rico e a parte de contribuir com os mais carentes, pra eles não existe. No SERMÃO não tem discurso mais bonito, agora na prática, aí existe um ABISMO. Infelizmente essa é a triste realidade de certos padres da nossa Igreja hoje.” Concordo com a Maria Salete no item: “Vi a apresentação do padre Fábio de Melo e apenas não concordo com a calça jeans apertada”. Quanto a esse quesito, ainda acrescento que não é só o padre Fabio de Melo que usa calças jeans apertadas, cito também padre Reginaldo Manzoti (esse, enquanto canta, dança mas com as pernas abertas de tão apertada é a calça). Por enquanto é o que me lembro. Preciso de uma resposta quanto a padre não ser mais obrigado a usar a batina diariamente, como sempre foi. Isso foi decidido pelo Papa? Se sim, qual é esse Papa? É triste constatar que os padres, hoje em dia tem vergonha de usar as vestes que o próprio Cristo usava. Sei que alguém vai me criticar qto a isto, pois na época de Cristo todos os homens usavam aqueles camisolões. Infelizmente os padres de hoje nem parecem padres com essas roupas comuns como qualquer homem. Ah! vão dizer, alguns, que é por causa do clima do nosso país! kkk só lamento por esses padres que NÃO SABEM RESPEITAR A IGREJA A QUAL ELES REPRESENTAM! Se alguns padres não respeitam, querem quebrar seus votos, então que façam como fez o padre Dalcides – deixa o sacerdócio. Quanto a voce, José, se para você coisas novas representa o fato de os padres não usarem mais batina e usarem essas calças apertadas que a gente vê que incomoda a eles próprios… PENA!!!! Quanto a IGREJAS FECHADAS…. ISSO, INFELIZMENTE, É A MAIS PURA VERDADE! ERA TÃO BOM QUANDO A GENTE SAIA, PASSAVA PERTO DE UMA IGREJA E A ENCONTRAVA ABERTA E PODÍAMOS ENTRAR NEM QUE FOSSE PARA FAZER O SINAL DA CRUZ E REZAR UMA AVE MARIA! Ta, aí muitos padres poderão das desculpas de que hoje existe muitos assaltantes e que inclusive roubam igrejas. Concordo. Mesmo assim, continuo achando que as igrejas deveriam permanecer ABERTAS DIARIAMENTE. Jesus não disse: “QUEM QUISER ME SEGUIR, DEIXA TUDO E SIGA-ME!”? ESSE “TUDO” SE REFERE, INCLUSIVE A CARRÕES, ROUPAS MUNDANAS CARÉSIMAS, JÓIAS, ABOTOADURAS DE OURO, enfim… T U D OOOOOO!!!
Quanto a apresentação de padres em certos ambientes, não vejo nada de mais. Agora, eles tem de se apresentarem como padre e se comportar como tal. Veja, JESUS foi em todas as casas, se misturou no meio dos pecadores, mas não foi corrompido. Agora, usar o SACERDOCIO para se promover, isso é o maior dos absurdos que pode acontecer na nossa Igreja. Quanto as vestes, hoje em dia está dificil de saber quem é um SACERDOTE ou quem é um mundano, pois não existe diferença, aí é que está o problema. Tá parecendo que os SACERDOTES tem vergonha de vestir o traje adequado, até o CLERGIMAN não usam mais. Quanto a questão de ser ARTISTA estão mais para POLÍTICOS que para homem-de-DEUS, pois estamos a ver cada um mais rico e a parte de contribuir com os mais carentes, pra eles não existe. No SERMÃO não tem discurso mais bonito, agora na prática, aí existe um ABISMO. Infelizmente essa é a triste realidade de certos padres da nossa Igreja hoje.
Boa noite! Acabo de assinar a carta e concordo com todo o seu teor. Nossos padres mais do que críticas necessitam de orações. Porém, fiquei decepcionada ao receber o email de confirmação de minha assinatura e ver um pedido de doação de valores para que posa ser divulgada essa carta e prometendo colocar meu nome em uma missa. Ora, não devemos comprar pedaços do céu e ao verificar uma postura equivocada de alguns padres, será que essa associação não está fazendo o mesmo? Nós, católicos devemos tomar cuidado com nossos contra-testemunhos. Acredito que não estão fazendo isso de má fé. Mas peço que reflitam. Abraços.
Nós católicos somos muito críticos em relação a nossa igreja. Os evangélicos defendem-se de forma feroz e não permitem críticas do tipo que vejo dentro da nossa igreja. Se um pastor erra mesmo assim é defendido por todos. Vamos nos unis católicos.
É triste ver o que está acontecendo com os padres católicos. Sou católica e vou morrer católica, mas estou afastada da igreja. Não aguento ver padres com atitudes inadequadas. Padres frequentando festas, bares, namorando, enfim, levando uma vida totalmente diferente do que eles juraram seguir. Deveriam ter dignidade e pedir prá sair, e não usar o status de religioso para usufruir de certos benefícios, e continuar denegrindo a fé católica.
Vi a apresentação do padre Fábio de Melo e apenas não concordo com a calça jeans apertada mas as canções dele e suas apresentações me estimulam no catolicismo e sempre que estou mal busco ouvi-las na internet.
Quanto a religião católica estar perdendo almas eu não concordo porque os evangélicos estão abrindo igrejas como quem abre uma loja e para se tornar pastor é só abrir a igreja dentro de casa, no vizinho, na esquina. Os católicos verdadeiros permanecem católicos e não gostam de ver os problemas internos da igreja em colunas de fofoca ( Leo) pois já basta sermos criticados pelos evangélicos. Na verdade vivo cercada de evangélicos há tempos e permaneço com a minha fé católica, já cheguei a ser dura quanto a necessidade de familiares pararem com o assédio para que mudasse de religião e não mudo. Católico é católico sempre.
Até que enfim, acordamos para estas questões, fica aqui minha indignação também para padres que tem filhos e não assumem o matrimônio, sendo para nós católicos um sacramento e para diáconos que não promovem a caridade e respeito com seus familiares, ser religioso virou sinônimo de status.
Olha Marcos Aurélio, fico lisonjeado com a sua resposta, acredito que podemos discutir de forma construtiva. Obrigado pela sua resposta. Considero a seguinte conclusão: Meus pais são pessoas fechadas, que rezam o rosário mecanicamente e pensando ate em outras coisas, menos em Deus, assim como todos que nasceram em 1960 (exemplo),o cabresto se refere a obrigação que eles tinha de ir a igreja: pergunto de que adianta ir fisicamente a missa por obrigação e estar coom a cabeça longe em outras coisas? Ora, eu vou a igreja porque quero e não porque sou obrigado. De forma pensante digo porque hj em dia as pessoas são mais questionadoras, não como antigamente, quando faziam as coisas porque todo mundo fazia e se nao ia a igreja ficavam falando mal, ”olha vc vai a igreja?” ficam falando …aí deixou de ser fé e passou a ser concorrencia de fachada. Como disse o padre Reginaldo, nesse caso a fé é nula, pois serve só para se vangloriar dos outros. Isso sim é Satanás. Antigamente não tinham educação, faziam as coisas porque alguém as impunha.Temos que ter o conhecimento e escolher a Deus por nós mesmos e nao por causa de um costume do grande grupo. Espero que entenda o que é cabresto e pensante. Apenas questiono hábito e costumes bobos criados por um grande grupo que fez do ir na igreja uma coisa social e restrita, contudo fria e sem a sua tão defendida essencia: a fé.
Onde está escrito que as coisas só se fazem de uma só maneira? Se vc aprendeu a fazer uma coisa agora, entao pra vc significa fechamento? Nao se abrir as novas formas , a novos questionamentos? Isso nao é do mal, se isso é do mal, entao o primeiro modo de ver as coisas tambem pode ser, o que define isso? O fato de ser a primeira coisa feita? O que determina algo ser do mal? te digo que é o seu pensamento. Vc ve na Biblia que os judeus se escandalizavam de Jesus. A mesma coisa vcs conservadores estao fazendo agora: exagerando no conservadorismo em relação a coisas novas. Vcs sao pessoas fechadas, se prendem ao primeiro conhecimento e se fecham. Excluem formas novas.