Nossa Senhora em Fátima pediu oração e penitência para três criancinhas, pela conversão dos pecadores. O mundo não deu ouvidos a esse apelo e hoje padecemos todas as consequências disso.
Agora, em plena Quaresma, quando os paramentos dos sacerdotes passam a ser roxos para representar o luto pela proximidade da Paixão de Cristo, onde até as imagens dos santos nas igrejas são cobertas também com um tecido roxo para manifestar este tempo, nossa associação começa a ser questionada sobre o “padre artista” Fabio de Melo, que aparece mais uma vez num programa de televisão sem sua batina de sacerdote.
Enquanto ele se apresentava na madrugada de sábado para domingo, em Roma o Papa Francisco preparava-se para celebrar a Missa do Domingo de Ramos e dar início às cerimônias da Semana Santa que precedem a Páscoa.
No programa da Rede Globo, Altas Horas, o sacerdote “artista” dividiu o palco com a cantora Fernanda Takai, como se pode conferir na imagem abaixo:
Nos bastidores do programa em questão, o padre comentou sobre o celibato: “Será sempre uma opção. Se a Igreja liberar o celibato, eu continuo por opção, porque me faz muito bem a liberdade que tenho como celibatário”, afirmou.
Era de se esperar um comentário mais elevado sobre o celibato, mas o Pe. Fábio de Melo preferiu exaltar a liberdade do estado celibatário.
Mas, mesmo assim, se para ele o celibato é tão importante, porque então faz questão de se apresentar sem a vestimenta adequada a um sacerdote? E mais: porque continua com este modo “artístico” ao se apresentar em público?
São esses e outros questionamentos que estão inseridos na Carta Aberta a ao Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Assine aqui a carta. Ao clicar neste link e assinar a carta endereçada ao Cardeal, tenha em seu coração uma oração pedindo a Nosso Senhor que os sacerdotes de hoje e os de amanhã sejam cada vez mais santos e sirvam de exemplo para um mundo que a cada dia se afasta mais de Deus e da Igreja.
Parece que fazer festa e cantar em palcos, não foi bem o que Nossa Senhora indicou em Fátima em termos de evangelização. A vidente de Fátima, Beata Jacinta, dizia que muitas almas se perdem por não meditarem na Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não era bem isso a música (tanto pela letra quanto pelo ritmo) interpretada pelo sacerdote e a cantora, ajudavam a fazer.
Rezemos pelos sacerdotes, essas almas eleitas de Deus. Rezemos pelas novas Vocações. Faça de sua assinatura nesta carta um ato de fé e reparação a Nosso Senhor Jesus Cristo por Sua paixão e morte na Cruz, que se renova a cada dia em nosso século XXI.
E não pense que é normal ver um padre exercendo seu papel sacerdotal sem as devidas preocupações com seus votos e com sua imagem que deve ser, antes de tudo a imagem da Santa Igreja.
Transcrevemos aqui as palavras do professor Plinio Corrêa de Oliveira, que podem ser uma verdadeira meditação de Semana Santa:
“Por ocasião da Semana Santa, o que mais se deve pedir a Nossa Senhora, é que Ela nos liberte desse estado de espírito, de tal mentalidade.
” Se nosso Redentor está sofrendo, devo querer padecer aquilo que O atormenta. E sofrerei isso meditando nas dores dEle. Esse é o meu dever, dada a união que Ele condescendeu misericordiosamente em estabelecer entre Si mesmo e mim. E o que não for isso não pode deixar de ser qualificado senão de abominável.
“Os dias em que vivemos são de gravidade, de tristeza, mas na última fímbria do horizonte aparece uma alegria incomparavelmente maior do que qualquer gáudio terreno: a promessa de um sol que nascerá – o Reino de Maria, anunciado, no ano de 1917, por Nossa Senhora, em Fátima”.
Assine agora mesmo a Carta Aberta a Sua Eminência Cardeal Dom João Braz Aviz
24 Comentários
Em primeiro lugar gostaria de lembrar que, o programa que foi ao ar estava gravado e por isso, não convém atirar pedras pela ocasião da Quaresma, tempo de mudança e conversão, que pode se dar de várias maneiras, as mais improváveis aos nossos olhos humanos. Fico extremamente triste ao ver hipocrisia, dentro da nossa religião católica… Nós nos depreciamos e dividimos as forças de uma Igreja tão linda, criada por Jesus, quando escolheu Pedro para edificar sua Igreja! Não poderíamos apedrejar ninguém, pois não somos perfeitos e cada um vai acertar suas contas por seus erros cometidos, a salvação é individual e intransferível! Falamos tanto criticando as pessoas “cegas”, que se acham totalmente acima do bem e do mal, tão íntimos de Jesus, que não enxergamos o grande erro que cometemos. Por fim deixo duas questões, a quem quiser refletir, pois não quero respostas, mas gostaria de ser luz a quem deixar: o que queremos com essa polêmica toda? Dar um tiro no pé do catolicismo? E o que será que Jesus está sentindo com toda essa divisão e segregação de idéias e ideais? Só tenho uma certeza na vida, não foi para isso que Deus deu seu filho por nós, confiamos a julgar e condenar as pessoas como fizeram com Jesus a exatamente 2014 anos atrás… Só mudou a forma de condenação, mas nossos corações continuam nas trevas… Vamos mudar, ainda há tempo… Hoje vamos relembrar tudo o que Ele passou por nós, nos últimos momentos aqui na Terra, quem somos nós diante de tanto sofrimento e doação pelo próximo? Por fim, o Pe. Fábio com seus jeito “diferente” atingiu os corações de milhares de pessoas que “padres tradicionais” nunca conseguiram, que até afastaram fiéis com sua visão de amor ao próximo tão pequena. A mídia deve ser usada a favor de Jesus sim, não podemos ser tão atrasados de imaginar que isso é pecado… É o novo mundo que aí está! Devemos evoluir para evangelizar em massa, pois hoje a comunicação é feita desta forma. A paz do NOSSO SENHOR JESUS CRISTO a todos. Reflitam, não me escrevam…
Na minha opinião o padre fábio não cometeu nenhum pecado que seja grave. Ele deve ter sido convidado para algum debate na semana passada na globo. E nesta data de hoje ele está celebrando as missas da semana santa. Eu acho a mídia muito difamatória (Globo, O Dia, …)
É…ele deveria se vestir mais condizente com seu apostolado. Isso alegraria muito mais os católicos.
Senhores, boa noite!
Tenho muita fé em Deus. E sou devota de NOssa SEnhora dentre outros Santos católicos!
Não somos perfeitos em julgar o próximo, isso é um ensinamento que levo sempre em meu coração conforme aprendi nos ensinamentos de Jesus.
Padre Fábio de Melo deu uma nova esperança do catolicismo não extinguir. Levou de forma linda, grandiosa e esclarecedora o papel da IGreja Católica na sociedade. Eu aprendi muito com ele.
Grata,
Não vejo pecado na atitude do padre apresentando-se como “artista”. Ele é um artista de Deus. O hábito não faz o monge, diz o velho ditado. O padre Marcelo usa o hábito e não passa de um “artista” – quase exclusivo da Globo. O seu terço Bizantino é muito mal elaborado e deve passar por revisão para dar mais sentido às palavras. Evitar gravações e montagens seria seria o ideal. Mais dedicação aos fiéis – que merecem melhor atenção.
Mas quem sou eu, um pobre pecador, para julgar. . . Com a palavra os sábios da Igreja.
Não creio que o que está sendo questionado seja motivo de escândalo. Ele está levando a palavra de Deus a onde não se fala. Seu testemunho é bom e limpo e nós como cristãos devemos apoiá-lo. E ademais eu tenho plena convicção de que se vocês tem algo contra este servo de Deus deve levar a sua questão diretamente a ele (Padre Fábio de Melo) e não a seus superiores.
Si Jesus não condenou uma prostituta quem somos nos pra criticar um padre so por ser cantor
qual foi o pecado que ele cometeu
Sra. Sonia Lopes,
Bom Dia!
A senhora diz: “Se Jesus não condenou uma prostitua, quem somos nós para criticar um padre só por ser cantor. Qual foi o pecado que ele cometeu?”.
Repondo somente tendo em vista o bem de sua alma. Quanto ao “pecado” que ele cometeu, isto já está bem explicado na carta e, creio, não preciso entrar em detalhes.
O fato é que Nosso Senhor perdoou não a prostituta, mas sim a ex-prostituta! Ela havia se arrependido. Nosso Senhor disse para ela: “Vai e não peques mais”. Ou seja, Nosso Senhor sempre perdoa, mas desde que o pecador reconheça seu pecado e prometa que fará tudo para não pecar mais. É por isso que para uma confissão bem feita são necessários cinco requisitos: 1) o exame de consciência; 2) a contrição (arrependimento) dos pecados; 3) o Propósito de nunca mais pecar; 4) a confissão; 5) a satisfação ou penitência.
Também é oportuno esclarecer quanto a tão alegada sentença de Nosso Senhor: “Não julgueis para não ser julgado”. Isto se refere ao interior, mas não ao exterior. Quem não julga os outros conforme eles se manifestam é um beócio! Imagine que alguém vê se aproximar um tipo com todo jeito de ladrão e pensa: “Não posso julgar, porque Nosso Senhor disse que não o fizéssemos”. Resultado: esse será assaltado! O mesmo acontece relativamente a alguém que deveria andar com uma roupa e não anda. O que ele quer? É claro que não quer, pelo menos, assumir a responsabilidade que aquela roupa lhe impõe, e assim exercer o seu “livre arbítrio”.(Ou seja, fazer o que quiser…) O que achar de um militar que, no exercício de sua função, não quisesse usar uniforme? Esse, evidentemente seria expulso da corporação. Porque o mesmo não acontece na Santa Igreja de Deus? A batina “não faz o monge”, mas ela “faz parte do monge”. Se o “monge” (o religioso) a rejeita, uma “parte” dele, pelo menos, se perde! Não é um monge “por inteiro”.
Também outro aspecto: a opção (liberdade) de manter ou não a castidade foi usada quando o homem ou a mulher resolveu assumir a condição de sacerdote. Podia decidir pelo matrimônio. Mas, tendo querido ser sacerdote, essa opção (de manter ou não o celibato) deixou de existir! Terá outras liberdades, mas essa acabou, sob a condição de, além de pecado mortal de fornicação, ainda cometer sacrilégio ao exercer o ministério sacerdotal (como a celebração da missa). O mesmo ocorre com relação ao Matrimônio. A pessoa pode não casar, mas uma vez tendo se casado, é para o resto da vida, até que o outro cônjuge faleça. A verdadeira Doutrina Católica não muda. Ainda mais os Sacramentos. Quem os transgredir, voluntariamente, e não se arrepender, não terá a salvação eterna. O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se depois vier a perder a sua alma?
Cordialmente,
Marcos Aurélio
Nosso Senhor Jesus Cristo deixou um ensinamento que devemos cumprir ” O não julgar!”.
Sra. Fábia,
Boa Tarde!
Seus dizeres: “Nosso Senhor Jesus Cristo deixou um ensinamento que devemos cumprir ” O não julgar!”, parecem querer dar a entender que nunca devemos fazer juízo (julgar) os outros pelos seus procedimentos.
Ora, se for bem isso, está completamente enganada na interpretação dos ensinamentos de Nosso Senhor no Evangelho, pois Ele nunca desejaria que o autêntico católico fosse um beócio!
No capítulo 7, do Evangelho segundo São Mateus, está dito: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, segundo o juízo com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido, se os medirá”.
Se Nosso Senhor tivesse proibido julgar, sempre, São Paulo teria cometido erro em julgar os incestuosos de Corinto! E da mesma forma também São Pedro, ao condenar Ananias e Safira.
Segundo São João Crisóstomo, esta passagem tem o sentido de que Deus não proíbe aos católicos, por meio deste preceito, que uns corrijam a outros católicos por benevolência, mas sim que o façam por jactância de sua justiça, odiando e condenando por meras suspeitas. Corrija sim, porém não como inimigo que busca vingança, senão como o médico que oferece a cura.
Acrescenta São João Crisóstomo que nesse ensinamento de Nosso Senhor não se trata de não julgar ao próximo que peca contra Deus, mas aquele que “peca” contra nós mesmos. Quem não julga o próximo pelas ofensas cometidas contra si mesmo, não será julgado por Deus a respeito de seu pecado.
Além desses argumentos dados por São João Crisóstomo (para citar só um santo), pode-se perguntar: 1) Para que Deus deu ao homem o senso psicológico, senão para ele fazer uso dele, julgando? 2) Se uma pessoa com fisionomia, jeitos e trejeitos, usa roupas indecentes, etc., com manifesta aparência de ser uma adúltera ou ladrona, o católico deve ficar “bestificado” e não emitir um juízo adequado a respeito dela? E, conforme o caso, não deve prevenir disso a quem possa ser influenciado por essa pessoa?
A verdadeira Doutrina Católica nós a devemos aprender como foi ensinada pelos Santos e Doutores da Igreja, e não com demagogos ou progressistas que a adulteram de maneira a satisfazer as suas paixões desordenadas.
Uma curiosidade final: tem-se observado que grande parte, pelo menos, dos que adotam essa postura de “não julgar”, a põem em prática somente quando se trata de promotores ou favorecedores do mal. Mas, quando se referem àqueles que querem manter íntegros os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Doutrina e a moral católica, aí eles procedem de maneira bem diferente: julgam com uma fúria incontida!
A bondade para com os bons consiste em fazer tudo para que eles continuem bons e progridam na virtude. Já para com os maus (pecadores, adúlteros e ladrões, deformadores da boa doutrina, etc.) a autêntica bondade é aquela que começa por procurar, com empenho, que deixem de ser mau e de espalharem o mau.
Que a Virgem Santíssima, que esmagou a cabeça da serpente infernal, nos dê forças para lutar contra todos os inimigos, externos e internos, da Santa Igreja de Deus.
Cordialmente,
Em Jesus e Maria,
Marcos Aurélio
Será que a pessoa, a qual a autoria do artigo deve ser atribuída, consegue ver no padre não um artista mas sim um “pescador de homens”? Uma pessoa que usa a música, a boa música, para evangelizar de um jeito que pode ser considerado errado, mas São Pulo mesmo escreve que a sabedoria do Senhor é loucura para os sábios… Não há porque julgar o padre e suas falas e suas músicas…
É difícil comentar sobre o padre artista, eu particularmente gostaria que eles dedicassem mais as igrejas e que cantassem suas musicas evangelizando mais pessoas uma vez que suas musicas cantadas nas igrejas atrairia muito mais cristãos. aproveitando o espaço, quero pedir pelos meus filhos netos enteados e que minha filha passe no vestibular que ela tanto deseja.
Julia Maria, eu sei que é difícil entender, mas procure ver com os olhos da fé. Você acha que é mais fácil o povo do mundo escutar o Pe Fabio de Melo (num programa que não é evangelizador, cantando musicas seculares, em parceria com artistas que cantam musicas completamente contrárias ao evangelho) e se converterem a Cristo ou o povo católico (não firme na fé) o escutar e se sentir livre pra escutar, ser fã, ter como exemplo a vida esses artistas do mundo??? Na campanha da fraternidade essa passagem esta sendo usada de forma bem humana, mas, na realidade da Palavra de Deus, a “liberdade” é um tema completamente espiritual, liberdade de espírito. Lembre-se São Paulo também disse:”Tudo me é permitido,mas nem tudo me convém”. Pesquise esse assunto: os religiosos artistas caíram na tentação, com a desculpa de trazer as pessoas do mundo para a Igreja (projeto humano), mas na verdade eles estão levando o povo de Deus para o mundo. Uns cegamente outros conscientemente. Deus te guarde e proteja!!!
O PADRE FÁBIO DE MELO, ME PARECE SER ARTISTA DEMAIS PARA UM SACERDOTE, POR OUTRO LADO, NÃO ADIANTA PADRES TRANCADOS NAS IGREJAS, SEM ESTAREM NO MEIO DO POVO, VISITANDO, CONVERSANDO, CONVIVENDO. ACHO TAMBÉM QUE PADRE FÁBIO DEVERIA SE APRESENTAR DEVIDAMENTE PARAMENTADO, UMA VEZ QUE É DELE A ESCOLHA DO SACERDÓCIO. ACRESCENTO, QUE O CELIBATO DO MODO QUE COLOCOU O REFERIDO PADRE, É “MUITO CÔMODO” E QUE LIBERDADE SERIA ESTA????ELE ESTÁ EVANGELIZANDO COM SUAS MÚSICAS, PALESTRAS ETC…POR OUTRO LADO ESTÁ ERRANDO POR NÃO SE APRESENTAR COMO UM SACERDOTE. É MINHA OPINIÃO.
Peço a Nossa Senhora que abra os caminhos e as portas dos empregos para meu genro Juan Pablo, ha muito tempo ele luta em busca de um emprego. Ele mora na Europa e infelizmente la esta em crise financeira. Mas pra Deus nada e impossivel. por isso peço a intersessao de Nossa Senhora e Nossa Mae. Amem. Jesus eu confio em Vos. amem.
Nas aparições de Nossa Senhora reconhecidas como autênticas pela Santa Igreja, o pedido da Mãe de Deus e nossa é esse: rezai muito, fazei penitência para que os pecadores se convertam, o que aliás tem plena consonância com o ensinamento com a Sagrada Escritura. Se não orardes e fizerdes penitências, todos do mesmo modo perecereis.
Sinto saudades da aqueles tempo onde via os padres com as batinas eram respeitados , pelas vestimenta ,porem o mundo esta passando momentos previsto na bíblia apocalipse muita ruindades, pervesidades,anticristo, vejo devemos evangelizar ,quem e pode julgar só Deus e o que fazemos e escolha .os padres artista estao segurando e resgatando vários jovensdas trevas. Que ilumine – os obrigado meu Deus peco protecao pela minha família
Sim quero participar dos devotos de Fátima com todo orgulhos e prazer amém
NÃO QUERO DEFENDER O PADRE FÁBIO DE MELO, MAS SE NÃO ME ENGANO NA CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS ESTÁ ESCRITO QUÉ É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU, CONFORME TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. E ELE ESTÁ FAZENDO O PAPEL DE SACERDOTE RESPEITANDO E TENTANDO EVANGELIZAR DE FORMA DIFERENTE ASSIM COMO OS OUTROS PADRES “ARTISTAS”, ELES NÃO ESTÁO FERINDO NINGUÉM E SIM COM SUAS MÚSICAS, PALESTRAS, ENTREVISTAS LEVANDO JESUS AO MUNDO,TÃO MALDOSO E CHEIO DE INVEJA. QUE PENA! SOMENTE A M ISERICÓRDIA DIVINA PARA CONTROLAR ESSAS PESSOAS …
ROGO A DEUS QUE ILUMINE NOSSOS PADRES “ARTISTAS”, PARA QUE FAÇAM DO SEU MINISTÉRIO E SUAS APARIÇÕES FORA DOS AMBIENTES LITÚRGICOS UM SERVIÇO COERENTE DE EVANGELIZAÇÃO. QUE MARIA NOSSA MÃE OS PROTEJAM E CONDUZAM SEUS PASSOS.
mae bom dia, eu sueli pesso oraçao para mim,meu marido sandro,minha querida filha carolline,mae de muita sabedoria para a minha filha que ela consiga gravar todas as materia que ela esta fazendo provas eu acho com muita dificuldade para gravar e uma coisa que ela precisa e de gravar para fazer uma prova boa,mae te pesso para que ajuda rezar para que abra as portas para que eu consigo arrumar um emprego estou ja quase um ao desempregada eu nao sei o que eu vou fazer estou com as minhas contas para pagar e nao tem dinheiro me ajuda a rezar para que abra as portas para mim,de ja eu ja agradeço muito obrigado…..
Como fazer bem, Penitências?Viver a semana Santa é para os bons católicos.