Qual a nossa fé em meio a tantas catástrofes ?

O que, no mundo de hoje, não provoca a ira de Deus?
Terremotos, furações, tufões, vulcões e muitas outras coisa vêm acontecendo...
Terremotos, furações, tufões, vulcões e muitas outras coisa vêm acontecendo…

.
O que, no mundo de hoje, não provoca a ira de Deus?


Se olharmos para o campo religioso, não poderia haver maior confusão e apostasia.

No político, nem se fala. Praticamente é só corrupção.

No moral, então, o que falta para o nudismo completo, com as “modas” cada vez mais despudoradas?

O que resta da família, desfeita pelo abandono do verdadeiro matrimônio cristão e substituída por “uniões informais”, pela aprovação do casamento homossexual, do aborto, da “teoria de gênero”? E paremos por aqui.

Não é, pois, de espantar que sobrevenham sucessivas catástrofes, mas apenas perguntar de que natureza, quando e onde será provavelmente a próxima.


Rememoremos algumas mais recentes.


17/08/2017: “Inundações em Bangladesh já afetam 4,5 milhões de pessoas e deixam 56 mortos. As inundações já atingem 26 dos 64 distritos do país, e 470 mil pessoas tiveram que ser levadas para um dos 915 abrigos”.

30/08/2017: “’Desastre ignorado’: inundações na Índia, Bangladesh e Nepal deixam 1,2 mil mortos e milhões de desabrigados. Índia, Bangladesh e Nepal enfrentam as piores inundações registradas no sul da Ásia em anos. Já são mais de 1,2 mil pessoas mortas, e milhões tiveram de deixar suas casas”.

06/09/2017: Três furacões simultâneos atualmente devastam o Atlântico e o Golfo do México. Ao menos 9 pessoas morreram e 7 outras estão desaparecidas nas ilhas de Saint-Martin e Saint-Barthélemy, no Caribe francês. O número dos mortos é de 112.

08/09/2017: Terremoto da magnitude de 8,1, no Estado de Oaxaca, o mais forte que o México conheceu em um século, fez pelo menos 58 mortos. Teme-se um tsunami.


Estas são algumas amostras do que está acontecendo em todo o mundo, relacionadas apenas a desastres naturais.

Se fôssemos falar dos desastres morais, não haveria espaço suficiente nesta folha.


“Castigai-nos, Senhor, mas com equidade”

Com que estado de espírito o público em geral, e os atingidos em particular, deveriam ver esses sinais?


Com o coração contrito e humilhado pelos nossos pecados, que provocam a ira de Deus.


Ou seja, como o profeta Jeremias se expressou milênios atrás: “Castigai-nos, Senhor, mas com equidade, e não com furor, para que não sejamos reduzidos ao nada (Jer. 10, 24).

Mas a generalidade das pessoas tem o coração contrito e humilhado, como a situação o requer? Infelizmente, não.

Um exemplo, para falar apenas das duas ilhas francesas no Caribe, Saint-Martin e Saint-Barthélemy, arrasadas pelo tufão Irma.


Uma das principais preocupações de muitos moradores — se não de todos — diz respeito à estação de turismo, que deve começar em dezembro e é muito concorrida.


O site franceinfo entrevistou alguns dos atingidos pela catástrofe nessas ilhas.

Um deles, um economista, manifestou assim sua preocupação: 

“É preciso reconstruir o mais rapidamente possível, de modo a não perder a estação turística”. 


Quer dizer, a preocupação é ganhar dinheiro.


Pior: as pilhagens em meio ao caos

Mas há pior.

Muitos dos sobreviventes, além de não manifestarem o estado de espírito descrito por Jeremias, querem aproveitar-se da situação fazendo pilhagens.

Uma habitante da ilha de Saint-Martin, entrevistada pelo mesmo site, disse à reportagem: 


“O que me chocou e desolou verdadeiramente foram as pilhagens, as lutas por uma televisão, por um ventilador”
, em meio ao caos das lojas atingidas.


Deve-se por isso temer que ocorra com eles o que diz o Levítico:

“Se apesar desses castigos não vos quiserdes corrigir, mas vos obstinardes em resistir-me, eu vos resistirei por minha vez e vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados” (Levítico 26, 23-24).


Uma voz discordante

Na iminência de o furacão Irma atingir Miami, houve felizmente nos Estados Unidos uma voz que encarou a realidade com espírito sobrenatural.

Lembrando-se de que na liturgia antiga da Igreja há procissões e preces para essas ocasiões, o Pe. John Zuhlsdorf recomendou em seu blog aos bispos e ao clero da região que as fizessem com seus fiéis, para implorar a misericórdia de Deus.


E para que tivessem maior eficácia, que fossem feitas segundo o antigo cerimonial da Igreja.


Assim, ele recomenda que o bispo, “de pé nos degraus de sua respectiva catedral, vestido com capa magna e mitra, cercado pelo clero, com a cruz na mão, pronuncie — como está no Ritual Romano tradicional —, a Ladainha de todos os Santos, com as preces deprecatórias contra as tempestades, tocando os sinos da catedral”, pois estes são um sacramental, e seu soar ajuda a afastar as tempestades.

Se o episcopado e o clero dessas regiões atingidas tivessem agido assim, teríamos o que está dito no II livro dos Macabeus:


Suplico aos que lerem este livro [ou este artigo], que não se deixem abater por esses tristes acontecimentos, mas que considerem que esses castigos tiveram em mira não a ruína, mas a correção de nossa raça” (II Mac 6, 12)

.
Fonte: abim.inf.br

.
.
*  *  *

.
TESTEIRA-EMKT-TERCO

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?