1) S. Pedro Nolasco, filho de uma nobre família da Provença, era devotíssimo de Nossa Senhora. Em conseqüência de uma visão que tiveram São Pedro Nolasco, São Raimundo e o rei Jaime I, os três fundaram uma Ordem (a de Nossa Senhora das Mercês) para remir os cristãos cativos dos mouros. Os religiosos comprometer-se-iam, se necessário fosse, a resgatar os cristãos à custa da própria liberdade.
S. Pedro foi o primeiro a dar exemplo. Vendeu tudo quanto possuía, viveu paupérrimo, como bom religioso, e certa vez, que pregava na África, ficou como refém para libertar alguns cativos. Sofreu inúmeros e indizíveis martírios dos mouros naquelas terras dos bárbaros.
Recuperou, por fim, a liberdade, vindo a falecer aos 60 anos de idade, numa noite de Natal.
Seu corpo exalava um suave odor que encheu todo o convento, e seu rosto apresentava um resplendor celeste: eram o odor e o resplendor da santidade.
2) S. Pedro Claver foi, como todos os santos, um perfeito imitador de Jesus Cristo. Não se dedicou, como S. Pedro Nolasco, a remir os cativos, mas passou toda a sua vida no meio de escravos negros. Nascido em Vera, perto da cidade de Lérida, fez sua carreira eclesiástica em Barcelona. Aos 21 anos entrou na Companhia de Jesus, e logo embarcou para a América, onde ficava aguardando a chegada dos navios carregados de escravos negros. Explicava a eles a doutrina católica, curava os enfermos e purgava-lhes as chagas, chegando a beijá-las por mortificação e amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Conseguiu desta forma converter a muitos milhares de escravos. Mostravam-lhe gratos todos aqueles que, por seu ministério, se viam livres das enfermidades do corpo e da ignorância religiosa!
Fonte: “Tesouro de Exemplos” – P. Francisco Alves, C. SS. R.
COMENTÁRIO: É impressionante o movimento da graça nas almas. Ela torna o “homem quase anjo”, como diz a Escritura. Quando ele corresponde à graça, dá exemplos tanto para admirar como para seguir. Torna-se mais do Céu do que da terra. Este exemplo de São Pedro Claver é muito expressivo. Era assim que os ministros de Deus entendiam e praticavam o verdadeiro amor ao próximo, e não por meio de demagogia e incentivo à luta de classes, como alguns que falam sumariamente contra a riqueza, sem explicar que o mau está, antes de tudo, é no apego aos bens terrenos.
5 Comentários
A vida destes Santos,inflamados do Amor de Deus pelos irmãos que deles necessitavam.é um maravilhoso exemplo para nós católicos.Cristo nos pede :Amar a Deus sobre todas e ao proximo como nós mesmos! Este é o testemunho de vida que precisamos dar a todos aqueles que de nós se aproximam ,e buscam através das nossas ações,encontrar Jesus, fonte de Amor,Vida.Misericórdia,bondade e caridade .O amor ao próximo,especialmente especialmente os mais necessitados do nosso amor e compaixão,sejam os mais queridos e ajudados por nós.Maria Santíssima,A Serva Fiel,soube corresponder ao pedido de Deus e teve sua vida na terra voltada para os pobres,doentes,pecadores e abandonados pelo mundo.Peçamos à nossa Mãe que alcance para todos nós a graça de sermos cheios de amor,bondade,carinho e misericórdia para com nosso próximo,especialmente os mais maltratados por ese mundo tão desacreditado do Amor.Senhor ensiná-nos a amar como amais a todos,sem distinção de pessoas!
minha nossa senhora te agradeco de todo coracao de toda minha alma, por ter realizado meu sonho sem ti e sem Deus nao seria possivel, eu nao tenho nem palavras para agradecer , tao grande foi a minha luta e vc me presenteou com esse milagre , vc e minha nossa senhora do menino jesus,serei eternamente grata,Deus e bom demais!!!!!!!!!!!!.
tudo posso naquele que me fortalece
Como Deus é misericordioso envia anjos p/ converter a mtos q/ eram obrigados a seguirem seus inimigos escravizando-se, mas Deus , cm nada passa despercebidos a seus olhos enviou anjos a libertar a tds á fé cristã.
QUE LINDA ESTORIA.!…TENHO UMA IRMA Q/ SE CHAMA MARIA MERCES, FICO CONTENTE EM SABER A ORIGEM DE SEU NOME…NOSSA SENHORA DAS MERCES, ROGAI POR NOS…..DEUS SEJA LOUVADO !!!
Qantos escravos estão espalhados pelo mundo.E precisam urgentemente se converterem.
Pois o pecado nos impedem de recebermos a Graça que vem de DEUS.
Que Maria Santissima nos ensine a seguir os exemplos de S.Pedro Nolasco e S.Pedro Claver,a praticar o verdadeiro amor ao próximo.Amém!