O presente artigo relaciona-se com outro, publicado pelo boletim, intitulado As prefiguras bíblicas de Nossa Senhora: uma análise de personagens femininas do Antigo Testamento, cujas vidas prenunciaram a Mãe de Deus. Trata-se de um aprofundamento, com vistas a auxiliar os leitores a adquirir maior conhecimento daquela que é a obra-prima da criação, e assim aumentar sua devoção a Ela. Por Marcos Aurélio Vieira
Ao longo dos tempos, o conhecimento e a doutrina a respeito da Santíssima Virgem, bem como a devoção a Ela, desenvolvem-se segundo uma trajetória muito especial. Não é um crescimento sempre contínuo, mas muitas vezes ritmado, como o movimento das ondas numa maré montante.
As ondas erguem-se, atingem um clímax e rebentam; depois retrocedem, até que a onda seguinte leve mais adiante o impulso da maré. Trajetória que pode também ser comparada ao crescimento de uma árvore. Há sucessivas eclosões primaveris, seguidas de repousos invernais. Cada período descobre mais algum traço da fisionomia da Virgem Santíssima.
Em seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, São Luís Maria Grignion de Montfort diz: “A alma da Santíssima Virgem se comunicará a nós para glorificar o Senhor; seu espírito tomará o lugar vosso para regozijar-se em Deus, contanto que pratiqueis fielmente esta devoção”.(1)
Como Nossa Senhora comunica sua alma e seu espírito aos seus fiéis? Em que consiste tal comunicação?
É como que a infusão em nossa alma da intelecção e do querer d’Ela, iluminando a nossa compreensão e movimentando a nossa vontade. É um favor altíssimo e gratuito, pois receber algo da compreensão, da força de vontade e da santidade da Mãe de Deus é um bem inatingível pelas nossas forças.
Basta ponderar que se trata da mais alta das meras criaturas. Uma santidade mais alta do que a de todos os anjos e todos os santos juntos, inferior apenas à santidade infinita de Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ao império de Nossa Senhora está submetido tudo o que existe abaixo de Deus.
Tudo quanto é meramente humano se desfaz com o tempo. Pelo contrário, o que é de Nossa Senhora, por ser Ela cheia de graça, permanece. Unindo-nos assim à Virgem Santíssima, nossos atos podem frutificar por tempo indeterminado, podem produzir conseqüências boas até o fim do mundo.
Podemos ter a esperança de que, praticando bem e fielmente a devoção verdadeira a Nossa Senhora, Ela nos comunicará o seu espírito e a sua alma, donde efeitos maravilhosos se realizarão em nós e por meio de nós.
Condições para conhecer a Santíssima Virgem
Ainda no Tratado da Verdadeira Devoção, São Luís Grignion de Montfort fala das condições para o conhecimento da Santíssima Virgem. Segundo ele, a pessoa deve procurar primeiro limpar-se do espírito do mundo. Mas, como em nossa época o espírito que o mundo adotou é um espírito revolucionário, é preciso primeiramente procurar desfazer-se da mentalidade da Revolução universal, para que Nossa Senhora nos comunique seu entendimento das coisas, condição prévia para depois a amarmos, porque o reto amor nasce do reto conhecimento. Só quando se conheceu bem é que se ama retamente.
E à medida que se ama, o próprio amor leva a querer conhecer mais, como que empurra a alma nas vias do conhecimento. Portanto, o primeiro passo, depois da “limpeza preliminar” da alma, é conhecer bem Nossa Senhora. E São Luís indica as condições.
A primeira condição é, desde logo, a oração. Mas ele especifica: Para este caso, não é qualquer oração, ela necessita ter como objetivo pedir o conhecimento da Santíssima Virgem. É uma altíssima graça a se pedir a Deus Nosso Senhor. Rogar ao Divino Espírito Santo — do qual exatamente partem as graças — que nos torne aptos a conhecer bem Nossa Senhora, a Esposa do Divino Espírito Santo.(2)
Os doze emblemas da Santíssima Virgem
A fim de conhecermos bem e cada vez mais profundamente Nossa Senhora, trataremos aqui de seus emblemas, em continuação ao que aqui publicamos há dois anos, em nosso artigo sobre as prefiguras d’Ela ao longo da História.
Da palavra “emblema” proveio o adjetivo “emblemático”. Deriva do latim (emblema, atis), que o tomou do grego (emblema, atos),(3) encerrando uma idéia geralmente moral, apresentada através de um ser vivo ou objeto concreto.
Exemplo de emblema pode-se notar no hino da Hora Prima, do Pequeno Ofício da Imaculada Conceição:
“Salve, prudente Virgem, destinada
Para dar ao Senhor digna morada.
Com as sete colunas da Escritura,
Do templo a mesa ornou-Vos em figura.
Fostes livre do mal que o mundo espanta,
E no seio materno, sempre santa.
Porta dos Santos: Eva, mãe da vida.
Estrela de Jacó aparecida.
Sois armado esquadrão contra Luzbel;
Sede amparo e refúgio à grei fiel”.
As expressões “sete colunas” e “estrela de Jacó” são emblemáticas da Santíssima Virgem.
Diferença entre prefigura e emblema
Por uma série de acontecimentos, episódios, etc., a Providência foi fazendo aparecer ao longo da História personagens femininas que apresentassem traços d’Aquela de quem Ele haveria de nascer. São as prefiguras.
Por meio de sucessivas apresentações, Deus forneceu, de um lado, os elementos para que nas prefiguras as pessoas retas fossem entrevendo a magnitude e a beleza de Nossa Senhora. De outro lado, aquelas prefiguras davam ensejo a que essas pessoas praticassem as virtudes de louvor, admiração, gratidão e imitação, e de alguma forma cultuassem antecipadamente a futura Mãe de Deus.
A par disto, os emblemas — seres vivos ou objetos concretos —, na medida em que foram surgindo, permitiam que as almas elevadas também fossem percebendo as sublimes funções que Nossa Senhora haveria de exercer, e realmente exerce para sempre.
Os doze principais emblemas abaixo comentados — relacionados em itens numerados com algarismos romanos — são simbolizados pelas doze estrelas que circundavam a fronte da Santíssima Virgem, vistas por São João Evangelista. Eles formam como que o diadema ao redor de sua formosa e radiante fronte. Diz São João: “Apareceu em seguida um grande sinal no Céu: uma Mulher revestida de sol, a lua debaixo dos pés, e na cabeça uma coroa de doze estrelas”(Apoc. 12,1).
Fonte: Catolicismo