Neste período sagrado da Quaresma, primeiramente, somos convidados a refletir sobre a penitência e o arrependimento de nossos pecados.
A respeito desta reflexão, o terceiro segredo de Fátima revela uma mensagem poderosa. Nela, um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda, apontando com a direita para a terra, clama:
“Penitência, penitência, penitência!”
Ao nos depararmos com este pedido, é natural lembrarmos das nossas confissões e dos sacrifícios da Quaresma. Porém, vale refletir sobre o verdadeiro significado desse chamado.
Pense em como os católicos mais antigos vivenciavam a penitência de maneira mais intensa, com jejuns rigorosos.
Desse modo, o alerta do anjo de Fátima parece ecoar nos dias atuais, nos convidando a viver essa prática tão necessária.
Sendo assim, é importante compreender que há diferentes formas de penitência e arrependimento.
Pois o simples remorso por um erro não é suficiente para alcançar o verdadeiro arrependimento que Cristo nos pede.
Um bom exemplo disso é a marcante história de Judas Iscariotes. Embora tenha sentido remorso por trair Jesus, Judas sucumbiu ao desespero, levando-o à própria condenação.
Por outro lado, São Pedro, mesmo após negar Jesus por três vezes, não permitiu que o remorso o dominasse. Embora afetado emocionalmente, Pedro não perdeu a esperança na misericórdia divina.
Assim, somos chamados a praticar a penitência de maneira autêntica, reconhecendo nossas fraquezas e buscando a reconciliação com Deus.
Também nós podemos “sentir muito”, como se costuma dizer, pelas coisas que fizemos no passado. Mas, para que a nossa penitência seja virtude, é preciso mais do que um simples sentimento.
Assim, o que nos preserva do pecado é a lembrança contínua de Deus, a consciência permanente de que Ele nos vê, nos ama e quer-nos consigo, um dia, no Céu.
Que a mensagem de Nossa Senhora de Fátima nos inspire a viver a Quaresma com verdadeiro espírito de conversão e renovação espiritual.
****
Além de praticar a penitência, você pode ter seu nome incluído na Santa Missa à Nossa Senhora de Fátima, GRATUITAMENTE.
Ligue no telefone 0800-608-2128 ou, se estiver lendo essa mensagem no celular, clique na imagem abaixo para discar automaticamente: