A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão Ocidental.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte; nós viemos do pó.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos; ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos.
Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
Algumas pessoas consideram a quarta-feira de cinzas como um dia apropriado para se lembrar da mortalidade.
Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são assinalados com cinza, na testa, pelo sacerdote, deixando uma marca que o cristão normalmente conserva até o pôr do sol.
Relembra uma antiga tradição do Oriente Médio, jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus; relatada nas Sagradas Escrituras.
No Catolicismo, é um dia de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da “terça-feira gorda”, o último dia de carnaval.
A palavra Carnaval vem do Latim; despedida da carne, ou seja, o último dia antes do Jejum em que devemos ingerir carne; vermelha ou branca.
.
As cinzas que recebemos vêm dos ramos bentos do “Domingo de Ramos” do ano anterior. Quando recebemos, levamos para nossas casas e as colocamos junto aos nossos crucifixos de parede, ou junto dos oratórios, mas com o tempo eles secam.
Neste momento não devemos jogá-los fora, já que foram bentos pelo sacerdotes, entregamos a igreja para serem queimados e transformados em cinzas.
Na quarta-feira cinzas os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou a recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o sacerdote pronuncia a seguinte frase, à sua escolha:
“Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”
Fonte do Livro: Missa Dominical, Paulus.
Você já acendeu uma Vela para essa data da Quaresma?
Clique aqui e veja como acendê-la. Inscreva seus pedidos para a Santa Missa que será celebrada.