Por Atilio Faoro, em Catolicismo
Jacinta era uma criança quando Nossa Senhora apareceu.
Entra na História aos sete anos, precisamente na idade que habitualmente se costuma indicar como a do começo da vida consciente e da razão.
A história da espiritualidade católica tem exemplos surpreendentes de santidade a pouca idade: Santa Maria Goretti, martirizada aos 11 anos com plena consciência do que fazia; São Domingos Sávio, que morreu aos 15 anos.
Jacinta – e seu irmão Francisco – depois de um rigoroso processo em Roma, tiveram reconhecidas suas virtudes heróicas, podendo ser venerados privadamente como santos. Qual o segredo da santidade de Jacinta? O tema vem ocupando atualmente a atenção dos católicos e merece ser conhecido por nossos leitores.
* * *
Jacinta Marto, com apenas sete anos de idade, é dotada de seriedade marcante. A fronte franzida indica profunda preocupação. Os olhos, que ainda refletem maravilhosamente o brilho do que haviam contemplado, estão contraídos mas calmos, indicando uma alma inclinada ao recolhimento.
O que dizer desta fisionomia? Talvez Jacinta se esteja lembrando dos penosos caminhos percorridos anteriormente em meio ao desprezo, aos impropérios e até aos golpes daqueles que agora estão no meio da multidão. Não, a alegria do momento não a impressiona, ela conhece bem a inconstância do espírito humano. Sua vontade está posta em Deus, no cumprimento de Sua vontade, de tal modo que, depois das aparições, levou verdadeiramente a vida de uma grande santa. A Congregação para a Causa dos Santos constatou: sua vontade era inteiramente submissa à de Deus. Como seria útil, principalmente para os nossos dias, conhecer a vida desta criança.
A caminho da santidade
No espaço de tempo que vai dos sete aos dez anos, em que suportou heroicamente o fardo da doença que a levaria à morte, Jacinta trilhou o caminho da santidade. Já nessa tão precoce idade conheceu profundamente a realidade da vida. Sua existência foi curta, porém repleta de acontecimentos extraordinários e até mesmo fascinantes. A descrição deles extrapolaria os limites deste artigo. Temos que nos cingir aos traços marcantes de sua alma, a algumas cenas de sua vida e mencionar alguns testemunhos.
O caminho da santidade, a que já nos referimos, esta menina o percorreu de tal maneira que seus pais e parentes chegaram a exclamar a respeito dela e dos outros dois videntes: “É um mistério que não dá para compreender. São crianças como outras quaisquer. No entanto, percebe-se nelas qualquer coisa de extraordinário!” Sim, o que havia de extraordinário nessas crianças que as pessoas (até hoje!) não conseguem entender?
Quem foi Jacinta Marto?
Oração e sacrifícios resgatam pecadores
Depois desse dia, empreendeu Jacinta uma mudança interior profunda, uma conversão de sua vida como Nossa Senhora tinha pedido. As palavras de Maria Santíssima impregnaram de modo indelével sua alma e passaram a ser o conteúdo, o ideal de sua vida. Mais ainda, colocou esse ideal em prática.
“Fazei penitência pelos pecadores! Muitos vão para o inferno porque ninguém reza e se sacrifica por eles.” – Tais palavras encontraram profunda ressonância em Jacinta. E com que inquebrantável vontade fazia ela penitência! Aqui vão mencionados alguns exemplos desta jovem e já grande santa. Ela não hesitava em freqüentemente jejuar um dia inteiro, sem nada comer ou beber, dando alegremente seu pão às crianças pobres. Em outros dias, comia justamente aquilo que mais detestava. Trazia como penitência uma corda em torno da cintura. Nada, nenhum sacrifício lhe parecia demasiado grande, tratando-se da salvação das almas!
O pecado e o Céu em sua espiritualidade
De fato, pode-se dizer que a espiritualidade de Jacinta funda-se nos pedidos formulados por Nossa Senhora. Ela contém dois aspectos importantes:
Não se fala mais em pecado. Esta palavra está sendo omitida na catequese e banida do pensamento das pessoas. Juntamente com isso, vai sendo também eliminada necessariamente a idéia do próprio Deus! Pois, de que outra coisa se trata senão da honra divina que é ofendida pelo pecado?
Estreitamente relacionado com esse pensamento vem o segundo ponto: a noção clara da beleza sobrenatural do Céu. Quanto mais intensamente uma alma tem essa noção do sobrenatural celeste, tanto mais fácil será sua correspondência às solicitações da Mãe de Deus. Jacinta é um exemplo concreto arrebatador de tal correspondência. A mensagem de sua vida convida-nos a reconhecer esses aspectos da mensagem de Nossa Senhora e torná-los o eixo orientador de nossas vidas.
Enormes penitências salvaram muitas almas
Profundamente impressionada pela visão do inferno e pelo mistério da eternidade, Jacinta não poupou nenhum sacrifício visando a conversão dos pecadores.
Todos os que conheciam Jacinta sentiam certo respeito por ela. Lúcia, sua prima, escreve: “Jacinta era também aquela a quem, me parece, a Santíssima Virgem deu a maior plenitude de graças, conhecimento de Deus e da virtude. Ela parecia refletir em tudo a presença de Deus.”
Mesmo na sua dolorosa moléstia mostrava-se sempre paciente, sem reclamações, inteiramente despretensiosa. Conduta que não correspondia ao seu caráter natural. O que possibilitava a essa criança a prática de tal fortaleza e manifestar semelhante comportamento?
A própria Jacinta dá resposta a essa pergunta em sua exclamação: “Gosto tanto de Nosso Senhor e de Nossa Senhora que nunca me canso de dizer que Os amo. Quando eu digo isso muitas vezes, parece-me que tenho um lume no peito, mas não me queima!” O amor ardente a Jesus e Maria! Este foi o amor que transformou Jacinta e que fez dela uma cópia fiel das virtudes da Virgem Santíssima.
Último sacrifício: na morte, isolamento
Tão heróica foi a morte quanto a vida de Jacinta, num hospital de Lisboa, inteiramente sozinha. Este fato foi objeto de uma das últimas previsões recebidas por Jacinta, diretamente de Nossa Senhora. Com que coragem conservou a menina este pensamento! Deixemo-la narrar esta profecia, por ela confiada a Lúcia:
“Nossa Senhora disse-me que vou para Lisboa, para outro hospital; que não te torno a ver, nem aos meus pais; que depois de sofrer muito, morro sozinha; mas que não tenha medo, que me vai lá Ela me buscar para o Céu.”
Nossa Senhora anunciou também o dia e a hora em que deveria morrer.
De que maneira o conhecimento da vida de Jacinta atua sobre as almas, pode-se deduzir das palavras do postulador das Causas de Beatificação dela e de seu irmão Francisco: “Nunca na História da Igreja duas crianças foram tão conhecidas e estimadas quanto Francisco e Jacinta. Elas têm trazido inúmeras almas para o caminho da perfeição”.
Desejamos que a vida de Jacinta tenha no Brasil grande divulgação para a salvação das almas e o breve triunfo do Imaculado Coração de Maria!
35 Comentários
Pelo à Beata Jacinta que tire o medo da Cecilia e ela ande bem depressa, em nome de Jesus. amém
preciso de ajuda nao aceito a perda de meu esposo ,vivemos juntos por 10anos,temos dois filhos biologicos e duas filhas adotivas a minha filha de 3anos e 8meses nao anda ,nao fala e nao houve pesa 32q ,e eu peço a deus todos os dias pra me dar forças pois eu me acho muito fraca e sem fe quero ter esperança mais sempre caio em desespero. por favor me ajuda?
santa jacinta, q o imaculado coração de maria e jesus alcancem a graça q eu vos peço. um emprego para minha filha jaqueline, para q ela saia das garras do inimigo, amem.
querida santa Jacinta eu te peco a graca de pedires a maezinha de Fatima a minha cura
que sofro ha muito tempo de depressao e com a peticao dos outros Pastorinhos que todos coloquem minhas peticoes do que sofro chegando aos pes da cruz e chegue ao Pai Eterno.
Obrigados Pastorinhos com a peticao da nossa Querida maezinha do Ceu
Medalha Milagrosa
QUERO AGRADECER A NOSSA SENHORA, NESTE DIA DE HOJE, POR UMA GRANDE GRAÇA ,ESTOU COM O MEU CORAÇÃO APERTADO MAS FELIZ, COM A BENÇÃO DE DEUS. MINHA NETA DE 6 ANO FOI SALVA PELA MÃO DE DEUS E DA VIRGEM MARIA, DE UM ACIDENTE ELA CHEGOU A CAIR DO CARRO E SAIU ROLANDO, MAS FOI AMPARADA PELAS MÃOS DIVINA E ESTA BEM, NÃO MACHUCOU. OBRIGADA MEU SENHOR, OBRIGADA MINHA MÃEZINHA DO CÉU.
Por ter um horário de trabalho um tanto imenso não tive tempo em poder ligar no horário para que pudesse confiar minhas preces. Deixo meu telefone, se ainda der tempo, para participar dessa caminhada de oração. Queria pedir benção aos meus três filhos e meus netos. Conto com a compreensão de vocês. Christina
Santa imaculada que estais no céu interceda pela minha família que está num momento de
muitas crises,misericordiamente eu lhe peço.
Pela minha vida,saúde de meus filhos e pelo meu marido que está completamente desencaminhado.Eu lhe peço que ilumine os nossos caminhos.Amém.
Santa Jacinta, Interceda por mim e minha família, diante de Deus pai, Jesus Cristo e Nossa Senhora nossa mãe, Que eu seja chamada para trabalhar, pois passei em um concurso, mas até agora não fui chamada, bem como pela restauração de meu casamento. Faz mais de 5 meses que meu marido foi embora, estamos passando por dificuldades financeiras. Misericórdia, Amém.
Peço que na proxima missa o Espirito Santo abençoe minha familia ,meu casamento que possamos viver com muita paz,amor e saúde, Senhor preciso de uma graça urgente eu sei que errei muito estou muito arrependida, Senhor toque no coraçlão de meu marido para que ele possa esquecer tudo de ruim que do passado, e possa me dar uma chance e me ama r como antes , ser um marido carinhoso, amoroso e atensioso, Amém
gostaria muito de poder sentir esse amor verdadeiro que Santa Jacinta sentia por Nossa Senhora e para com Jesus, eu entrego toda a minha vida e a se meus filhos á virgem Maria e seu filho JESUS e sei que todos os dias estão conosco, pois alivia os nossos problemas e nossas dores,pois sem eles não teríamos forças para seguir adiante, e por todos os dias de minha vida dou graças, pois sinto o quanto DEUS nos ama. e agradeço também a vcs que não se esquecem de mim e estão sempre insistindo e não nos deixa esquecer de nossa vida espiritual, e que essa internete também nos trás muita alegria,e consolo. Que DEUS ilumine a todos. AMÉM
santa jacinta,vos que estais junto a jesus,todo paderoso,enterceda por mim e á minha familia proteja-nos dos vicios´dos inimigos,viziveis e inviziveis,proteja as minhas filhas. enterceda pelos estudos das minhas queridasóbençoe meu lar e dai-nos á CURA,LIBERTAÇÃO,CONVERSÃO ESANTIDADE ATODOS OS MEUS .AMÉMMMMMMM.
MUITO OBRIGADA POR VCS EXISTIREM! QUERO AJUDAR NO QUE VCS PRECISAREM PARA EVANGELIZAR SEMPRE! DAREI O QUE POSSO DAR! QUE DEUS ABENÇÕE VCS E TDS QUE ESTÃO SERVINDO A DEUS NESSE MUNDO E AQUELES QUE NÃO SERVE, VAMOS REZAR E PEDIR A DEUS POR ELES!.
QUE LINDO FOI SABER DESSA HISTÓRIA DESSA GRANDE E TÃO LINDA CRIANÇA DE DEUS! TUDO ME TOCOU MUITO, NO FUNDO DO MEU CORAÇÃO! AMO TUDO QUE É DE DEUS E DE NOSSA SENHORA. PEÇO QUE ESSA ABENÇOADA SERVA DE DEUS INTERCEDA POR TODOS NÓS LÁ NO CÉU E PRINCIPALMENTE PELAS CRIANÇAS DO NOSSO MUNDO! FIQUEM COM DEUS E COM O AMOR DE MARIA. SOU MUITO FELIZ POR SER CASTÓLICA!!!!.
ó, Santa Jacinta, a senhora que está diante do pai e da virgem Maria, e é cheia de poder e misericórdia, intercedei pela vida dos meus filhos, para que eles tenham a capacidade de arrumar um emprego digno da profissão. Abençoe querida virgem a minha vida também e dos meus pais e irmãos, para que possamos trilhar o caminho do bem, dando nos saúde, paz, acreditando que serei atendida, agradeço minha Santa,abençoe minha familia e todos os amigos, AMEM.
SANTA JACINTA, VOS QUE ESTÁS DIANTE DE JESUS E DA VIRGEM MARIA, INTERCEDA POR MIM E MIN HA FAMILIA, PROTEJA-NOS DOS VÍCIOS, DOS INIMIGOS, PRINCIPALMENTE OS OCULTOS, PROTEJA OS EMPREGOS DE MEUS FILHOS E ESPOSO, E INTERCEDA PELO EMPREGO DE MINHA FILHA, ABENÇOE O MEU LAR< MINHA VIDA ESPIRITUAL, ILUMINE OS CAMINHA QUE TEREMOS DE PERCORRER NESSA TERRA, AMÉM.