O apelo da vida dos Pastorinhos é sermos fiéis ao Evangelho. Saiba mais.

O apelo da vida dos Pastorinhos é sermos fiéis ao Evangelho. Saiba mais.

 

São Francisco e Santa Jacinta, rogai por todos os jovens!

O diretor da Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner, na Universidade Católica do Porto, aceitou o desafio da Voz da Fátima para perspectivar a percepção que os jovens, hoje, podem ter do modelo de santidade dos pastorinhos.

 De que forma a espiritualidade dos dois santos Francisco e Jacinta Marto pode ajudar os jovens de hoje a perceberem o significado e o valor da santidade?

É uma questão complexa, na medida em que pressupõe um sentido estrito e um sentido amplo.

O modo como vivemos nas nossas vidas as diferentes experiências de santidade denuncia, habitualmente, uma acomodação à imitação circunstancial, ou seja: agarramo-nos ao acessório e não chegamos a integrar nas nossas vidas o sentido dessa narrativa paradigmática que é o essencia de qualquer experiência de santidade.

Desse modo, uma resposta afirmativa a essa vocação universal: é a vida de Francisco e Jacinta – assim como de Lúcia – são irrepetíveis em sentido estrito, mas as suas vidas – intensíssimas narrativas de modelo de vidanão ajudam apenas os jovens a perceberem o significado e o valor da santidade, ajudam-nos a todos.

Confesso que as minhas dúvidas têm a ver com o modo como nos situamos diante do contexto, de como presentificamos estas experiências de santidade e como as resgatamos para as nossas vidas.

Uma das marcas da juventude, hoje e ontem, é a irreverência. Vemos os jovens com disponibilidade para o imediato, mas com resistência a compromissos mais duradoiros. Uma vida de santidade pressupõe um compromisso mais duradoiro.

Estarão os jovens de hoje menos disponíveis para oferecerem a sua vida a Deus, como fizeram os Pastorinhos, sacrificando-se e cuidando dos outros?

Sinceramente, não sei se o nosso compromisso com aquilo que eclesialmente concebemos como “vocação universal à santidade” é uma questão etária.

Na minha condição de professor, trabalhei e convivi com centenas de jovens nos últimos vinte anos e essa experiência diz-me que – quando se identificam com uma mensagem, com um projeto – são generosos, disponíveis, capazes de envolvimento e compromisso; e quanto mais reconhecem num adulto a autenticidade de uma atitude comprometida, mais são capazes – eles próprios – de se comprometerem intensamente.

Ou seja, creio que o apelo ao imediato e a resistência a compromissos mais duradouros resultam menos de se tratar de jovens e mais de existirem neste contexto social que todos partilhamos, com tudo o que isso implica.

Os nossos jovens são herdeiros deste contexto e – infelizmente, mais do que nunca – parecem-me em condições não de lhe resistir, mas de o acelerar nas suas causas e nos seus efeitos.

Acredito que se a Igreja for fiel ao Evangelho e estiver comprometida com a sua condição de crisálida do Reino de Deus, os jovens estarão na linha da frente desse modo de ser e de existir em configuração com Cristo.

É esse – creio – o grande apelo que a vida dos Pastorinhos testemunha. E isso inspirará e implicará necessariamente e de muitos modos, não apenas nos jovens, o espírito de sacrifício e o exercício do cuidado.

Miguel Torga dizia que, sem amor, nenhuns olhos são videntes. Estes pequenos e humildes pastores entregaram a vida a Deus, foram exaltados por Ele e hoje são santos, mas foram rebaixados pelos poderosos.

Como no Evangelho de São Lucas: A força do amor acaba sempre por vencer, quer do que se dá quer daquele que dá?

Parece-me tão verdadeira essa intuição de Miguel Torga. Sim, acredito que a força do amor terá a última palavra, mesmo quando o exercício de olhar o mundo só nos restitui desolação e semeia desesperança.

Francisco e Jacinta – e Lúcia naturalmente – testemunham e desdobram poeticamente essa porção do Evangelho. A consciência e a esperança de que a força do amor acaba sempre por vencer é uma ressonância dessa voz que nos lembrou – há cem anos – que há um Coração Imaculado que triunfará.

(In Voz da Fátima, Ano 098, N.º 1169, 13 de fevereiro 2020) 

****

Quer receber conteúdos de inspiração católica para aumentar sua fé e a sua devoção?

Clique aqui ou na imagem abaixo e faça seu cadastro na nossa Newsletter:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?