NO “CREPÚSCULO” DO SOL DE JUSTIÇA – parte II

O mistério da Encarnação do Verbo Eterno no seio de Maria Imaculada manifesta-se plenamente aos homens no nascimento de Jesus Cristo. O gênero humano foi assim elevado a uma participação, pela graça, na própria Divindade!

Era natural que esse magno acontecimento fosse comemorado pelos cristãos de modo especial, e assim o foi até um passado recente. A noite de Natal era sempre esperada com avidez, como um bálsamo celeste que nos aliviaria as mazelas da vida. 

As descrições sobre o Natal — da narrativa evangélica em sua sublime simplicidade até as revelações místicas, às vezes pormenorizadas, feitas a almas santas — pintam o ambiente maravilhoso e indescritível do que ocorreu na Gruta de Belém.

Algumas dessas revelações contam que o Divino Infante teria vindo à luz — Ele que é a própria “Luz que ilumina todo homem” (Jo I, 9) — durante um êxtase de Maria Santíssima. Os Evangelhos narram como os coros angélicos celebraram o acontecimento com cânticos celestiais, e assim o anunciaram aos pastores.

Anunciaram-no igualmente aos reis sábios do Oriente, cujas caravanas a misteriosa e fascinante estrela guiou até Belém.

Quem poderá descrever o ambiente da Gruta durante a visita dos ilustres peregrinos? E as graças e consolações espirituais que terão experimentado então?

*    *    *

no_coro

O mundo católico extasiava-se com esse ambiente maravilhoso, antes da crise medonha que envolveu a Santa Igreja Católica nos últimos tempos.

Por ocasião da época natalina, todos como que apalpavam a divindade de Cristo pelas graças que recebiam na grande solenidade. E esse ambiente tornava as pessoas mais generosas e mais propensas ao perdão e ao bem.

A noite de Natal era a noite da sublimidade dos cânticos, do aroma de incenso que se evolava dos turíbulos nas igrejas, ou do cheiro de saborosos quitutes que subia com a fumaça das chaminés.

Para o Natal, preparavam-se com meses de antecedência as melhores músicas, os melhores pratos, os melhores trajes.

No que se refere à música, o quadro No coro,(foto) do pintor Vicente Borras Abella, exposto no Palácio Riofrio, de Segóvia, representa um ensaio coral característico da vida católica de então. Com que empenho e seriedade se preparavam para a grande festa! O regente é a alma do conjunto.

Embora a pintura seja de 1890, esse ambiente perdurou talvez até meados do século XX. Quem poderia imaginar então o pesadelo sepulcral de laicismo que cobriria o mundo um século mais tarde? Não é verdade que o laicismo militante conseguiu banir da sociedade quase toda atmosfera de sonho que envolvia essa noite bendita?

Fonte: Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

3 Comentários

  • concordo plenamento…o natal de antigamente tinha mais sentido, mais união, mais pureza e simplicidade………

    Resposta
  • É verdade o Natal de antigamente era vivido com mais alegria, amor e fé. A caridade era maior, a devoção mais profunda, mas para nós cristãos que entendemos a grandeza do mistério de um Deus que baixa até nós se fazendo pequeno e pobre mas nos remir, salvar e dar exemplo, o Natal deve ser a grande festa cristã, e o presépio deve atrair nossos corações, com o amor e a devoção dos santos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?