“Irmãos, um pouco de bom senso”

Em francês: "Eu NÃO sou Charlie"

Um jesuíta contra os jesuítas de “Etudes” que republicaram as charges da Charlie Hebdo. A revista francesa da Companhia de Jesus republicou por “solidariedade” as charges blasfemas e anti-católicas da revista Charlie Hebdo – O protesto do padre Jean-François Thomas

“Não tenho ilusões sobre os efeitos que terá o meu protesto, mas ainda assim gostaria de deixá-lo registrado…

Por saber que um bom número de jesuítas da minha comunidade sente o mesmo, ainda que não possam ou não ousem expressá-lo.”

Assim começa a carta de protesto que o padre Jean-François Thomas, um jesuíta francês, enviou à autoridade competente da Companhia de Jesus para protestar contra a revista dos
Jesuítas “Etudes”.

“Me despreguem”

De fato, a revista, para se mostrar próxima às vítimas do atentado contra os editores da Charlie Hebdo, decidiu republicar algumas das charges [do semanário satírico] referentes ao Catolicismo para expressar “solidariedade aos nossos irmãos assassinados e às outras vítimas”.

Uma das quatro charges reproduzidas ilustra um Jesus que pede para ser “despregado” da cruz para poder participar do Conclave, já em outra aparece Bento XVI numa versão gay onde exclama: “finalmente livre”, depois de ter renunciado ao sólio pontifício.

A revista dos jesuítas franceses, no entanto, não teve coragem de publicar a mais famosa, com as três pessoas da Santíssima Trindade num desenho onde se sodomizam mutuamente.

Liberdade de Blasfêmia?

“Nós não compartilhamos, espero, nenhum dos ‘valores’ ordinários dessa revista”, protesta o padre Thomas, segundo o qual “o horror do atentado não pode” fazer que nos esqueçamos de que “a liberdade de expressão não é a liberdade de ofender dia após dia os crentes e de se blasfemar contra o próprio Deus”.

O jesuíta deixa claro que “não há necessidade de uma lei contra a blasfêmia”,  bastaria  “bom senso, bom gosto e respeito.”

E se “o humor, ainda que desagradável, pode fazer as pessoas rirem,  a “vulgaridade absolutamente ostentada faz chorar e só serve para atrair ainda mais o ódio.”

A Companhia de Jesus não é Charlie Hebdo

A última edição da Charlie Hebdo pintava e bordava com Deus, Maria e o nascimento de Jesus.

Podemos discutir sobre o direito dessa revista publicar suas blasfêmias semanais, “mas que uma revista que é órgão oficial da Companhia de Jesus o faça é simplesmente escandaloso.

A pior de todas é aquela charge sobre  Bento XVI, porque beira à difamação. Quanto à violação do drama da crucificação, é desprezível. Eu não acreditava que certos jesuítas poderiam rir de um assunto dessa natureza.

Eu pessoalmente choro todos os dias por causa dos meus pecados e por todo o sofrimento vivido na carne por tantos cristãos perseguidos e que, no entanto, não são defendidos pelos editores da Etudes”.

*   *   *

Fonte: Fratres in Unum.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

4 Comentários

  • Padre Jean-François, que alívio saber que existe pelo menos um jesuíta como o sr.. Mas para que outros tenham vossa coragem, peço a Santo Inácio de Loyola que interceda pela Companhia De Jesus, no sentido de que seus filhos espirituais nunca mais permitam tamanho absurdo sob pretexto de solidariedade.

    Resposta
  • a mídia tenta transformar as pessoas em santas, houve uma ofensa A Jesus, não sou a favor da guerra para se defender, minha arma e mais poderosa que um fuzil, minha arma e o SANTO TERCO, rezem o terco PELO MENOS UMA VEZ PELA PAZ

    Resposta
  • Parabéns, alguém com a coragem que todo católico ou cristão deveria ter em defender Deus e tudo o que acreditamos ser sagrado. Católicos são omissos, chorei com essa sodomia com blasfêmica, protestei no facebook, mas confesso que esperava uma reação a altura de nossa fé, de nossos representantes. Enfim, infelizmente não posso escrever o que quero!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?