Francisco e Jacinta ensinam a lidar com o sofrimento.
Como sabemos, dos três videntes de Fátima dois morreram, por desígnio e previsão de Nossa Senhora, e ficou Lúcia, a qual recebeu novas revelações.
Quanto à razão pela qual Nossa Senhora quis que Jacinta e Francisco morressem, é bem evidente e eles também a declararam: eram necessárias pessoas que sofressem.
Ou seja, vítimas que associassem, a todo o mistério de Fátima e a toda a fecundidade que Nossa Senhora desejava na ordem sobrenatural para os fatos de Fátima, a sua dor, o sacrifício muito penoso de suas vidas (ambos morreram em circunstâncias extraordinariamente difíceis e sofrendo muito).
Isso porque todas as grandes obras de Deus se fazem com a participação dos homens quando se trata da salvação de outros homens.
E, em geral, com almas que lutaram, que sofreram e que rezaram para que de fato aquela obra fosse levada a cabo.
Quer dizer, é sempre preciso a participação do sofrimento humano. E sem o sofrimento humano, nada de grande se faz.
Isso é especialmente frisante no que diz respeito à Fátima. É uma intervenção direta de Nossa Senhora. Essa aparição se fez atestada por milagres estupendos, como por exemplo, a rotação do sol, tantas vezes e em distâncias tão grandes.
É uma mensagem das mais importantes – ou talvez a mais importante – que Nossa Senhora tenha dado ao longo de toda a História.
Nesta ocasião e nestas circunstâncias a Mãe de Deus quis o sacrifício de duas almas que se imolassem e oferecessem suas vidas para que todo aquele plano da Providência tivesse a fecundidade necessária.
Nós podemos compreender bem, por aí, como esse apostolado de sofrimento é verdadeiramente insubstituível. E como é ele que verdadeiramente abre os caminhos para a Igreja.
Ouça e veja como Francisco e Jacinta Marto lidaram com uma doença. É um exemplo para todos nós. Clique aqui e assista este maravilhoso vídeo repleto de ensinamentos.
****
Receba conteúdos de inspiração católica no seu celular todos os dias que te ajudarão a se aproximar ainda mais de Nossa Senhora de Fátima.
Acesse aqui e faça parte da nossa comunidade no Telegram e o seu nome será lembrado na próxima Santa Missa.