Todo fiel tem junto de si um anjo como tutor e pastor, para levá-lo à vida”, dizia São Basílio ao se referir ao anjo da guarda, aquele que Deus dispõe a cada um desde a concepção e cuja festa se celebra neste dia 2 de outubro.
Na Bíblia, anjo significa “mensageiro”. Estes espíritos muito puros são citados, por exemplo, no Salmo 90 quando diz:
“Aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos”.
De igual modo Jesus os menciona quando declara essa famosa frase: “Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).
No Novo Testamento é tão viva a crença de que cada um tem um anjo da guarda que, quando São Pedro, ao ser tirado do cárcere, chega a bater na porta da casa onde estão reunidos os discípulos de Jesus, eles acreditam a princípio que não é Pedro em pessoa e exclamam: “Será seu anjo” (At 12, 15).
São Bernardo, no ano 1010, aconselhou os fiéis a respeitar a presença dos anjos, portando-se como é devido, agradecer seus favores que são muitos e confiar em sua ajuda.
A Festa dos Anjos da Guarda foi instituída no dia 2 outubro para toda a Igreja Universal em 1608, pelo Papa Paulo V.
Entretanto, já era comemorada anos antes. No ano 800, celebrava-se na Inglaterra uma festa aos Anjos da Guarda e desde ano 1111 existe uma oração que diz:
“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém”.
São Tomás de Aquino é um santo e doutor da Igreja.
Ele é considerado o maior nome da escolástica, com o cognome de Doctor Angelicus. Ele nasceu no ano de 1225 e veio a falecer em 1274. Ele foi canonizado em 1323 pelo Papa João XXII.
Uma de suas obras mais importantes foi o livro chamado “Tratado dos Anjos” que aborda, entre tantos assuntos angelicais, a questão a respeito dos Anjos bons e dos Anjos maus.
Neste livro, São Tomás nos conta que todo Anjo, seja bom ou mal, tem a capacidade de entender, querer, decidir e escolher. Veja abaixo um pouco a respeito deste tema que tanto gera curiosidade.
AMOR E ÓDIO
.
Veja que interessante este paralelo. Dada a perfeição da natureza de um Anjo, ele foi imediatamente capaz de decidir-se pelo amor de Deus.
Segundo essa decisão, o anjo bom tornaria-se livre no AMOR, enquanto o anjo mau se resignaria no ÓDIO.
.
Ou seja, os Anjos que elegeram a Deus permaneceram com Ele. Já os que não O elegeram afastaram-se d’Ele.
.
São Tomás ainda aborda que apesar disso, mesmo depois do sim e do não, uns e outros continuaram possuindo tais capacidades naturais com relação às coisas criadas, mas não de um modo semelhante e nem com a mesma finalidade.
.
Os Anjos bons possuem as capacidades em perfeição e as utilizam com a finalidade voltada para o bem, exercendo sua autonomia e sua liberdade para realizarem.
.
Mas os anjos maus possuem capacidades com limitações e não as utilizam para fazerem o bem, senão, o mal que desejam, embora não possam fazer todo o mal que desejam à revelia da permissão divina.
Curiosidades sobre os Anjos da Guarda
.
Entre os Anjos bons, um é superior ao outro. E, entre os maus, um também é superior ao outro com relação ao que recebeu na origem de sua criação.
O Anjo que, mediante sua faculdade, livremente entendeu, quis, aceitou, escolheu e decidiu-se pela VERDADE que lhe foi manifestada no instante da criação;Foi confirmado no amor e no serviço a Deus num instante imediatamente posterior: eis a bem-aventurança.
Mas, o anjo que fez o contrário, que, decidida e livremente, afastou-se do amor e serviço a Deus, logo no instante depois de sua criação, caiu.
Para se proteger dos Anjos maus é fundamental a proteção de Nossa Senhora. Então, nós podemos pedir pela intercessão d’Ela porque Ela esmaga a cabeça da serpente e vence todos os demônios.Já, os Anjos bons podem nos ajudar com a inteligência deles. Eles sabem como interceder e nos ajudar a vencer as tentações dos demônios. Então, vale a pena rezarmos para os nossos Anjos da Guarda porque eles são os nossos guardiões.
O seu Anjo foi designado desde o momento que em que nasceu. Todos nós temos um.
Isso faz parte da alma humana.
Portanto, sempre que precisar e se sentir em uma situação desfavorável, reze ao seu Anjo da Guarda para que ele lhe proteja, inspire e acompanhe.
É muito bom estarmos próximos dos nossos Anjos da Guarda, que são BONS.
Afinal, são eles que nos acompanham desde o momento que nascemos. Eles são os nossos melhores amigos.