.
Podemos afirmar com fundamento que, São José se avantaja em dignidade e excelência aos próprios Anjos.
Dizem os melhores teólogos Josefinos que o Santo Esposo de Maria foi predestinado numa ordem e grau mais sublimes que todos os espíritos angélicos.
Os Anjos são ministros, servos do Senhor, executores das ordens divinas. São José foi pai adotivo do Senhor; Verbo Encarnado,
Ele era submisso.
E estava sujeito, obediente a eles. Os Anjos obedecem a Deus. E Deus obedeceu a São José.
Os Anjos tiveram íntimas relações com o Verbo Encarnado e exerceram ministérios em ordem do Mistério da Encarnação.
O Arcanjo Gabriel anuncia a Zacarias o nascimento do Precursor de Cristo e o mesmo Arcanjo anuncia a Virgem Santíssima o Mistério da Encarnação do Verbo.
Os Anjos anunciam aos Pastores o nascimento do Salvador.
Um Anjo aparece a José para salvar o Menino-Deus da perseguição de Herodes. E de novo o avisa, quando morre o perseguidor, a que volte para Nazaré. Os Anjos servem a Jesus no deserto.
Um deles conforta-O no Horto, e, na Ressurreição levantam a lousa do sepulcro, aparecem às santas mulheres. Todos estes ministérios, porém, podem ser maiores que o de São José para com Jesus Cristo?
.
O Pai terreno do Menino Jesus tinha extrema intimidade com Vós, mais profunda, especial e direta. Foi pai de Jesus, Rei dos Anjos, e esposo de Maria, Rainha dos Anjos.
.
Por mais que meditemos; nas prerrogativas e privilégios e grandezas dos Anjos, estas criaturas mais perfeitas que o homem, nunca poderemos encontrar razão alguma que os torne superiores ao Santo Patriarca.
Não há dúvida: pode chamar-se São José da Celeste Milícia.
Retirado do livro “São José” de Mons. Ascânio Brandão.
Celebraremos a Santa Missa de São José!
Clique aqui e inscreva seus pedidos!
Cadastre-se no WhatApp clicando aqui e receba diversos conteúdos de inspiração católica!