A Igreja celebra hoje o dia de Santa Mônica, modelo de Mãe Católica e Mãe de Santo Agostinho, Doutor da Igreja
Quem foi Santa Mônica
Santa Mônica é conhecida por ser a mãe de Santo Agostinho e Padroeira das Mães Católicas.
Um exemplo de vida de cristã, casou-se com o nobre Patrício e teve três filhos, Agostinho, citado anteriormente, Navigio e Perpétua. Tornou-se verdadeiro símbolo de perseverança pela conversão de sua família através de um método muito simples: a prática constante da oração.
Ela era de tal modo cheia do seu Deus que ninguém se aproximava dela sem se possuir do desejo de ser bom, pois nela brilhavam reunidas todas as qualidades da mulher forte da Sagrada Escritura.
As intrigas e as conversações fúteis do mundo não despertam a sua curiosidade nem excitam as suas atenções e as vãs homenagens não a ostentam, nem as injustiças dos outros lhe arrancam murmúrios e queixas, porque ela é sempre igual a si mesma tanto pelo seu silêncio como pela sua voz.
Por todos os seus atos e pelos sacrifícios de cada dia e de cada instante, honra a religião, edifica a sociedade e brilha diante dos homens com uma luz serena, pura e ideal, que parece um lampejo de Deus.
.
A Manifestação da Santidade
A sua santidade se manifestou, porém, no círculo dos deveres de uma situação comum: Santa Mônica aperfeiçoou sua alma no meio dessas dificuldades ordinárias em que se encontram a maior parte das mulheres cristãs.
.
O modelo de Santa Mônica à mãe cristã
Muitas esposas se encontram atualmente nas mesmas condições em que vivia Santa Mônica. Qual deve ser, porém, a regra do proceder delas em tão difíceis circunstâncias?
Seja a mãe cristã, para seu esposo, um catecismo vivo e um resumo de teologia!
Seja, para ele, a exemplo de Santa Mônica, um anjo de edificação e de salvação!
Sem dúvida que lhe não compete pregar ou doutrinar, porquanto a sua graça é, ao contrário, a do silêncio; mas este silêncio, só por si, vale uma boa pregação, quando é manso, afável e simpático.
Não há eloquência nem lição tão capaz de revelar sob formas atraentes as belezas do cristianismo como a piedade serena e afável da mãe cristã, pois assim a sua vida inteira, opulenta em virtudes, se torna uma pura manifestação do Evangelho.
Foi assim que Santa Mônica obteve o seu primeiro triunfo: ela salvou a alma do esposo pela distinção do seu espírito, pela mansidão e brandura da sua piedade.
.
Oração à Santa Mônica pela paz nas famílias
Oh Santa Mônica, que por meio de sua paciência e preces
obteve de Deus a conversão de seu marido e a graça de viver em paz com ele,
obtém para nós, suplicamos-lhe, a bênção de Deus onipotente,
para que a verdadeira harmonia e paz reinem em nossas casas,
e que todos os membros de nossas famílias possam alcançar a vida eterna.
Amém.