.
Satanás é um mentiroso e pai da mentira. Age na vida das pessoas para fazê-las cometer os mais diversos tipos de pecados e desta forma se afastarem de Deus.
Atua também no mundo para enganar e confundir as pessoas. Ele quer falsear a fé e assim levar o maior número de gente para o Inferno.
Diante desta realidade, o Pe. Dwight Longenecker adverte sobre dez armadilhas do demônio no mundo atual. Devemos, pois, prestar atenção e ficarmos em estado de alerta ante a ação do demônio.
1) Relativismo
Os relativistas defendem a ideia de que nada é firmemente verdadeiro, que todos os pontos de vista são válidos e que não existe uma verdade absoluta nem universal, como são, por exemplo, os ensinamentos tradicionais da Igreja Católica.
O demônio não quer que se acredite em uma verdade absoluta, pois se não existir convicção quanto à verdade, então a noção de bem e mal são relativas.
Em consequência tudo é válido.
Uma maneira de os demônios tentarem com mais facilidade é fazendo com que a pessoas acreditem que o pecado não existe.
2) Indiferentismo
O indiferentismo diz que todas as religiões são iguais e não importa qual a escolha. Esta ideologia diz: “Não importa de qual igreja você participa, o importante é amar Jesus”.
Também afirma que não importa ser hinduísta, muçulmano, judeu, budista ou católico. Dizem que “todos estamos subindo a mesma montanha, mas por diferentes caminhos”.
Devemos ser objetivos: Nosso Senhor Jesus Cristo é o único verdadeiro, pois Ele é o Verbo de Deus feito homem.
Só Ele é a verdade, o caminho e a vida. Fora dele e dos seus ensinamentos não há salvação.
3) Ecletismo.
O ecletismo indica que se pode misturar e juntar diferentes religiões e espiritualidades como bem se entender, da mesma forma que monta o seu próprio sanduiche.
Quando alguém julga que isto é possível é porque já está influenciada pelo indiferentismo.
Não é possível misturar catolicismo com espiritismo, com islamismo, com budismo ou qualquer outra religião.
4) Sentimentalismo.
O sentimentalismo implica tomar em praticar a religião baseando-se em meros sentimentos ou nas emoções em vez das verdades eternas.
Por exemplo, no tratamento com outras pessoas. Se naquela hora se está satisfeito, trata-se os outros cortesmente.
Mas, se por alguma razão se está contrariado, trata-se os outros de modo rústico e sem a devida consideração.
As nossas atitudes ou procedimentos devem seguir as boas normas e os princípios de boa convivência e não nossos caprichos ou mesmo nossos sentimentos que podem alterar segundo as circunstâncias.
5) Utilitarismo
O utilitarismo é apoiar suas decisões morais ou crenças no que parece ser útil, eficiente e econômico. Por exemplo:
“Minha mãe está em uma casa de repouso. Ela tem demência. É caro mantê-la neste lugar. Os médicos nos dão a alternativa de dar uma injeçãozinha’ e assim ‘seus problemas acabarão’”.
Devido ao utilitarismo, milhões de bebês são abortados, Deus é ofendido e o mundo todo sofrerá as consequências da maldição do pecado…
6) Incrementalismo
O demônio não quer executar de uma só vez todo seu plano. Ele atua passo a passo.
Primeiro faz com que a pessoa fale uma pequena mentira, depois uma verdade pela metade, logo outra mentira e outra meia verdade.
A pessoa precisa estar atenta, pois o demônio conseguirá que caia usando o sentimentalismo, argumentos utilitaristas, indiferentismo ou ideias relativistas.
Ele sempre está trabalhando, nunca descansa.
7) Materialismo
O materialismo não se refere aos gastos que alguém tenha. Vai mais além. O problema real com o materialismo é que nos conduz a pensar que não existe nada sobrenatural.
“Deus, os anjos, os demônios, o céu e o inferno são apenas um mito. Não existe um mundo invisível. Os sacramentos são somente símbolos.
A Igreja é uma instituição humana. Os sacerdotes não são mais que uns trabalhadores sociais.
O matrimônio é somente um papel, a confissão não é mais que uma terapia de autoajuda, o batismo e a crisma são apenas ritos lindos para as crianças”.
Esse é o materialismo. Repudia-o com todo seu coração. É uma mentira.
8 ) Cientificismo
O cientificismo diz que a única verdade que existe é a científica. É uma mentira poderosa de Satanás porque é um dos mitos que a sociedade assumiu.
A verdade é uma só. A verdadeira ciência sempre é irmã da verdadeira teologia.
O cientificismo é uma parte do ateísmo. Nele não existe Deus. Somente existem as leis da ciência.
9) Dilemas éticos
Isto é apenas outro nome para o relativismo moral. Defende a ideia de que nada é bom ou ruim, o que realmente importa são as intenções e as circunstâncias.
Se a pessoa tiver boas intenções e as circunstâncias o justificam, então, o que escolhe fazer está bem.
Muitos católicos aceitam a anticoncepção artificial e o aborto devido a estes dilemas éticos.
O perigo com os dilemas éticos é que podem levar as pessoas até o ponto de cometer um pecado mortal justificando sua eleição. Cuidado para não cair nesta armadilha. Se você precisa tomar uma decisão moral complicada, fale com uma pessoa de bons princípios e de confiança.
10) Universalismo
Esta ideologia afirma que Deus é tão amoroso, tão bom e misericordioso que não condenará ninguém e que todos se salvarão.
Isto contradiz totalmente as Sagradas Escrituras e todos os ensinamentos da Igreja.
O universalismo fez com que milhares de pessoas caiam na falsa ideia de que não importa o que façam ou escolham pois de qualquer maneira irão ao céu.
Satanás ama o universalismo porque disfarça sua mentira com o atributo maior de Deus: a Divina Misericórdia. A melhor forma de repudiar esta mentira é temer ao inferno.
.
.
* * *
.
.
1 Comentário
Amém!!!