CUIDADO! O pecado grave cometido nas Eleições. Veja este artigo e entenda.

Católico que se filia, apoia ou vota em um partido que tem um programa contrário à fé e à moral católica é incoerente.
Cuidado nas eleições
Temos que tomar cuidado com os candidatos que são contra a doutrina Católica.

.
.
Católico que se filia, apoia ou vota em um partido que tem um programa contrário à fé e à moral católica é incoerente.


O pecado ocorre quando se diz “não“ à vontade de Deus, ofendendo-O. Essa ofensa a Deus pode ser grave ou leve. Daí falarmos em pecado mortal (grave) ou venial (leve).

O pecado mortal se dá quando são preenchidas três condições:


1)
A matéria é grave, importante;
2) Há, da parte do pecador, pleno conhecimento de que aquilo é errado;
3) Existe pleno consentimento e vontade deliberada de praticar aquele erro.


Chama-se mortal porque leva à morte da graça no pecador e, consequentemente, à perda da vida eterna no céu.

O pecado venial ou leve ocorre quando falta algum dos três itens atrás mencionados.


Para receber o perdão dos pecados mortais, devemos recorrer ao Sacramento da Confissão como meio ordinário.

Já para obter o perdão dos pecados leves, basta um ato de contrição bem rezado, uma obra de caridade bem feita, o ato penitencial da Santa Missa etc.

Feita esta importante definição é preciso dizer que não parece pequeno o número de católicos em estado de pecado grave nas eleições deste ano.


Afinal, se grande parte dos brasileiros se diz cristã e contrária ao aborto, de onde saem os votos para os partidos explicitamente abortistas e que conspiram contra a família?


A resposta: tais votos só podem vir, em boa parte, de pessoas batizadas que, não raras vezes, estão nas Missas dominicais ou até diárias;

Mas menosprezam a moral católica filiando-se ou votando em candidatos de partidos cujos programas defendem o aborto e a união de pessoas do mesmo sexo, por exemplo.

Portanto, se sabem que os programas desses partidos atentam contra a vida humana inocente e indefesa e contra a família natural;

Cometem pecado grave ao se filiarem, ao apoiarem com propagandas ou ao darem o seu voto a candidatos de tais partidos, independentemente de quem sejam esses candidatos.


Sim, pois se o cristão vota nesses partidos, consciente do que eles defendem, comete pecado grave, porque coopera deliberadamente com um pecado grave.


O Catecismo  (n. 1868) ensina o seguinte sobre essa cooperação com o pecado de outra pessoa:

“O pecado é um ato pessoal. Além disso, temos responsabilidade nos pecados cometidos por outros, quando neles cooperamos:

Participando neles direta e voluntariamente; mandando, aconselhando, louvando ou aprovando esses pecados; não os revelando ou não os impedindo, quando a isso somos obrigados; protegendo os que fazem o mal.”


Ora, quem vota em um partido abortista e contrário à família, de fato, aprova, ou seja, contribui com seu voto para que possa ser praticado o que constitui um pecado grave.


Daí a Congregação para a Doutrina da Fé ter publicado, em 24 de novembro de 2002, uma Nota Doutrinal sobre questões relativas à participação e o comportamento de católicos na vida política na qual se lê que:


“A consciência cristã bem formada não permite a ninguém favorecer, com o próprio voto, a atuação de um programa político ou de uma só lei, onde todos os conteúdos fundamentais da fé e da moral sejam subvertidos” (n. 4).


O católico que se filia, apoia ou vota em um partido que tem um programa contrário à fé e à moral católica é incoerente. Seria o cúmulo do absurdo.

Pois pela simples coerência, o católico que seja sério a sua fé tem que ser coerente com Deus e com a sua Igreja.


A moral católica não se assemelha a um supermercado no qual a pessoa escolhe o que a agrada e deixa o que a desagrada.


Ao contrário, ela leva o fiel a assumir por inteiro, com a graça de Deus, o que é prescrito pelos Mandamentos, pela Moral e seja útil à sua salvação eterna.

Afinal, não podemos nos afastar de Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo quando seus ensinamentos e recomendações nos pareçam duros. Pois só Ele tem palavras de vida eterna (cf. João 6,60-69).

.
.

Fonte: Baseado em “O pecado grave nas eleições” – zenit.org

.
*  *  *

.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?