Contra as deturpações do Natal

A principal causa da paganização do Natal consiste na atração sempre maior,que as diversões sensuais e pagãs exercem sobre a índole lasciva e desregrada do homem contemporâneo.

A massa das pessoas que assim profanam o Natal não ignora, a respeito dessa data litúrgica, o essencial. Com efeito, quem ignorará que no dia 25 de Dezembro se festeja o nascimento do Salvador, do Homem-Deus que veio remir a humanidade?

Se há tanta profanação do Natal, não se suponha pois que isto acontece porque uma série de pessoas muito boas, mas ignorantes, se esquecem das lições do Catecismo sobre o Natal, mais ou menos como um menino esqueceria uma lição de Geografia. A paganização do Natal não é um “equívoco”: é um pecado.

Entretanto, não deixa de ser verdadeiro que se se insistisse devidamente sobre o exato significado do Natal, quer do ponto de vista estritamente teológico, quer do ponto de vista histórico e social, muito menos campo para suas devastações encontraria no ânimo dos fiéis a paganização contemporânea.

Antes de tudo, é, pois, indispensável que todos tenham bem em mente o que significa precisamente a Encarnação, o papel que ela tem na economia de nossa salvação, a inapreciável honra que conferiu ao gênero humano, e a infinita bondade que Deus manifestou por meio dela.

Muita literatura se tem procurado fazer sobre este assunto em certos jornais e revistas católicos. É muito louvável que se procure comover por esta forma a sensibilidade dos fiéis. Mas é sobretudo importante não esquecer que as emoções duráveis e eficazes resultam muito mais de conhecimentos precisos e claros, de convicções sólidas e substanciosas, do que dos artifícios da literatura ou da retórica.

Fala-se muito hoje em dia de civilização cristã, e esta augusta expressão, de que se tem usado e abusado nos discursos dos chefes de Estado contemporâneos,  passou a ser para muitas pessoas uma fórmula absolutamente oca.

A imensa diferença, e, mais do que isso, o radical e insanável antagonismo que existe entre a Cidade de Deus, isto é a civilização católica, e a cidade do demônio, isto é toda e qualquer civilização acatólica, quem a compreende hoje em dia, na massa geral?

Quem compreende que a festa de Natal é, em larga parte, a festa desta civilização que nasce em Belém, na própria gruta em que nasceu o Menino Deus?

Noções esquecidas, noções ignoradas, ou às vezes noções vistas com miopia, que bem confirmam a exclamação da Escritura: “Diminutae sunt veritates a fillis hominum”.

É toda a restauração de uma longa série de conceitos fundamentais que a despaganização das festas de Natal supõe, e é para este trabalho que convocamos o zelo de nossos leitores.

Fonte: http://www.pliniocorreadeoliveira.info 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?