Conheça mais sobre a Perfeita Devoção à Nossa Senhora
Muito conhecido, mas sempre belo e significativo este episódio: Uma mãe ensina seu filho como fazer o sinal de cruz. Pega sua mãozinha e leva à testa: “Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Repete comigo.” “Mas, mãe, onde está a Mamãe?” Comovente intuição.
A presença da mãe não é secundária para a vida cristã. Ou seja: a devoção a Nossa Senhora não é absolutamente um ornamento a mais, mas é indispensável. Ao contrário, Jesus obscurece-se quando Maria está à sombra – escreveu o Pe. Faber – ou seja, sem a devoção mariana, decai até o amor a Jesus.
Neste sentido, o grande S. Afonso Maria de Ligório queria a presença de Maria em tudo o que fazia. Quando pregava, queria a imagem dEla junto aonde estava pregando. Disse àqueles que estavam perto:
“Hoje não fará grande efeito o sermão, porque Nossa Senhora não está aqui”.
A Igreja ensina que a devoção a Maria é moralmente necessária ao cristão para se salvar, porque é elemento qualificador de piedade genuína da Igreja.
E ainda: a piedade da Igreja através da Virgem Maria é elemento intrínseco do culto cristão.
Nunca poderemos ficar conformes a Jesus se não amamos Maria Santíssima como Ele. Este é o elemento fundamental da vida cristã, dizia o Papa Pio XII.
Maria deve ocupar em nossa vida o lugar que a mãe ocupa na família, ou seja, o lugar do centro vital, de coração e de amor. O que é uma família sem mãe?
Ela nos une a Jesus
“Se Deus nos predestinou para sermos conformes ao seu Filho (cf. Rm 8,29), Maria – diz S. Luis Maria Grignion de Montfort – foi a fôrma que formou Jesus e que continuou a formar Jesus em todos os que a Ela se entregam”.
Esculpir uma estátua exige um grande trabalho; servir-se de uma fôrma é muito mais simples. Por isso os devotos de Maria podem ficar conformes Jesus no modo mais rápido, mais fácil e mais agradável, dizia S. Maximiliano Maria Kolbe.
Quando está fora do lugar, a mesquinha preocupação de quem considera a Devoção a Maria com certa suspeição, ou com o metro na mão, porque teme que se possa exceder, comprometendo a plenitude da vida cristã e da mais alta santificação.
É próprio todo o contrário. A Igreja o ensina boníssimo. S. Pio X, em uma encíclica mariana, recolhendo a voz dos padres e dos santos, escreve:
“Ninguém no mundo, quanto Maria, conheceu fundo Jesus. Ninguém maior é mestre e melhor guia para fazer conhecer Cristo. Por consequência, ninguém é mais eficaz do que a Virgem para unir os homens a Jesus.”
Que tesouro, então, é uma ardente devoção a Maria!
Fonte: Templário de Maria
***
1 Comentário
Oh, Maria concebida sem pecados, rogai por nós que recorremos a vós. Amém!!!