João Duns Scoto, quando ainda muito jovem, acanhado de inteligência, mas desejoso de aprender, na sua ardente piedade a Nossa Senhora, pediu-Lhe para poder apreender, ao menos, tanto quanto requeria o estado para o qual sentia-se chamado. Maria apareceu-lhe e prometeu-lhe o Dom da Sabedoria, com a condição de que o empregasse em defesa de sua honra. João, reconhecido por esta graça, entrou na ordem de São Francisco.
Por esta época, ventilava na França a discussão sobre se seria ou não imaculada a Conceição de Maria.
No ano de 1304, foi convocada pela Universidade de Paris uma assembléia geral dos mais célebres teólogos e doutores de França, para tratar tão importante assunto. Scoto sentiu chegado o momento de pagar sua dívida com a Santíssima Virgem e, vencidas grandes dificuldades, foi à celebre assembléia.
Ao dirigir-se para lá, passou diante de uma Imagem de Nossa Senhora, colocada numa fachada duma capelinha; prostrou-se e dirigiu-se à Maria com fervor, a seguinte invocação: “Dignare me laudare te, Virgo Sacrata, Da mihi virtutem contra hostes tuos” (O Santa Virgem, fazei-me digno de Vos Iouvar e dai-me forças contra os vossos inimigos). No mesmo instante, a Imagem inclinou a cabeça para assegurar-lhe que Maria, atendendo a Seu pedido, concedia-lhe esta graça. Desde então a Imagem de Nossa Senhora permaneceu nesta atitude.
Scoto entrou no certame e começou por estas resumidas palavras: “Convinha que Maria fosse Imaculada na Conceição. Deus pode fazê-lo? Pode. Portanto fê-lo. – Decuit, potuit, ergo fecit. E corroborou a sua tese com numerosos passos da Sagrada Escritura e com muitos argumentos dos seus próprios adversários com entusiasta acolhida de toda assembléia. Desde aquele dia a Universidade de Paris estabeleceu sustentar sempre a Conceição Imaculada de Maria e não aceitar na Universidade nenhum doutor que antes não tivesse feito um juramento de ser seu constante defensor.
.
!
(NOVO MANUAL DO CATEQUISTA – Giuseppe Perardi –União Gráfica, Lisboa, Portugal – 4a edição, p. 57).
N.B.: Que esplêndidos tempos, nos quais as Universidades se preocupavam com temas elevados!
6 Comentários
Gostaria de pedir pela saude das minhas irmas e irmaos.Amen.
Gostaria aqui de agradecer a Nossa senhora de Fatima, por tudo que tenho conseguido,como amor, saude, forca espiritual, alegria, bondade,humildade.Que Deus sempre nos ouca e nos proteja.AMEN
Imaculada Conçeição de Maria,dê sabedoria e discenimento, para os meus treis netos:
Luiigi Gomes Mechi, Lucas Gomes Mechi, Lorenzo Mechi dos Santos.Que Jesus e Maria os abençoe.
toda mulher sabe que ela não seria capaz de passar por tudo o que Nossa Mãe Maria passou…por amor a Deus e Seu filho.Só alguem muito agraciada seria digna de tal honra.eu não preciso de prova alguma para crer na Imaculada Conceição.Creio e pronto.
Minha querida mãe,dê sabedoria para as minhas filhas:Adriana,Maria Eduarda e Luana;para as minhas netas:Carolina e Jéssica;para o meu filho Marcelo,prá minha mulher Carla,prá Leila e Simone.Que o Divino Espírito Santo esteja sempre presente.Louvado seja a Santíssima Trindade.
Ò Imaculada Conceição de Maria,Vós nossa arma poderosacontra as investidas de Satanás.O Teu Coração de Mãe está sempre a interceder e suplicar por nos momentos que necessitamos do seu amparo e proteção!És nossa Rainha e sempre nos leva a buscar seu Filho Jesus,para que sejamos fiéis aos seus ensinamentos.Sois nossa consoladora nestes tempos difíceis ,onde o mal,a miséria,o pecado,a violência,as blasfêmias contra a Igreja, seu Filho Jesus e seu Imaculado Coração tem se refletidona sociedade atual,levando muitos de seus filhos a afastarem do Amor a Deus e à Senhora.Mãezinha Querida,rogai por nós,afastando-nos do pecado e da Fé Cristã.Somos seus filhos amado,socorra-nos.Amém!