Lúcia de Fátima, figura central nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal, era apenas uma criança quando testemunhou um dos eventos mais milagrosos da fé católica.
Junto com seus primos, Francisco e Jacinta Marto, Lúcia foi agraciada com a visão de Nossa Senhora, que lhes confiou importantes avisos para a humanidade.
A seguir, confira uma fascinante história que nos revela a origem da boa educação e generosidade da pequena Lúcia.
Na humilde casa de António dos Santos e Maria Rosa, os pais de Irmã Lúcia de Fátima, pequenos atos de bondade eram comuns na vida diária.
A princípio, uma simples visita de uma pessoa necessitada transformou-se em uma lição de vida para a pequena Lúcia.
Em um dia como qualquer outro, António descascava favas e Maria Rosa preparava batatas.
Ao avistar um pobre homem pedindo ajuda, Lúcia correu para avisar seu pai. O sr. António então consultou sua esposa, com a intenção de oferecer uma morcela (alimento como uma espécie de chouriço) ao viajante, pois era o que tinham disponível.
— “Posso dar isto a esse pobre? Não nos vai fazer falta?”
A resposta de Maria Rosa foi de pura fé:
— “Podes. Nunca o que nós demos aos pobres nos fez falta.”
Esse gesto, acompanhado pela oração do homem agradecido, deixou uma marca eterna na memória de Lúcia.
Mais tarde, ao refletir sobre esse momento, Lúcia percebeu o imenso valor moral e espiritual expresso no ato de seus pais.
Desse modo, eles não apenas ajudaram um necessitado, mas ensinaram, pelo exemplo, o verdadeiro significado da caridade.
Agora, imagine se cada um de nós pudesse levar adiante esse exemplo de fé viva e caridade ativa.
Pequenos gestos, como por exemplo oferecer um alimento, um sorriso gentil, ou um momento de atenção a uma pessoa podem fazer uma grande diferença.
Pois, ao fazer isso, nós também somos abençoados.
Nesse sentido, reunimos importantes orações para inspirar a generosidade:
- “Senhor, ajuda-me a ser generoso, a servir-te como Tu mereces, a dar sem medir, a lutar sem temer o ferimento, a trabalhar sem buscar descanso, a gastar-me sem esperar outra recompensa, senão saber que faço a Tua vontade santa. Amém.”
- “Ó Maria, modelo de caridade, guia-me no caminho da generosidade, para que eu possa ver Cristo nos necessitados e agir com amor e compaixão. Amém.”
- “Pai Nosso, que estais no céu, inspirai-me a agir com bondade e generosidade, seguindo o exemplo de fé e caridade que aprendi hoje. Que minhas ações possam refletir Teu amor e Tua luz. Amém.”
Nesse sentido, inspirados pela história de fé e caridade da família de Irmã Lúcia, convido você a refletir: como podemos incorporar esses valores em nossa vida diária?
Clicando aqui, você pode dar o primeiro passo para um caminho de veradeira devoção à Nossa Senhora de Fátima. Descubra como ter mais de 18 mil terços por você, todos os anos, além de ter seu nome incluído na Santa Missa, levado ao Santuário de Fátima, em Portugal e ainda receber presentes bentos!