No ano de 1908, nasceu Francisco Marto. Filho mais velho de Olímpia de Jesus e Manuel Marto. Ele pertenceu a uma grande família católica. Após as aparições de Nossa Senhora, ele viveu intensamente para consolar as dores de Nosso Senhor e Nossa Senhora.
.
“Carapuço enterrado pela cabeça, jaleca muito curta, colete deixando ver a camisa, calças justas, enfim um homem em miniatura.
Bela cara de rapaz! Olhar vivo e cara amarrotada. Com ar desempenado responde às minhas perguntas”, dizia irmã Lúcia.
.
Oferecendo sempre sacrifícios e orações diárias para reparar os ultrajes da humanidade e pela conversão dos pecadores.
Quando Nossa Senhora apareceu em Fátima, dizendo que para ele ser salvo teria de “rezar muitos terços”, ele exclamou: “rezaria quantos Ela quisesse!”
Após a Visão do inferno, Lúcia retrata que Francisco fora o que menos ficou impressionado com aquele horror.
Diferente de Jacinta que passou a viver pela conversão dos pecadores e de livrar almas do inferno, Francisco pensava, unicamente em consolar a Nosso Senhor e a Nossa Senhora. que lhe pareciam tristes. Ele costumava dizer:
“Eu queria consolar a Nosso Senhor, e depois converter os pecadores, para que não O ofendam mais”.
Como sabia que Nossa Senhora o levaria para o céu, ele ansiava pela sua morte, dizendo momentos antes de falecer:
“Agora poderei confortar Nosso Senhor”, dizia ele a Lúcia quando o visitava em seu leito.
Francisco oferecia sua fome e sede pela reparação aos Corações que tanto sofriam. Sem contar que faltava a escola dizendo: “Vão vocês ao colégio, eu ficarei aqui com o Jesus Escondido”.
Devido a isso sua imunidade ficou muita baixa, com que fez ele se tornar vítima de uma gripe pneumônica, conhecida como Gripe Espanhola, que assolou Portugal, causando a morte de dezenas de pessoas. Antes mesmo disso, Nossa Senhora já havia exigido para que os três maneirassem nas oferendas.
Lúcia retrata em suas memórias que ele estava feliz em todo momento que passou acamado: Dizendo que estava oferecendo suas dores ao Nosso Senhor e que, muito em breve, Fátima iria buscá-lo. Portanto, Francisco Marto conquistou o céu.
Francisco, praticava de maneira sublime o Primeiro Mandamento, esquecia-se de si mesmo e amava a Deus sobre todas as coisas.
Francisco Marto ainda é o espelho, principalmente para os jovens, para aqueles que buscam um “exemplo” de como alcançar a santidade.
.
A Comemoração do Centenário de Falecimento de São Francisco de Fátima será amanhã!
Clique aqui e saiba como participar.