Neste ano, o Dia da Anunciação do Senhor é excepcionalmente celebrado em 8 de abril. Isso porque a data oficial da solenidade — que é 25 de março — coincidiu com a Segunda-feira da Semana Santa. Diante disso, a liturgia da Igreja transferiu a celebração para esta segunda-feira, depois das Oitavas de Páscoa, pois não se celebram festas dos santos e beatos durante a Semana Santa.
No dia da Anunciação do Senhor, recordamos, primeiramente, o “sim” de Maria perante a visitação do Anjo Gabriel, o “Anjo da Anunciação”.
Assim, essa data nos faz refletir sobre um momento que mudou a humanidade: a encarnação do Senhor no ventre de Maria.
Demonstrando o valor da humildade, Deus escolhe Nazaré, lugar pobre e distante dos grandes centros religiosos, para esse anúncio sagrado.
Assim, desde o início, essa decisão nos mostra que os eventos mais extraordinários podem acontecer nos lugares mais simples e improváveis.
Maria: Exemplo de Fé e Coragem
Diante do surpreendente anúncio do Anjo Gabriel, Maria, mesmo ainda jovem, mostra sua prontidão à vontade de Deus.
“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a Tua palavra. E o Anjo ausentou-se dela”.
(Lucas 1, 38)
Sem ceder ao pânico ou às emoções descontroladas, sua primeira reação já evidencia sua grande força e prudência.
Com cerca de 14 anos, a jovem Maria aceita sua missão com coragem e fé inabaláveis.
A partir do “sim de Maria”, o Espírito Santo a prepara para ser Mãe do Salvador, marcando o início de sua transformação em um verdadeiro Tabernáculo para Jesus.
O consentimento de Maria é o verdadeiro testemunho de confiança e abertura à vontade de Deus.
Sua disposição e total entrega em dizer “Eis-me aqui” permite que o Filho de Deus venha ao mundo, nos concedendo a enorme graça de conhecer Jesus.
Dessa forma, Maria ensina sua primeira grande lição. Pois, mesmo Virgem, concebe Jesus, mostrando que para Deus, nada é impossível.
Assim, ao refletirmos sobre a Anunciação, nos inspiramos na fé e coragem de Maria.
Com seu exemplo, Ela nos ensina sobre a importância da obediência a Deus, reconhecendo cada momento como uma oportunidade de graça.
****
Neste Dia tão especial, convido você a manifestar sua devoção à Nossa Senhora, incluindo seu Nome na Santa Missa.
Faça isso ligando para o número 0800-608-2128 ou clique na imagem abaixo para demonstrar sua fé, amor e devoção a Maria, seguindo os exemplos de confiança e entrega que ela nos deixou.
1 Comentário
Boa noite, gostaria de enviar a minha contribuição