Pais de Maria Santíssima
23 – A que nação pertencia Maria Santíssima?
A nação judaica, que foi outrora escolhida por Deus para conservar sobre a terra o depósito da verdadeira religião e dar ao mundo o Salvador prometido.
24 – Como se chamavam os pais de Maria Santíssima?
São Joaquim e Santa Ana, ambos recomendáveis pela sua virtude.
25 – De que tribo e de que família eram os pais de Maria Santíssima?
Da tribo de Judá e da família de Davi.
Dogmas Marianos
26 – O que são dogmas?
São todas as verdades reveladas e propostas a crer pela Igreja como tais, ou seja, como de fé divina; e ainda todas as verdades cujas contraditórias foram condenadas pela Igreja como heréticas e todas a verdades manifestamente contidas na Sagrada Escritura.
27 – A Igreja é infalível quando nos propõe um dogma para crer?
Sim, porque a Igreja é assistida pelo Divino Espírito Santo: “Rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro Paráclito, para que permaneça convosco até a consumação dos séculos, Espírito da verdade” (São João 14,16).
Nosso Senhor disse ainda: “Ide, ensinai a todas as gentes… Eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (São Mateus 28,20). Se a Igreja errasse na proposição de uma verdade da fé, teria falhado a promessa de Nosso Senhor. O que é manifestamente um absurdo.
28- Quais são dos dogmas marianos?
Os dogmas marianos, ou seja, as verdades sobre Nossa Senhora reveladas por Deus, definidas como tais pela Igreja e por Ela propostas à nossa crença são: a Imaculada Conceição, a Maternidade Divina, a Virgindade Perpétua e a Assunção Gloriosa.
Fonte: Catecismo de Nossa Senhora – resumo do livro “Maria ensinada à Mocidade – pequeno Catecismo de Nossa Senhora” publicado em 1915.
2 Comentários
São Joaquim e Santa ana, rogai por nós
Obrigada Mãezinha pelas graças alcançadas. Amém!