Maternidade Divina
35 – Será Maria a Mãe de Deus?
Sim. Maria é Mãe de Deus, porque, embora não tenha gerado a natureza divina, nem a pessoa divina, enquanto tal gerou, todavia, a natureza humana unida à pessoa divina. A natureza humana de Jesus só existe e só existiu unida à natureza divina. Ora, o termo completo da geração é a pessoa e não a natureza. Portanto, Maria deu à luz uma Pessoa divina, é Mãe de Deus.
36 – quando nossa Senhora se tornou Mãe de Deus?
No momento da Encarnação. O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a Maria, para anunciar-Lhe que seria Mãe de Deus: “Eis que conhecerás no teu ventre e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc. 1,31). E Maria consentiu: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc. 1,38). E o verbo, o Filho de Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, fez-se homem no seio puríssimo de Maria.
37- A Maternidade Divina de Maria é também um dogma da fé?
É um dogma de fé, contido da Sagrada Escritura e na Tradição. Este dogma foi definido solenemente pela Igreja nos seus concílios como o de Éfeso, no século V e da Constantinopla no século VI; está contido no Credo, símbolo de nossa fé; na pregação constante da Igreja, nas liturgias mais antigas.
38 – Poderia citar mais algumas passagens das Escrituras que dizem ser Maria Mãe de Deus?
a) “O Santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc. 1, 350)
b) “Quando se completaram os tempos, Deus mandou seu Filho nascido de uma mulher” (Gal. 4.4).
39 – Em que dia se celebra a festa da Maternidade divina de Maria?
2 Comentários
Súplico a virgem maria peço oração pra minha familia para o serviço do meu marido e o do meu filho tenho muita fé interceter por nos .
Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a luz do Espírito de verdade, para glória de Deus omnipotente que à Virgem Maria concedeu a sua especial benevolência para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da Sua augusta Mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Bem-aventurados apóstolos S.Pedro e S.Paulo e com a Nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: A IMACULADA MÃE DE DEUS, A SEMPRE VIRGEM MARIA, TERMINADO O CURSO DA VIDA TERRESTRE, FOI ASSUNTA EM CORPO E ALMA À GLÓRIA CELESTIAL.
Pio XII, “Munificentissimus Deus”
1 de Novembro do Ano Santo de 1950
Cristo Jesus, para glorificar Sua Mãe santíssima depois da morte A ressuscitou e A elevou ao Céu em corpo e alma. A Virgem Maria, que sempre viveu para seu divino Filho, também O seguiu na Morte, Ressurreição e Ascensão, até à Glória eterna. No Céu, junto do Salvador, Ela intercede por nós para que sigamos o seu exemplo.