Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.
Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.
A resposta do Cardeal foi breve e singela: “é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos”.
Do mesmo modo, ao responder à pergunta da ACI Prensa sobre o costume promovido pelo Papa Bento XVI de fazer que os fiéis que recebam dele a Eucaristia o façam na boca e de joelhos, o Cardeal Cañizares disse que isso se deve “ao sentido que deve ter a comunhão, que é de adoração, de reconhecimento de Deus”.
“Trata-se simplesmente de saber que estamos diante de Deus mesmo e que Ele veio a nós e que nós não o merecemos”, afirmou.
O Cardeal disse também que comungar desta forma “é o sinal de adoração que necessitamos recuperar. Eu acredito que seja necessário para toda a Igreja que a comunhão se faça de joelhos”.
“De fato –acrescentou– se se comunga de pé, é preciso fazer genuflexão, ou fazer uma inclinação profunda, coisa que não se faz”.
O Prefeito vaticano disse ademais que “se trivializarmos a comunhão, trivializamos tudo, e não podemos perder um momento tão importante como é o de comungar, como é o de reconhecer a presença real de Cristo ali presente, do Deus que é amor dos amores como cantamos em uma canção espanhola”.
Ao ser consultado pela ACI Prensa sobre os abusos litúrgicos em que incorrem alguns atualmente, o Cardeal disse que é necessário “corrigi-los, sobre tudo mediante uma boa formação: formação dos seminaristas, formação dos sacerdotes, formação dos catequistas, formação de todos os fiéis cristãos”.
Esta formação, explicou, deve fazer que “celebre-se bem, para que se celebre conforme às exigências e dignidade da celebração, conforme às normas da Igreja, que é a única maneira que temos de celebrar autenticamente a Eucaristia”.
Finalmente o Cardeal Cañizares disse à agência ACI Prensa que nesta tarefa de formação para celebrar bem a liturgia e corrigir os abusos, “os bispos têm uma responsabilidade muito particular, e não podemos deixar de cumpri-la, porque tudo o que façamos para que a Eucaristia se celebre bem será fazer que na Eucaristia se participe bem”.
4 Comentários
EU quero deixar minha opinião ; concordo plenamente, em receber a comunhão de joelhos e na boca; foi assim que recebi a minha primeira comunhão; era um momento de grande devoção. Onde ficou isto? hoje em dia as pessoas saem , depois de estar com a HOSTIA SAGRADA NA MÃO, DE FRENTE COM AS PESSOAS, segurando a HOSTIA SAGRADA , pelos corredores, isto é tão sem devoção! VAMOS VOLTAR A TER RESPEITO E DEVOÇÃO!
Olga Teodorovitz
EU AGRADEÇO A NOSSA SENHORA POIS ELA VISITOU HOJE A MINHA CASA E MINHA FAMILIA E MEUS VIZINHOS.AMÉM.
O mãezinha querida do céu Nossa Senhora do Imaculado Coração de Fátima que a toda comunhão que recebemos na missa seja um sinal de respito se curvando a Deus e comunhando com fé ,esperança ,amor ,confiança ,peseveração e humildade.
MARIA QUE ELES ESTEJAM NO MELHOR LUGAR DESTE MUNDO JUNTO DA SRA EU OS AMO MUITO MISSAS PARA MEU MPAI NERI, IRMAOS ELNE, NEREU, ESMERILDA, AVÓS,AVÔS,TIOS,TIAS,MADRINHAS,PADRINHOS, SOGOS ,NONOS, ANTE PASSADOS MEUS TODOS E DO MEU ESPOSO, AMIGOS,AMIGAS,VIZINOS(AS) OS QUE ESTAO SEM NINGUEM MAIS QUE REZEM POR ELES MINHA MAE EU PENSO MUITO NESTAS SOZINHAS ,MAS ESTAO JUNTO DE TI O MELHOR LUGAR DA NOSSA VIDA AMÉM,,,,,