Aparecida e o Legado Mariano Português
Após um longo período de incertezas e uma longa dominação política espanhola, o povo português triunfou e novamente se tornou independente.
Um dos primeiros atos do vitorioso rei Dom João IV? Dar sua coroa aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, aclamando-a como:
“A verdadeira Rainha de Portugal […] fez me Deus mercê por sua intercessão, que tomasse posse da Coroa e Ceptro para reinar estes meus livres reinos do pesado cativeiro de Castela [Espanha]”.
Pois um reino cuja origem já se inicia com um ato de agradecimento aos céus e a Nossa Senhora não poderia ter destino alheio à grandeza.
Durante as bem-aventuradas explorações portuguesas, o povo lusitano iluminou os povos sob seu jugo com a doutrina católica.
E não o bastante, de forma vital, suas crenças, essência e formas de ver o mundo.
Em quase uma relação de pai para filho, a nação brasileira cresceu aos exemplos do povo português,
então adotando o mesmo amor pela eterna Rainha de Portugal, Nossa Senhora.
Não é então de se espantar que a imagem que apareceu no rio para os pescadores e foi, subsequentemente, consagrada como a Rainha do Brasil, seja de Nossa Senhora da Conceição, esta a qual chamamos de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”.
É uma confirmação divina da unidade do povo português e brasileiro.
Uma união inquebrantável que irá existir então até o dia em que se fale sobre Nossa Senhora no Brasil.
Mesmo a um oceano de distância, sempre será um único povo; não há de se haver pois dúvidas que o Anjo de Portugal, descrito por Nossa Senhora em Fátima, também zela por nós brasileiros.
Fátima e Aparecida: a mesma aparição, em essência
Da mesma forma que a aparição de Fátima revelou o caminho de Portugal e, em geral, do mundo, para o futuro, Aparecida também nos traz uma revelação.
A imagem Aparecida traz para o Brasil um resumo de sua essência: uma bela imagem de Nossa Senhora da Conceição que se quebra.
Se quebrando, é posta de volta uma vez, duas vezes, quantas forem necessárias: a perseverança brasileira transborda em seu amor por Maria.
O enegrecimento da imagem devido ao tempo também muito diz sobre os vários pois “povos brasileiros”, nós; eu; você.
É uma recordação visual que a salvação não é apenas para os brancos descendentes de portugueses, mas para os negros, japoneses, indígenas, quem for.
Se trata de um símbolo que então linda e perfeitamente ilustra nosso quadro social.
“Aparecida é Fátima!”
***
Ponderou sobre Nossa Senhora Aparecida e o Legado Mariano Português? Acenda pois uma vela para Nossa Senhora Aparecida!
A Vela Virtual é uma grande ferramenta para obter graças, pois os cadastrados terão suas intenções postas na missa de Nossa Senhora Aparecida, neste dia 12 de outubro!
1 Comentário
Boa tarde!.
Peço pelo fim das guerras, pela saúde de Rafael, Karla , Kalina Armando, eu Maria José, Alan Souza, Kellen, Kleber e por todos que estão precisando de cura e libertação