.
São Tomás de Aquino é um santo e doutor da Igreja.
Ele é considerado o maior nome da escolástica, com o cognome de Doctor Angelicus. Ele nasceu no ano de 1225 e veio a falecer em 1274. Ele foi canonizado em 1323 pelo Papa João XXII.
Uma de suas obras mais importantes foi o livro chamado “Tratado dos Anjos” que aborda, entre tantos assuntos angelicais, a questão a respeito dos Anjos bons e dos Anjos maus.
Neste livro, São Tomás nos conta que todo Anjo, seja bom ou mal, tem a capacidade de entender, querer, decidir e escolher. Veja abaixo um pouco a respeito deste tema que tanto gera curiosidade.
AMOR E ÓDIO
.
Veja que interessante este paralelo. Dada a perfeição da natureza de um Anjo, ele foi imediatamente capaz de decidir-se pelo amor de Deus.
Segundo essa decisão, o anjo bom tornaria-se livre no AMOR, enquanto o anjo mau se resignaria no ÓDIO.
.
Ou seja, os Anjos que elegeram a Deus permaneceram com Ele. Já os que não O elegeram afastaram-se d’Ele.
.
São Tomás ainda aborda que apesar disso, mesmo depois do sim e do não, uns e outros continuaram possuindo tais capacidades naturais com relação às coisas criadas, mas não de um modo semelhante e nem com a mesma finalidade.
.
Os Anjos bons possuem as capacidades em perfeição e as utilizam com a finalidade voltada para o bem, exercendo sua autonomia e sua liberdade para realizarem.
.
Mas os anjos maus possuem capacidades com limitações e não as utilizam para fazerem o bem, senão, o mal que desejam, embora não possam fazer todo o mal que desejam à revelia da permissão divina.
.
VOCÊ SABIA DESSA?
.
Entre os Anjos bons, um é superior ao outro. E, entre os maus, um também é superior ao outro com relação ao que recebeu na origem de sua criação.
O Anjo que, mediante sua faculdade, livremente entendeu, quis, aceitou, escolheu e decidiu-se pela VERDADE que lhe foi manifestada no instante da criação;
.
Foi confirmado no amor e no serviço a Deus num instante imediatamente posterior: eis a bem-aventurança.
.
Mas, o anjo que fez o contrário, que, decidida e livremente, afastou-se do amor e serviço a Deus, logo no instante depois de sua criação, caiu.
.
Para se proteger dos Anjos maus é fundamental a proteção de Nossa Senhora. Então, nós podemos pedir pela intercessão d’Ela porque Ela esmaga a cabeça da serpente e vence todos os demônios.
.
Já, os Anjos bons podem nos ajudar com a inteligência deles. Eles sabem como interceder e nos ajudar a vencer as tentações dos demônios. Então, vale a pena rezarmos para os nossos Anjos da Guarda porque eles são os nossos guardiões.
.
O seu Anjo foi designado desde o momento que em que nasceu. Todos nós temos um.
Isso faz parte da alma humana.
Portanto, sempre que precisar e se sentir em uma situação desfavorável, reze ao seu Anjo da Guarda para que ele lhe proteja, inspire e acompanhe.
É muito bom estarmos próximos dos nossos Anjos da Guarda, que são BONS.
Afinal, são eles que nos acompanham desde o momento que nascemos. Eles são os nossos melhores amigos.
.
.
* * *
.
Ligue agora para nossa Central de Orações e inclua seus pedidos na
Santa Missa de Proteção dos Anjos.
.
Ligue agora para:
.
0800 773 11 19
(grátis para todo o Brasil)
.
.
.
.