A Via Sacra é o exercício de piedade mais eficaz para o tempo da Quaresma

Entre os exercícios de piedade promovidos pela Santa Igreja para o tempo da Quaresma nenhum é tão eficaz quanto a Via Sacra.

De conteúdo doutrinário amplo e profundo, ela se compõe de 14 estações representando o doloroso e heroico caminho de Nosso Senhor Jesus Cristo carregando a Cruz, desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário.

Sua origem é atribuída à Santíssima Virgem Maria, que visitava com frequência os lugares sagrados onde seu divino Filho padeceu e morreu pelos nossos pecados. Procurando seguir suas maternais pegadas, os primeiros cristãos se puseram por sua vez a visitá-los, a fim de meditar nos indizíveis sofrimentos de Jesus e de Maria, co-redentora do gênero humano.
Quando a Terra Santa caiu em mãos dos infiéis, e não podendo mais os cristãos visitar sem perigo esses veneráveis lugares, os medievais começaram a erigir cruzeiros um pouco por toda a Europa, representando as estações de Jerusalém. E esses cruzeiros ou estações foram sendo enriquecidos ao longo dos tempos pela piedade dos cristãos, e contemplados com indulgências concedidas pelos Papas.
Por exemplo, ganhamos indulgências quando recolhidos e meditando na Paixão de Jesus Cristo, passamos de estação em estação da Via Sacra. Reflexão inédita, porque é através dela que o cristão pensa em Jesus Cristo – nos sofrimentos, no heroísmo e no infinito amor d’Ele para conosco.
Um Deus que Se torna homem e Se imola por nós, escolhendo o pior martírio que é o de morrer pregado na Cruz.
Quem não se estremece e se compadece de um Deus que tanto nos amou? Quem não vê e contempla a dureza, o escárnio, a zombaria, o desprezo e a humilhação de um Deus todo ensangüentado, repleto de chagas e de ferimentos? Quem não se condói vendo-O abandonado, desprezado, triturado como um verme que se contorce sobre a ação da dor?
.
Muitas almas se perdem por não pensarem na paixão e morte de Jesus Cristo! Tivéssemos nós presentes Jesus coroado de espinhos, revestido de um trapo, segurando a cana da irrisão, todo coberto de sangue e chagado, dificilmente deixaríamos de pensar em nossos pecados.
.
.
Conta Santo Antônio Maria Claret que ao deixar um grupo de religiosos um local de missão para ir pregá-la em outras paragens, ensinou aos seus neófitos o exercício da Via Sacra. Qual não foi o contentamento desses missionários ao retornarem àquele lugar e encontrarem todos os fiéis em estado de graça. Sem dúvida, foram obedientes aos conselhos recebidos.
.
São Leonardo de Porto Maurício sugeria àqueles que desejassem com ardor evitar um mal, progredir na virtude, levar uma vida santa e piedosa e atingir em pouco tempo a perfeição cristã, a prática fervorosa do piedoso exercício da Via Sacra. São Boaventura aconselha que tenhamos sempre diante dos olhos Jesus Cristo em sua Cruz agonizante e morrendo, caso desejemos conservar a chama da devoção e da piedade.
.
O fim dessa devoção é cultivar em nós os sentimentos que devemos ter de gratidão e amor para com um Deus que padeceu, sofreu e morreu por nós. É para avivar em nós os mais firmes movimentos de contrição pelos nossos pecados, para cuja remissão nosso Salvador não só padeceu e morreu, mas ainda nos proporcionou com Seu sangue a insigne graça de imitá-Lo em suas virtudes.
.
A Quaresma e a Semana Santa são tempos propícios para seguirmos o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Mãe Santíssima.
.
Enquanto se avolumam assustadoramente o pecado e a devassidão, levando um número incontável de almas a se condenar, contemplemos a Paixão e Morte de Jesus no exercício da Via Sacra. Meditemos nas palavras do Real Profeta: “Quae utilitas in sanguine meo?”
.
Fonte: Blog Padre David Francisquini

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

5 Comentários

  • Peço em nome da virgem Mãe Santíssima, Divino Pai Eterno, me proteja e proteja os meus dois filhos, Clint Almeida da Veiga e Luana Almeida Peniche, peço muitas oração de paz e amor união e assima de tudo a fé. Amém

    Resposta
  • Gostaria de pedi orações pra meus filhos, Leandro, Laerson e Jessica para que consigam graças em suas vidas. E por minha saúde que esta um pouco fraca para minha amiga Telma pra que recupere logo sua saúde, para minha neta Maria Júlia.

    Resposta
  • Oração pelos meus três filhos, marido, mãe, netos, irmãos, secretária e colega de trabalho. Paz,saúde,muitas bençãos nos nossos lares.

    Resposta
  • Gostaria de pedri Oracoes pelos meus irmaos, que DEUS de-lhe sempre amor,paz,forca espiritual,seguranca nos vossos passos.Amen!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?