Hoje damos início ao Tempo do Advento, o grande momento em que nos preparamos para a chegada de Nosso Senhor.
Mas também é o Tempo mais sublime de vivermos na companhia da Santíssima Virgem.
Chegada a hora do nosso calendário litúrgico de nos prendermos ainda mais nas orações e meditações do Santo Rosário; no caso, realizar exames de consciência com afinco, reforçar os pedidos de intercessão à Nossa Senhora para que haja uma verdadeira conversão à santidade.
Neste período, Maria torna-se um modelo importantíssimo a ser seguido, na alegre esperança de que aguardamos a chegada do Senhor.
Por isso, é importante nesse período se dedicar mais a vida católica, intensificando, por exemplo, em nossos lares o culto e amor à Maria e Nosso Senhor.
Afinal, O tempo do advento é um tempo em que nos preparamos espiritualmente para celebrar o nascimento de Jesus.
Nele fazemos memória da espera do Messias por parte dos justos e também da expectativa que a Virgem Maria e São José viveram a espera do Menino Deus.
Para vivermos melhor este tempo, reze essa orações compostas pela Serva de Deus Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, carmelita descalça:
1ª SEMANA DO ADVENTO
Ó Mãe querida, adoro convosco ao Deus oculto em vosso seio materno e virginal.
Neste movimento de adoração, quero englobar todas as almas, num hino de louvor.
Maria, ensinai-me o silêncio interior, o silêncio divino. Mas ensinai-me também o silêncio de palavras, sem rudeza, mas suave e pacífico.
Este devia ser o vosso silêncio, ó Maria. Vinde, Jesus, e não tardeis!
2ª SEMANA DO ADVENTO
Ó Maria, Mãe do Verbo Encarnado, eis-nos ajoelhados convosco, num profundo movimento de adoração e louvor.
Ensinai-nos a doce intimidade com vosso Filho adorável.
Ensinai-nos a penetrar cada vez mais profundamente, no profundo mistério de vosso amor por nós – amor materno, amor solícito para nosso bem. Vinde, Senhor, e não tardeis!
3ª SEMANA DO ADVENTO
Ó Maria, ensinai-nos a profunda humildade com a qual dissestes a Deus: “Eis a serva do Senhor”. Serva na dependência total de Deus.
Ensinai-me, ó Mãe, a verdade e somente a verdade. A verdade é o olhar translúcido de Deus sobre nós.
À esta luz, como veremos a Luz! Sim, veremos a Luz através de todos os acontecimentos e viveremos na adoração. Vinde, Senhor, e não tardeis!
4ª SEMANA DO ADVENTO
Ó Jesus, vivendo em Maria, vinde e vivei em mim, na plenitude de vossa vida. Sim, Jesus, tomai conta de nosso ser.
Que sejamos apenas “transparências” de vosso amor, de vossa doçura, de vossa firmeza, de vossa bondade. Por Maria, com Maria. Vinde, Senhor, e não tardeis!