Segundo ACI/Europa Press, 80% das mulheres que se submeteram a um aborto sofrem de sintomas depressivos, enquanto que 40% pensou em suicidar-se. Estes são os resultados apresentados numa primeira nota técnica de um grupo de trabalho que se dispôs a estudar os aspectos médicos do aborto. Esse grupo estava integrado no Comitê de Especialistas do movimento espanhol “Derecho a Vivir” (DAV).
O resultado da pesquisa, realizada pela psiquiatra da Universidad de Navarra (UNAV) Carmen Gómez-Lavín, revela outros sintomas relativamente frequentes entre mulheres com Síndrome Post-Aborto como transtornos da sexualidade (40%), abuso de drogas, particularmente entre adolescentes (30%), alterações de conduta (60%) ou irritabilidade (70%).
Os resultados da pesquisa mostram que, em mulheres que se submeteram a um aborto a mortalidade é entre 3,5 a 6 vezes maior durante o período imediatamente posterior à intervenção e no ano que se segue, do que entre as que dão a luz, principalmente por causa de suicídios, acidentes e homicídios. “A incidência de suicídio é entre 6 a 7 vezes maior do que em mulheres que dão a luz”, indica.
Esses resultados científicos põem em dúvida, na opinião da comissão de especialista do DAV, que a proposta legal do “perigo para a saúde física ou psíquica da mãe”, que atualmente é responsável por 90 por cento dos mais ou menos 113.000 abortos praticados anualmente na Espanha, de acordo com os dados de Ministério da Saúde, “ajude realmente a proteger a saúde da mulher”. Pelo contrário, a comissão do DAV se pergunta “se (esta determinação legal) realmente diminui o risco para a saúde psíquica da mãe”.
Concluindo, o DAV considera que “a evidência científica demonstra que submeter-se a um aborto, longe de melhorar a saúde psíquica da mulher, ocasiona na maioria delas graves transtornos psíquicos”.
2 Comentários
“Aborto” um mal que não sai mais da mente de quem o pratica.Causa transtornos na sua vida pessoal e emocional.Não deve ser fácil esquecer-se desse ato de acabar com a vida de um ser humano e indefeso ,tirado de suas próprias entranhas.Peçamos a Deus perdão por estas mães que abortam,pois carregarão por toda a vida esse a tristeza desse ato,muitas vezes impensado.Querida Mãe Santissima interceda por todas elas e consiga -lhes o perdão de Deus e a paz para suas Vidas!
estou presizando de ajuda mim mãe mim protegem faça com que eu resovo todos meus problemas protegem minha familia da tudo que eles m,erecer sim tb minha mãe da muito felicidade pra meu irmão e faco com que ele consiga um bom trab por tudo que e de mais sagrado