“Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem,
não me deixe desanimar”
A Igreja celebra neste dia, a Virgem Maria na sua compaixão e nas suas sete dores que tiveram como ápice a Paixão e Morte do Seu Divino Filho.
Celebramos a paciência e a força com que Nossa Senhora assistiu à crucifixão e morte de seu Filho deixando-se atravessar pela espada de dor que lhe profetizara o santo profeta Simeão.
Esta memória, celebrada desde o século XIII na Ordem dos Servos de Maria, foi estendida a toda a Igreja pelo papa Pio VII, para comemorar sua libertação do cativeiro onde esteve sob o jugo de Napoleão Bonaparte, o ímpio imperador francês.
O Evangelho não nos diz que Maria Santíssima tivesse estado presente em nenhum dos gloriosos momentos da vida de Jesus, mas diz-nos, que ela estava presente aos pés da Cruz:
“Perto da cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe, a irmã de sua mãe,
Maria de Cléofas e Maria Madalena” (Jo 19,25)
Ninguém a impediu de estar junto ao Seu Filho que estava sendo julgado e condenado, mas também Cristo não a chamou. É o Seu imenso amor que lhe dá coragem para estar lá.
E foi permanecendo aos pés da cruz que ela uniu seus sofrimentos aos de seu filho pela salvação do mundo. Isto faz com que Maria Santíssima mereça o título de “Corredentora do gênero humano” com justa razão.
Mas a Santíssima Virgem não tomou somente parte nas dores de Cristo durante sua Paixão. Essa festa nos lembra ainda que a Virgem Santíssima, continua compadecente e participante da agonia de Cristo que, segundo Blaise Pascal, deverá durar até o fim do mundo.
A recordação das Dores de Nossa Senhora para nós é um convite para agirmos tal e qual a Santíssima Virgem, participando ativamente da Redenção de Cristo, porque também nós somos chamados a fazê-lo.
Esse é um dos convites que Ela fez em Fátima aos 3 pastorinhos e que eles aceitaram-no com grande generosidade, atitude essa que devemos imitar para consolar a grande dor que aflige o coração de Nosso Senhor e de sua Santíssima Mãe.
****
Missa de Nossa Senhora das Dores
Você sofre ou lida com alguma situação que lhe causa angústia?
Então saiba que não ninguém melhor do que Nossa Senhora das Dores para lhe ajudar nesse momento.
E você pode recorrer a Ela incluindo seu nome na Missa de Nossa Senhora das Dores que a Associação mandou celebrar.
Para inscrever seus pedidos você só precisa ligar agora mesmo no:
0800 608 2128
Toque ou pressione o número para discar automaticamente se estive no celular.
A ligação é grátis
Caso você não consiga falar com a associação pelo telefone, acesse aqui para incluir suas intenções gratuitamente.