O hino “Salve Estrela do Mar”, mais conhecido pelo seu nome em latim “Ave Maris Stella” tem uma origem difícil de precisar, como muitas orações medievais muito antigas.
A piedade medieval era extremadamente rica e fértil sendo que muitos contributos iam enriquecendo constantemente as fórmulas de piedade.
Isso se deu também com este hino. O “Ave Maris Stella” foi muitíssimo popular na Idade Média e foi objeto de muitas composições e variantes que foram se fecundando reciprocamente.
As primeiras notícias dele remontam ao século VIII.
O criador da letra teria sido São Venâncio Fortunato (530-609), bispo de Poitiers, a quem atribui-se também o “Pange Lingua Gloriosi Proelium Certaminis” (“Canta, minha língua, o glorioso combate”) que serviu de inspiração para o hino eucarístico “Pange Lingua Gloriosi Corporis Mysterium” (“Canta, minha língua, o glorioso mistério da Hóstia”) de São Tomás de Aquino.
A melodia do “Ave Maris Stella”, provém do cântico irlandês “Gabhaim Molta Bríde” composto em honra de Santa Brígida.
O “Salve Estrela do Mar” tem relevante importância na preparação da consagração à Santíssima Virgem como escravo de amor, segundo o inspirado método de São Luís Maria Grignion de Montfort.
A liturgia católica saúda com o poético “Ave Maris Stella” a Nossa Senhora como “Estrela do Mar”. Porque Nossa Senhora é a Estrela do Mar, quer dizer, a Estrela Polar, que é a mais brilhante, alta, e suprema das estrelas que guia os navegantes em meio à escuridão.
No “Ave Maris Stella” o fiel reza “mostrai que Vós sois Mãe”. Conta-se que na Idade Média um homem rezando aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, quando chegou a estas palavras, a imagem se animou e respondeu a ele: “mostra que és filho”!
Na hora de nós nos dirigirmos a Nossa Senhora pedindo para Ela mostrar que é Mãe, pensemos que Ela tem o direito de nos dizer: “Meu filho, mostra que és filho!”
Não há nada melhor que pedir as luzes do Espírito Santo para que a Estrela do Mar nos ilumine no meio do mar agitado e da escuridão hodierna. Só assim nossa nau atingirá o verdadeiro porto, quer dizer, a via de Nossa Senhora e a graça dEla.
Ave, maris stella,
Ave estrela do mar,
Dei Mater alma,
Mãe de Deus sagrada,
Nossa Senhora dos Bons Ares, Buenos Aires
Atque semper Virgo,
Quem sempre Virgem sois,
Felix cæli porta.
Porta feliz do Céu.
Sumens illud Ave
Tomando aquela Ave
Gabriélis ore,
Por voz de Gabriel,
Funda nos in pace,
Firmai-nos bem na paz,
Mutans Hevæ nomen.
Mudado o nome Eva.
Solve vincla reis,
Aos réos soltai prisões,
Profer lumen cæcis,
Aos cegos vista dai
Mala nostra pelle,
Nossos males tirai
Bona cuncta posce.
Todos os bens pedi.
Monstra te esse matrem,
Mostrai que Vós sois Mãe,
Sumat per te preces
Por Vós ouça os rogos,
Qui pro nobis natus
Quem por causa de nós,
Tulit esse tuus.
Quis vosso Filho ser.
Virgo singuláris,
Ó Virgem singular,
Santa Maria del Mar, Barcelona
Inter omnes mitis,
Mais que todos branda,
Nos culpis solútos
Livres nós da culpa,
Mites fac et castos.
Brandos, castos fazei.
Vitam præsta puram,
Dai-nos vida pura,
Iter para tutum,
Os passos dirigi,
Ut vidéntes Jesum
Porque vendo a Jesus,
Semper collætémur.
Vivamos com prazer.
Sit laus Deo Patri,
Louve-se Deus Padre,
Summo Christo decus,
Honre-se o seu Filho,
Spirítui Sancto,
E seu divino Amor,
Tribus honor unus.
Aos três um só louvor.
Amém.
Fonte: Orações e Milagres Medievais
16 Comentários
Nada mais lindo do que rezar: Ave Maria, cheia de graça. O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus.
Boa tarde, poderia me passar o telefone dos devotos de Nossa Senhora de Fatima em Maringá Paraná.
Grata,
Estimada Da. Zilda,
Salve Maria!
Na cidade de Maringá não temos sede da Associação Devotos de Fátima. Somente em São Paulo. Caso a senhora queira falar conosco pode telefonar para o 0800 773 1119 ou 4368 2253 (para São Paulo).
em Jesus e Maria
Marcos Aurélio
Muito lindo.obrigada por tds estas maravilhas que me enviam.
Quero pedir a mãe celestial que me de a cura em minha garganta sem precisa cirugia . E agradeço ainda varias benção que ja tenho recebindo da mãe do céu. assim seja amém. Pauulo brito , cidade de maringá – PR
Ao ouvir os acordes deste belíssimo hino me ponho a agradecer à querida mãe celestial por todas as graças alcançadas e que me tire todo o medo de dirigir carro e de não crer na conversão, cura e libertação da minha filha. Que minha fé aumente cada dia. Amém.
“Ave,Maris Stella”ensina-me a orarar com confiança em minhas atribulações,guia-me com tua luz quando eu me deparar com a escuridão .Faça com que eu possa ser mais atenta aos ensinamentos de Deus e saber ouvi-lo em minhas aflições,que a luz do Espirito Santo mostre me sempre os raios que de luz que vem de Vós.Ó Virgem Gloriosa e Bendita!Amém.
lindo obrigado por mandar essa mensagens lindas amém.
Tive a graça de que fosse cantado o Hino Ave Maris Stella em meu casamento, para mim é a mais linda declraração de amor a Nossa Senhora a Virgem Santissíma, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo a quem ela tanto amou. Ela é linda é a Flor Perfeita que perfumou desde a nossa entrada na Igreja para nos unirmos em Matrimônio e continua perfumando a nossa união nesses vinte anos. Amo muito Aquela que muito amou o Verbo Encarnado.
Ave cheia de grça,ave cheia de amor,este tb é um hino muito lindo. como este que estou ouvindo agora.
NOSSA SENHORA DE BUENOS AIRES EU PEÇO AJUDA PARA MOVER ESSE GRANDE OBSTACULO DA VIDA DE CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA QUE É A EX-MULHER NA VIDA DELE NÃO DEIXA ELE VIVER E NEN GOSTA DE SÓ DO DINHEIRO DELE ME AJUDE A RETIRAR ESSE OBSTACULO.AMÉM.
Tudo que se refere a Nossa Mãe de Deus é magnífico! É maravilhoso!Viva Nossa Senhora!
Salve “AVe Maris Stella”,ensina-nos o amor.És nossa mãe,queremos mostrar que somos Teus filhos.Ilumine as nossas vidas neste mundo para chegarmos ao Verdadeiro Porto Seguro:”JESUS”.
A majestade do Hino Ave Maris Stella, em letra e canto sacro, revela no seu mais alto grau a grandiosidade do louvor católico à Santa Mãe de Cristo. Enleva-nos a alma, embevece nosso espírito, dissolve nossa mente presa às vicissitudes diárias da vida e libera do coração o mais puro amor, o mais elevado espírito de solidariedade cristã, torna-nos a nós, cristãos, pessoas melhores, nos faz mais humanos. Lamentável ter sido banido, como os cantos sacros católicos em geral, da Santa Missa, na quase totalidade das igrejas. Lamentável. Devemos incorporar mais essa batalha na restauração da Igreja Católica: o retorno da música celestial, do canto sacro e gregoriano, dos autores clássicos que engrandeceram o rito católico ao máximo, nos séculos passados -Mozart, Haydn, Händel, Bach, Vivaldi, Cherubini e outros.
O mãe que esta orações que a mim foi ensida eu possar no transcorrer de minha vida faze-la(Ave,Maris Stella)fortale-ce guia-no e orienta-nos a cada dia em nossa conversão diaria a esta sempre junto de vos.
Gosto de receber as mensagens continue mandado mais