E quando mesmo orando mais, suplicando e recorrendo ao auxilio do Senhor, acabamos caindo em alguma falta?
Parece que a oração não foi eficaz?
“Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Porque nós não temos que lutar (somente) contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados e potestades (do inferno), contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos (espalhados) pelos ares. Portanto, tomai a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e ficar de pé depois de ter vencido tudo.” (Efésio 6, 11-13.)
Certamente muitas vezes temos passado e ainda possamos passar por esse “dia mau” de que fala São Paulo. Há dias em que logo nas primeiras horas percebemos que a luta será mais intensa e que as tentações se levantam contra nós com muito mais ímpeto. Muitas vezes, conscientes de nossa fraqueza, já nas primeiras orações pedimos a Nosso Senhor, por meio de Nossa Senhora, um auxílio maior para determinadas situações.
É que nesses “dias maus” as ocasiões de pecado se apresentam muitas vezes de forma sutil, e em outras, de forma violenta. É um verdadeiro sofrimento! Então devemos suplicar mais intensamente o auxílio de Deus.
Mas, infelizmente, mesmo orando mais, suplicando e recorrendo ao auxilio sobrenatural, a pessoa pode acabar caindo!
Pode-se indagar por que razão que, embora essa pessoa se tenha dado conta, com antecedência, das dificuldades a serem enfrentadas e ter feito as orações, no entanto isto não lhe adiantou no sentido de ter evitado cometer a falta? Por que lhe faltaram as forças suficientes para ela se manter de pé?
Acontece que, além da oração, é indispensável também a vigilância. Ou seja, é preciso prevenir e evitar as ocasiões.
“Vigiai e orai para que não entreis em tentação. Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (São Marcos 14,38.)
O grande problema, muitas vezes, quando sofremos tentações fortes, é deixarmos nos levar apenas pelos sentidos e não por uma prévia deliberação firme da vontade. Aí cedemos aos impulsos emocionais mais agudos.
Em momentos como estes, acabamos olhando apenas para o objeto da tentação e ignoramos as circunstâncias que a produzem.
A vigilância está em antever o problema, em buscar resolvê-lo antes que se manifeste, evitando a ocasião. É como um general que tem os soldados sempre prontos para o combate. Ao perceber qualquer indício de provável adversário, imobiliza-o antes que ele se aproxime.
Quando Nosso Senhor acordou os Apóstolos e disse: “Levantai-vos, vamos; eis que aquele que me há de entregar está próximo” (São Marcos, 14, 42), Ele não os adverte para que fujam, mas para que se dêem conta de que o inimigo está chegando.
Da mesma forma, nós devemos estar atentos para não darmos nenhuma oportunidade a inimigo de nossas almas nos surpreenda “dormindo”.
Devemos prestar atenção nas circunstâncias e rejeitar toda e qualquer concessão que mais tarde se tornará numa fraqueza quando a tentação se manifestar.
Vigiar é estar atento a tudo o que acontece ao nosso redor. Deus dá-nos a capacidade de perceber as realidades e os perigos que nos rodeiam. Aí, rezando, Ele nos dá as graças e a força necessária para reagir.
Devemos proceder como a dona de casa que, ao olhar para o céu e perceber que virá chuva, corre até o varal e recolhe as roupas para que não sejam molhadas. Não basta a pessoa rezar, mas não evitar, por exemplo, programas, filmes, revistas e conversas que irão lhe instigar e lhe arrastar ao pecado! Será uma falta de vigilância.
Todos nós temos plenas condições de identificar em que ponto somos ou estamos mais fracos, pois Deus concede-nos sua graça e a capacidade de nos conhecermos a nós mesmos. É preciso, pois, vigiar (agir sobre as tendências más) e orar.
Baseado em http://cotidianoespiritual.blogspot.com/
12 Comentários
Minha Nossa Senhora de Fatima. Mae amantissima. Peço pela restauraçao da minha uniao com a minha esposa Lidyane Matos. Estamos separados. Hoje neste dia 05 de agosto completam-se sete meses. E muita tristeza em meu coraçao. Peço com toda a minha FE em JESUS CRISTO o filho de DEUS PAI. Eu creio em vos. Eu tenho F´E, mas aumentai a minha FÉ em ti Senhor. Amem
Minha N.Sra amada pelo amor de V.Filho JESUS te peço que me livre das aemações, olho grande, e de td mal que mandaram p/mim, ajude-me a ter meu emprego de volta, a sair detsa situação a qual me encontro que vs conhece, que nunca seja destruido o amor e a confiança entre eu e minha filha, que eu consiga resolver e pagar minhas dividas, que eu tenha sempre sua benção em minha vida e que minha familia, filha neta genro mãe e os demais sejam tb abençoados e protegidos de todos os males desta vida.que vós amada mãe abençõe minha vida de minha filha neta genro mãe e familia nos dando a graça do emprego,saude,paz dinheiro para nossas necessidades. amem. assim seja assim será em nome de vosso filho amadoJESUS!!obrigada mãe santissima ,sei que conseguirei pois vós é mãe e sabe do que eu preciso. amem.
peço mesiricordia nossa senhora pela libertação de meu filho henrique das drogas tambem,pela minha vida financeira,pela minha familia e para conseguir meu trabalho de volta muito obrigada.
Gosto de receber todos os dias , as mensagens se Nossa Senhora .Peço A SUA INTERCESSÃO JUNTO a Seu Filho Jesus Cristo, que seja derrubada todas as muralhas de dividas , falta de dinheiro , desunião na família falta de sorte nos negócios por esta dor que minha filha esta sentindo , e que Ela nossa Mãe Santíssima ,Junto com seu Filho Jesus da um rumo a vida amorosa, e trabalho q
SOLICITO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, QUE INTERCEDA JUNTO A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, TRAZENDO A MIM E MINHA FILHA, MUITA PAZ, SAÚDE, PROSPERIDADE E ABUNDÂNCIA FINANCEIRA COM O OBJETIVO DE QUITAR DÍVIDAS PARA COMPRAR A MINHA CASA TÃO SONHADA…. PEÇO TB PAZ, PACIÊNCIA PARA QUE POSSA TRABLHAR E SUSTENTAR A MINHA CASA E FILHA ANA BEATRIZ, AJUDE-ME NOSSA SRª.
OBRIGADA
PEÇO A NOSSA SENHORA QUE ME AJUDE A SUPRIR TODAS MINHAS CONTAS.AMÉM OBRIGADA
SOLICITO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, QUE INTERCEDA JUNTO A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, TRAZENDO A MIM E MINHA FILHA, MUITA PAZ, SAÚDE, PROSPERIDADE E ABUNDÂNCIA FINANCEIRA COM O OBJETIVO DE QUITAR DÍVIDAS E TRAZER A DIGNIDADE A ESTA FAMÍLIA.
Ó Senhor me concede a graça de minha saúde estou precisando muito.
Não me deixas cair ,e nen perder a minha fé. amém
Quanto mais oramos, mais tentações sofremos.
Peço a todos os meus irmãos em Cristo que orem pelo meu filho que está passando por um momento muito dificil.
Obrigada
Todavia,no puedo escribir mucho por que mi mano derecha esta recuperandose de una fractura,
Y el femur aun no se recupero ,espero que Nuestra Señora de Fatima ,me cure lo antes posible.
Hace 16 dias que mi esposo fallecio,siempre le pido fuerzs para vivir a NUETRO SEÑ
FRancisca
Vigiar é estar atento a tudo o que acontece ao nosso redor. Deus dá-nos a capacidade de perceber as realidades e os perigos que nos rodeiam. Aí, rezando, Ele nos dá as graças e a força necessária para reagir. anderson miguel…..
o nossa senhora iluminai pois Deus concede-nos sua graça e a capacidade de nos conhecermos a nós mesmos. É preciso, pois, vigiar (agir sobre as tendências más) e orar.
minha vida , minha familia meu trabalho , minha casa, meu fiho pedrinho amem.. que a alma de anderson miguel descanse em paz..