“O costume de contar pequenas orações de repetição nos dedos da mão, por meio de pedrinhas, é muito antigo.
Primeiramente, foi introduzido o costume de rezar determinado número de vezes o Pai-Nosso. Isto se dava de modo especial nos mosteiros, sobretudo a partir do século X (depois do ano 900) onde muitos católicos não tinham condições de participar das orações dos salmos (do saltério), com leituras e cânticos.
Seus superiores estabeleciam para eles a recitação do Pai-Nosso determinado número de vezes.
Inicialmente, a recitação da Ave Maria era feita sem a inclusão dos episódios – mistérios – da vida de Cristo. Entre 1410 e 1439, o monge cartuxo Domingo de Prusia, de Colônia, Alemanha, introduziu uma espécie de saltério mariano, com 50 Ave-Marias, cada uma seguida de uma referência a uma passagem do Evangelho, como uma jaculatória. Assim, os salmos eram substituídos pelas Ave-Marias e as antífonas, e pelas passagens evangélicas.
São Pio V, Papa de 1566 a 1572 – época final e de implementação do Concílio de Trento, em que foram organizados os livros litúrgicos utilizados até o Concílio Vaticano II – estabeleceu a atual configuração do Rosário. Ele atribuiu à oração do Rosário a vitória naval de Lepanto, em 07 de outubro de 1571, que salvou a Europa de um grande perigo. Por causa disto, introduziu a festa de Nossa Senhora do Rosário.
Esta designação de “rosário” teve origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os católicos adotaram esta prática para Maria Santíssima, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 “rosas” – Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o nome de “terço”. Portanto, o rosário (150 Ave-Marias) é composto pela recitação de três terços (cada um com 50 Ave-Marias ou 5 dezenas de 10 Ave-Marias).
Fonte: Canto da Paz
14 Comentários
senhora mae quero te pedir paz pra minha familia.e pro meu casamento que nao anda muito bem!quero pedir graça espiritual por favor me ajude.quero que me ajude com esses meus ciumes que estar de+ mim abençoe senhora…
Muito bem! m boa a matéria, é bem verdade que muita coisa eu já sabia.
NÃO COMENTARIO MAS PERGUNTO,porque não ouço a voz de DEUS?
Prezado Sr. Antonio Carlos,
Salve Maria!
[Sua pergunta: “porque não ouço a voz de Deus?”]
Não é normal que Deus fale a nós, mesmo que seja pessoa insigne na virtude. Em toda a História, Deus se comunica apenas a quem Ele escolhe de modo especialíssimo, de acordo com seus designios insondáveis e sua Sabedoria infinita. Essas pessoas (quase todas santas) são aquelas que têem uma vocação mística especial. Por exemplo, Santa Teresa D’Ávila, São João da Cruz, Santa Faustina. Com as pessoas não chamadas para uma vocação especial e que são regidas por Deus segundo a mística ordinária (comum), Ele não fala por meio de palavras ou sons, mas por meio da graça inspirando bons desejos, boas aspirações, bons conselhos de outras pessoas, etc. Enfim através de mil modos indiretos. Nós não devemos pedir a Deus que nos conceda visões ou revelações (ou seja, que nos fale), pois é muito perigoso visto o demônio ter poder – sempre com a permissão de Deus, evidentemente – de se intrometer nos nossos sentidos (imaginação) e a pessoa pensar que aquilo vem de Deus, com muito prejuízo espiritual para si e até para outras pessoas. É o que tem acontecido com esses movimentos – às vezes até dentro de igrejas – que ficam apelando para o “espírito”. Aquelas pessoas que tiveram revelações místicas suportaram heroicamente muitas provações e só sairam vitoriosas por que tiveram quem as orientassem (confessores, diretores espirituais) com muito bom quilate em matéria doutrinária e vida de piedade (o que hoje em dia é muito dificil de ser encontrado!).
Nesse sentido, o ideal é nós adotarmos o critério aconselhado por São Luís Maria de Montfort, com relação à Nossa Senhora: “Enfim, querida Mãe, fazei, se possível for, que eu não tenha outro espírito senão o vosso, para conhecer Jesus Cristo e suas divinas vontades; que não tenha outra alma senão a vossa, para louvar e glorificar o Senhor; que não tenha outro coração senão o vosso, para amar a Deus com um amor puro e ardente como vós. Não vos peço visões ou revelações ou gozos ou prazeres, nem mesmo espirituais. (…) Por minha parte, não quero nesta terra outra coisa senão o que vós tivestes, a saber: crer puramente, sem nada gozar ou ver (…). Assim seja a tudo que operais em minha alma, a fim de que nela só vós estejais para glorificar plenamente a Jesus em mim, no tempo e na eternidade”. (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem – “Oração a Maria, para seus fieis devotos – trecho). E nós adotarmos esse critério, é certo que Deus estará contente conosco e nos abençoará.
In Jesu et Maria
Marcos Aurélio Vieira
todas as vezes que vou a rua levo as minhas mil ave marias, gosto muito e nem sempre consi goconcluir a etapa, então comeco tudo em outra oportunidade. eu sei que estou muito protegida. eu tenho mania de rezar as ave marias em qualquer tempo e oportunidade. peco a associacão que mande mais orientacão sobre o terco das mil ave marias. obrigada . regina . abracos.
Nossa Senhora peço proteção para mim e para toda a minha familia inclusive minhas três filhas. sou muito grata por muitas benção e creio em ti amém
senhora gosto muito de rezar o terço tds sei hora,assim em vez enquando,mais gosto muito de le amo mim abençoe…
nossa senhora peço graça pra td minha familia,e pro meu casamento que nao anda muito bem!meu esposo so quer saber de jogo de bebe ganha tao bem mais com os amigos deles leva eles pra o cabarer etc..me ajude no nome do senhor jesus,agradecida…
Olá boa noite, o nome certo é rezar o Rosário de Nossa Senhora, eu tenho esta Devoção, com a Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, convido a todos os devotos da Oração de Rosário de Nossa Senhora, eu sou do Rio de Janeiro, quem quiser se concentrar no horario, das 11 horas da mãnha, pela distancia que for mas é uma corrente de muita Fé, neste horario estarei com meu Rosário, na mão pedindo muita proteção, a Jesus e Nossa Senhora, Amem….!!!! um abraço a todos Devotos..
Quando entramos em oração do terço,primeiramente pedimos a Deus pela oração do Espirito Santo para que nossas orações sejam ouvida,quando meditamos o terço de acordo com dia passamos verificar o evangelho atraves de uma catequese em nosso alcance.Que os três pastorinhos interceda por nos e nossa familia(Francisco,Jacinta e irma Lùcia).que Deus nos abençoe os anjos nos protejam e Salve Maria.
desde quando conhecir falava a minha vo que rezaria o rosario de nossa senhora isto me deixava mas curiosa por que eu ainda nao tinha aprendido a rezar mas como gostava pricipalmente no mes de nossa senhora que se rezava o mes todo muito bonito na decada de sesenta eu teria meus oito anos ou mas hoje o terço ou o rosario nao e rezada nas casas so indo para igreija que tambem e bonito e diferente gosto do terço amo nossa senhora e viva nossa maezinha.
Eu so devota da medalha milagrosa há muito tempo,tenho a medalha os livretos contendo orações e novenas. Portanto espero que ela me abençõe.
A maneira de anunciar as maravilhas das orações que são recebidas no céu por Nossa Senhora, deve vir do coração de cada cristão. Rosário ou terço são singelas orações que doamos à nossa mãe do céu, assim como doamos bouquetes de rosas às nossas mães terrenas. Os costumes, ainda que nascidos da carne, possuem seu valor espiritual. Belas são as formas encontradas pelo homem, para glorificar aqueles que no céu habitam. O Rosário nasce do amor e deve ser distribuído a todo o mundo. O mistério do Rosário nasce do mistério que nos envolve, com relação à nossa estadia na terra e a nossa futura morada no céu. Terço ou Rosário é o que nomeamos as orações. Devemos rezar e mostrar a nossa face à Nossa Senhora e a todos que habitam o céu. A paz esteja com todos nós!
Parabéns! Valiosísimas as informações sobre o terço e a distinção entre o rosário. Confesso que, eu sabia, mas não com tanta riqueza de dados históricos. Tais citações merecem aplausos, porque os católicos são meio desligados, se informam pouco, leem nada a Bíblia, infelizmente a nossa Igreja Católica incentiva pouco os seus fiéis. Uma grande mudança de hábitos se faz necessária e urgente!!!
Abraços a todos.
Maria Hilda