A arca da aliança: prefigura da Virgem Maria
Tão misteriosa e sagrada Arca, construída pela mão do próprio Deus para sua habitação e propiciatório de seu povo, deveria ficar no Templo, onde se encontrava a outra arca material do Antigo Testamento. Por esta razão, Deus ordenou que Maria Santíssima fosse apresentada ao Templo aos três anos de idade. Ali permaneceu até os 13 anos e meio.
Os sacerdotes do Templo, movidos por inspiração divina, julgaram que, conforme o uso da época, deviam estabelecer Maria no estado do matrimônio.
Consultada por um dos sacerdotes do Templo, ela declarou: Quanto à minha vontade, sempre desejei guardar perpétua virgindade, dedicando-me a Deus e ao seu serviço neste santo Templo. Vós, porém, que estais no lugar de Deus, me ensinareis o que for de sua santa vontade.
Com um milagroso sinal, o céu indicou São José como o escolhido para desposar a puríssima jovem, a futura esposa do Espírito Santo e mãe do Filho de Deus.
Maria Santíssima confiou a São José seu voto de perpétua castidade, dizendo-lhe: “Meu senhor e esposo, em meus primeiros anos consagrei-me a Deus com perpétuo voto de ser casta de alma e corpo. Para cumpri-lo, quero que me ajudeis, e no mais, serei vossa fiel serva”.
Repleto de júbilo pelas palavras de sua Esposa, o castíssimo São José lhe respondeu: “Quero que saibais, Senhora, que aos doze anos, também eu fiz promessa de servir ao Altíssimo em castidade perpétua. Confirmo-a agora e prometo ajudar-vos quanto estiver em minhas forças para que, em toda pureza o ameis e sirvais. Serei vosso fidelíssimo servo e guarda”.
Sobre estes divinos alicerces – ou seja, virgindade ilibada, oração, humildade, concórdia – fundou-se o lar e a união da santíssima Virgem Maria e do castíssimo São José.
Assim foram sendo preparados para o mistério da Encarnação do Verbo, missão para a qual Deus os havia destinado.
(Fonte: “Mística Cidade de Deus” – Volume II)
8 Comentários
obrigada por estes lindos textos.
Nossa Senhora rogai por nós.
Que as novas famílias que estão se formando,sigam o exemplo de Maria e José.Se conservem
puros até a realização de seu matrimônio, o que é uma raridade nos nossos dias.Que Nossa Senhora ilumine a mente e o coração de nossos jovens para que eles perseverem na fé,pois
somente com Jesus e Maria eles se conservarão castos.É muita linda a história de José e Maria
pois tudo isso já estava predestinado por Deus para que dois jovens que tinham feito o voto de castidade se encontrassem e ela pudesse ser a Mãe do Criador sem nunca deixar de ser virgem cumpriram os seus votos mesmo após o casamento.Virgem Santíssima,rogai por nós pobres
pecadores que somos.Amém.Amém
Ó maria concebida sem pecado original, rogai por nós q recorremos a vós…
Quando criança, como cantava-se”na cova da iria foi q apareceu”… Hoje interpreta-se a maravilha q é, confio e coloco-a sempre na minha frente e da minha família, amém…
Obrigado por essa mensagem tão linda! eu entrego a minha vida e da minha familia nas maôs de Nossa Senhora.Ó Maria Consebida Sem Pecado Rogai Por Nois Que Recorremos a vòs!
Nossa é maravilhoso este texto.
Nossa Senhora e são Jose lindos,deram seus votos suas honras a seu unico Deus.
Rogai por tds nós o Senhor Jesus Cristo.
EXCELENTE TEXTO DOCUMENTADO… SEMPRE QUIS ENTENDER COMO A UNIÃO DE MARIA E JOSÉ SE ESTABELECEU. OBRIGADA! SOU DEVOTA DE N. SRA. Confio a ELA todas as minhas alegrias e angústias.
Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!
as mensagens divinas devem estar sempre presentes em meus imeios origado