Nossa Senhora foi, Ela mesma, a sua diretora espiritual
No dia 20 de fevereiro, a Igreja celebra a festa de Santa Jacinta de Fátima, uma das três pastorinhas que tiveram o privilégio de testemunhar as manifestações de Nossa Senhora na Cova da Iria.
Seu exemplo de vida e sua resposta fiel ao chamado da Virgem Maria fazem dela um modelo de santidade para todos nós.
Embora Jacinta já demonstrasse, desde cedo, uma inclinação natural para a piedade, ela não era uma menina santa desde o início.
Sua jornada rumo à santidade começou após as aparições, quando passou a levar muito a sério as mensagens e advertências que Nossa Senhora fez em Fátima.
Foi então que Jacinta deu passos de gigante no caminho da perfeição, atingindo em pouco tempo os mais altos graus de santidade cristã. Essa rápida ascensão espiritual se deveu a dois fatores essenciais:
- Jacinta abraçou plenamente a mensagem de Nossa Senhora em Fátima.
- A própria Virgem Maria foi sua guia e mestra espiritual.
São Luís Maria Grignion de Montfort descreve esse mistério da santificação rápida pela ação de Nossa Senhora em sua célebre frase: “Na escola da Virgem, a alma progride mais numa semana do que em um ano fora dela”.
Jacinta e o Chamado à Santidade
O impacto das aparições na vida de Jacinta foi visível para todos. Lúcia, a mais velha dos pastorinhos, descreveu a profunda mudança que ocorreu em sua prima após os encontros com Nossa Senhora:
“Jacinta tinha um porte sério, modesto e amável, que parecia traduzir a presença de Deus em todos os seus atos, próprios de pessoas já avançadas em idade e de grande virtude.
“A seriedade de seu porte era demasiado superior à sua idade. Se, na sua presença, alguma criança ou mesmo adultos diziam algo ou faziam qualquer ação inadequada, ela os repreendia dizendo: Não façam isso, que ofendem a Deus, Nosso Senhor, e Ele já está tão ofendido”.
Jacinta costumava se retirar para lugares ermos, mergulhada em oração e meditação. Em certa ocasião, Lúcia lhe perguntou por que ficava tanto tempo sozinha. Ela respondeu:
“Estava a pensar em Deus, que está tão triste por causa dos muitos pecados. Se eu O pudesse consolar… Jesus está tão triste e eu quero confortá-Lo com a oração e penitência”.
Além de sua profunda devoção, Jacinta também se destacou pelo espírito de sacrifício. Nossa Senhora lhe revelou que sua missão era sofrer pela conversão dos pecadores. Em um dos diálogos com Lúcia, compartilhou um segredo impressionante:
“Nossa Senhora veio visitar-me e me perguntou se eu ainda queria converter mais pecadores. Respondi que sim. Então, Ela me disse que eu deveria ir para dois hospitais, não para me curar, mas para sofrer mais por amor de Deus, pela conversão dos pecadores e em desagravo das ofensas cometidas contra o Seu Imaculado Coração”.
O chamado de Fátima e o significado de Jacinta para o mundo de hoje
O testemunho de Jacinta não pertence apenas ao passado. Seu exemplo continua sendo um convite à conversão e à oração.
Se Nossa Senhora transformou Jacinta, pode também operar a mesma graça em cada um de nós, se abrirmos nossos corações ao seu chamado, se levarmos a sério, também nós, a mensagem de Fátima.
O mundo enfrenta uma grande decadência moral e espiritual, exatamente como Nossa Senhora advertiu há mais de um século. Em suas aparições, Ela fez sérias advertências à humanidade:
- Manifestou seu profundo desagrado com a situação de pecado do mundo.
- Pediu sacrifícios pela conversão dos pecadores.
- Reforçou a necessidade da Consagração ao Imaculado Coração de Maria.
- Alertou que, sem conversão, grandes castigos viriam, incluindo guerras e perseguições à Igreja.
- Pediu com insistência a oração diária do Santo Rosário.
Mas, Nossa Senhora não trouxe apenas advertências. Ela nos deu uma promessa cheia de esperança: “Por fim, Meu Imaculado Coração triunfará”
Diante de tantas incertezas e tribulações, podemos pedir a Jacinta que interceda junto a Nossa Senhora e suplique:
“Venha a nós urgentemente o Vosso Reino. Que a Virgem Maria intervenha nos acontecimentos e desfaça os desígnios maléficos que se instauraram na Terra.”
E que o exemplo de Santa Jacinta nos inspire a abraçar a seriedade do sacrifício, a dedicar nossas vidas a Deus e a nos comprometermos com a mensagem de Fátima.
E se você deseja fazer algo a mais pela difusão da mensagem de Fátima, especialmente a oração do Rosário, torne-se hoje mesmo APÓSTOLO DE FÁTIMA.
Clique aqui e saiba como.
- Você contará com as orações diárias de religiosos que apoiam este apostolado
- Seu nome será lembrado em Missas semanais que mandamos celebrar
- Você ganhará uma Estampa abençoada de Nossa Senhora de Fátima
- E muitos outros presentes espirituais
Veja aqui como se inscrever hoje mesmo nessa Família Apostólica.
Nossa Senhora de Fátima e Santa Jacinta, rogai por nós!