Você Conhece a História de Nossa Senhora Aparecida?
Ave Maria! Finalmente, a Igreja vibra com a celebração da Rainha e Padroeira do Brasil: Nossa Senhora de Aparecida!
No dia 12 de outubro, data onde, inclusive, se celebra também Nossa Senhora do Pilar, foi encontrada pois a imagem original de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Em 1717, três homens pescavam na beira do Rio Paraíba. Eram João Alves, Filipe Pedroso e Domingos Garcia.
Eram homens pobres e estavam pescando com redes e barquinhos simples.
Estavam naquele dia tentando pescar peixes de modo a receber o governante da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro: Pedro Miguel de Almeida Portugal, que estaria de passagem pela região.
Todavia, nada conseguiam pescar. A manhã se passou com redes e cestos vazios. Até que João trouxe sua rede e viu que pegou um objeto pesado.
O pegando da rede, viu que era uma imagem grande de Nossa Senhora da Conceição.
Jogando sua rede novamente, pescou a cabeça da imagem.
Após juntar os pedaços, novamente jogou sua rede. Mas ficou surpreso pelo enorme peso que puxou de volta!
Ele e seus amigos pescaram tantos peixes que tiveram de retornar! Caso oposto, eram tantos peixes que o barquinho não aguentaria o peso!
A história da imagem
Um dia depois, a imagem foi restaurada, ficando então na casa de Filipe Pedroso, passando para seu filho, Atanásio Pedroso.
A imagem ficou na pequena casinha dos Pedroso por um bom tempo, com um pequeno grupo de pescadores indo a prestar a devida hiperdulia e rezar o terço
Então, foi construído um oratório na beira da estrada, para haver mais espaço para os visitantes, que apenas cresciam mais e mais em volume.
Não tardou muito para que se erguesse uma pequena capela perto de onde ficava o oratório.
Durante 100 anos, a devoção cresceu muito, atraindo atenção da nobreza brasileira, dos povos da região e de católicos de todo o Brasil.
Em 1834, se iniciou a construção da Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a “Velha Basílica”.
A Velha basílica foi concluída em 1888. Em 1904, o papa São Pio X autorizou pois a coroação da imagem, 16 anos depois da Princesa Isabel doar um manto e coroa para Aparecida.
Quatro anos depois, o título de Basílica foi então dado por São Pio X.
Em 1930, foi então proclamada pelo papa Pio XI como Padroeira do Brasil a pedido de Sebastião Leme, arcebispo do Rio de Janeiro.
Milagres de Nossa Senhora Aparecida
O Padre Francisco da Silveira, que escreveu pois a crônica de uma Missão realizada em Aparecida em 1748, qualificou a imagem da Virgem Aparecida como “famosa pelos muitos milagres realizados”. E acrescentava que numerosos eram os peregrinos que vinham de longas distâncias para agradecer os favores recebidos.
Mencionamos aqui três grandes prodígios ocorridos por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
O primeiro prodígio, sem dúvida alguma, foi a pesca abundante que se seguiu ao encontro da imagem. Não há outras referências sobre o fato a não ser aquela da narrativa do achado da imagem:
“E, continuando a pescaria, não tendo até então pego peixe algum, dali por diante foi tão abundante a pesca, que receosos de naufragarem pelo muito peixe que tinham nas canoas, os pescadores se retiraram as suas casas, admirados com o que ocorrera.”
Entretanto, o mais simbólico e rico de significativo, sem dúvida, foi o milagre das velas pela sua íntima relação com a fé. Aconteceu no primitivo oratório do Itaguaçu, quando o povo se encontrava em oração diante da imagem.
Numa noite, durante a reza do terço, as velas apagaram-se repentinamente e sem motivo, pois não ventava na ocasião. Houve espanto entre os devotos e, quando Silvana da Rocha procurou acendê-las novamente, elas se acenderam por si, prodigiosamente.
Significativo também é o prodígio das correntes que se soltaram das mãos de um escravo, quando este implorava a proteção da Senhora Aparecida. Existem muitas versões orais sobre o fato. Algumas são ricas em pormenores. O primeiro a mencioná-lo por escrito foi o Padre Claro Francisco de Vasconcelos, em 1828.
***
Acenda uma vela para Nossa Senhora Aparecida, pois a Missa já está para começar!
Acendendo a vela digital, você pode então colocar suas intenções na Missa de Nossa Senhora Aparecida! Clique abaixo!