Hoje, celebramos com grande alegria a memória de São Bento de Núrsia, o pai do monaquismo ocidental. São Bento, com sua famosa Regra monástica, transformou para sempre a história da humanidade e se tornou um baluarte contra as forças diabólicas.
Aliás, São Bento viveu em uma época particularmente difícil. O Império Romano do Ocidente havia caído, Roma estava em ruínas e as raízes do cristianismo ainda não eram profundas o suficiente na cultura e nos corações das pessoas.
Então, o mundo europeu estava impregnado de costumes e superstições introduzidos pelas hordas bárbaras, e era essencial que o Evangelho triunfasse sobre essas influências pagãs.
Sendo assim, para cumprir essa missão, Deus suscitou São Bento. Ele rompeu toda relação com o mundo secular, dedicando-se inteiramente à vida contemplativa e à instrução de muitos, guiando-os pelo caminho da santidade.
Com sua Regra, São Bento fez a Europa florescer em mosteiros e abadias, trazendo nova luz e sal para um mundo que estava insípido e cego, privado da graça e da doutrina cristã.
Nos tempos atuais, em que o antigo paganismo parece ressurgir e sufocar o bom trigo do Evangelho, devemos seguir o exemplo de São Bento. Então, ao buscar a santidade em todas as coisas, podemos ajudar a recristianizar o mundo, redimido por Cristo e conquistado ao preço de seu Sangue.
7 Conselhos de São Bento
Na sua Regra, São Bento oferece recomendações valiosas aos seus monges, que também podem nos guiar:
- Antecipem-se uns aos outros na estima recíproca: Valorize e respeite os outros acima de si mesmo.
- Suportem com muita paciência as vossas enfermidades, físicas ou morais: Tenha paciência com as suas próprias fraquezas e as dos outros.
- Rivalizem em prestar mútua obediência: Compitam para serem obedientes e servir uns aos outros.
- Ninguém procure o que julga útil para si, mas antes o que o é para os outros: Busque o bem dos outros acima do seu próprio.
- Amem-se mutuamente com pura caridade fraterna: Cultive o amor fraternal puro e desinteressado.
- Vivam sempre no temor e no amor de Deus: Mantenha o temor e o amor a Deus em todas as suas ações.
- Amem o vosso abade com sincera e humilde caridade; nada absolutamente anteponham a Cristo, o qual nos conduza todos juntos à vida eterna: Ame e respeite a liderança espiritual, colocando Cristo acima de tudo, para que todos possamos ser conduzidos à vida eterna.
Seguindo esses conselhos, podemos honrar São Bento e continuar sua missão de trazer a luz de Cristo ao mundo.
Significado das Letras na Medalha de São Bento.
A Medalha de São Bento foi examinada e aprovada pela Igreja. Ela reúne a força triunfante da Santa Cruz, que nos salvou, à recordação de São Bento, um dos mais ilustres servidores de Deus.
A honra de figurar na mesma medalha com a imagem da Santa Cruz foi concedida a São Bento, com a finalidade de indicar a eficácia que aquele sagrado sinal teve em suas mãos.
São Gregório Magno, que escreveu a vida do Patriarca São Bento, o representa repelindo, com o sinal da Cruz, as suas próprias tentações, e reduzindo a cacos, com o mesmo sinal feito sobre a bebida envenenada, o cálice que a continha.
Além da imagem da Cruz e da de São bento, a medalha traz ainda certo número de letras, cada uma das quais representa uma palavra latina.
No verso está a cruz de São Bento com as letras:
C.S.P.B. – Que significam “Cruz do Santo Pai Bento” (Crux Sancti Patris Benedicti).
C.S.S.M.L. – Que significam “A Cruz Sagrada seja minha luz” (Cruz sacra sit mihi lux), localizadas na haste vertical da cruz.
N.D.S.M.D. – Que significam “Não seja o dragão meu guia” (Non draco sit mihi dux), localizadas na haste horizontal da cruz.
Reunindo-se essas duas linhas forma-se um verso latino, pelo qual o cristão expressa sua confiança na Santa Cruz e sua resistência ao jugo (influência) que o demônio lhe quereria impor.
Em um círculo, começando no canto superior direito:
PAX – “paz”.
V.R.S. – “Retira-te, satanás”
N.S.M.V. – “nunca me aconselhes coisas vãs.”
S.M.Q.L. – “É mau o que me ofereces”
I.V.B. – “bebe tu mesmo os teus venenos.”
Em latim:
Vade reto satana; nunquam suade mihi vana:
Sunt mala quae libas; ipse venena bibas.
Tais palavras supõem-se terem sido ditas por São Bento: as do primeiro verso, por ocasião da tentação que sentiu e da qual triunfou fazendo o sinal da Cruz; as do segundo verso, no momento em que seus inimigos lhe apresentaram uma bebida mortífera, que ele descobriu benzendo com o sinal da vida o cálice que a continha.
O cristão pode utilizar essas palavras todas às vezes que for assaltado por tentações e insultos do inimigo invisível de nossa salvação.
O próprio Jesus Cristo Nosso Senhor santificou as palavras “Afasta-te, satanás” e seu valor é certo, uma vez que nos é assegurado pelo próprio Evangelho.
Significado da Cruz na Medalha de São Bento
Foi concedida a São Bento a honra de figurar junto com a imagem da cruz na mesma medalha, porque foi com um sinal da cruz que ele operou incontáveis prodígios.
Alguns exemplos…
- Com o sinal da cruz, São Bento fez que se quebrasse um cálice que continha uma bebida para envenená-lo.
- Com o sinal da cruz dissipou as chamas que o demônio fazia ver aos monges de monte cassino parecendo que iriam queimar o convento.
Era com o sinal da cruz que São Bento dissipava as tentações que ele próprio sofria. O demônio, odeia a Cruz, por isso é recomendável fazer sempre este sinal, para afastar as forças malignas.
Além de São Bento, os discípulos dele também operaram inúmeros milagres por meio do sinal da cruz…
- São Mauro, por exemplo, fez com que um cego enxergasse;
- Plácidos curou muitos enfermos;
- São Vulcano salvou o operário que caiu do alto da torre de uma igreja;
- Santo Hugo de Cluny aplacou uma perigosa tempestade;
- São Gregório Sétimo suspendeu o incêndio da cidade de roma e assim inúmeros províncias foram operados com o sinal da cruz.
Viu como o sinal da Cruz é poderoso e é eficaz?
Esse é um dos motivos para a Medalha de São Bento afastar as forças diabólicas daqueles que a usam, por isso recomendo que você sempre a use e não a tire por nada.
Desde o começo os discípulos de São Bento invocavam junto com a santa cruz o nome deste grande santo e foi assim consagrado esse costume.
E algo que pouca gente sabe é que a importância e o poder da medalha de São Bento vêm principalmente da virtude soberana da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que está representada num dos lados da Medalha.
Desde sempre os cristãos tiveram profundíssima veneração com a imagem da Cruz e até os dias de hoje conserva-se o costume de fazer frequentemente sobre si mesmo o sinal da cruz.
Eu raramente vejo, mas há pessoas que fazem o sinal da Cruz sobre si. Já vi até mães e pais fazendo em seus filhos.
Por fim, a esse poder invencível da Santa Cruz representada na medalha, está associada à intervenção de São Bento, que operou no passado numerosos milagres com o sinal da cruz e presentemente os continua operando através dessa medalha!
Fonte: www.aascj.org.br