Hoje, a Igreja celebra a memória de São Luís Gonzaga, padroeiro dos jovens e estudantes.
Primeiramente, São Luís Gonzaga nasceu em 9 de março de 1568, em Castiglione delle Stiviere, Itália. Ele era o filho mais velho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione, e Marta Tana Santena, dama de honra da rainha Isabel de Valois.
Aliás, desde cedo, São Luís demonstrou uma forte inclinação religiosa, optando pela vida de sacrifício e oração. Sua pureza heroica foi mantida desde os primeiros anos de vida, servindo como exemplo para todos.
Então, aos 10 anos, ele decidiu seguir a vida religiosa, renunciando a sua herança e título nobiliárquico. Aos 17 anos, ingressou na Companhia de Jesus (jesuítas), onde continuou a viver uma vida de extrema devoção e serviço aos outros.
São Luís Gonzaga é a prova de que a verdadeira vocação dos jovens não reside na dissipação e nos prazeres desenfreados deste mundo, mas na entrega total a Jesus Cristo.
Por fim, sua vida de pureza, com um corpo casto, uma alma limpa e um coração livre, exemplifica a maturidade necessária para viver o amor verdadeiro.
Neste 21 de junho, sigamos o exemplo de São Luís Gonzaga e nos afastemos dos prazeres mundanos. Reconheçamos a bondade divina e nos entreguemos plenamente à fé.
Que o Senhor nos conceda uma alma jovem, simples e inocente, como a de São Luís Gonzaga, para que um dia possamos participar do banquete celestial, vestidos com a pureza dos que foram redimidos pelo sangue do Cordeiro.
Oração a São Luís Gonzaga
“Senhor, ensinai-me a também gastar a minha juventude em amor a Ti e a todos que necessitarem. Quero, como São Luís Gonzaga, ser capaz de renunciar a todos os amores terrenos e a me dedicar com grande fervor ao Teu chamado para a minha vida. Amém!”