Quando a Irmã Lúcia estava no convento de Tuy, o seu confessor, Padre José Bernardo Gonçalves, sj, tinha-lhe feito por escrito uma série de perguntas sobre o motivo da devoção dos Cinco Primeiros Sábados.
Porque hão-de ser cinco sábados e não nove, ou quinze – devoções que já existiam? Depois de fazer a sua hora santa diante do Santíssimo Sacramento na noite duma quinta-feira, a Irmã Lúcia escreveu-lhe a responder:
“Ficando na capela, com Nosso Senhor, parte da noite do dia 29 para 30 deste mês de Maio de 1930 e falando a Nosso Senhor das duas perguntas, senti-me, de repente, mais intimamente possuída pela Sua Divina Presença. E, se não me engano, foi-me revelado o seguinte:
— Minha filha, o motivo (para serem Cinco Primeiros Sábados) é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfémias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria:
1. As blasfémias contra a Imaculada Conceição;
2. As blasfémias contra a Sua perpétua Virgindade;
3. As blasfémias contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, aceitá-La como Mãe dos homens;
4. As blasfémias dos que procuram publicamente infundir, no coração das crianças, a indiferença, o desprezo e até o ódio para com esta Mãe Imaculada;
5. As blasfémias dos que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.
— Eis, Minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria me levou a pedir esta pequena reparação e, em atenção a ela, a mover a Minha Misericórdia ao perdão para com essas almas que tiveram a desgraça de A ofender. Quanto a ti, procura sem cessar, com as tuas orações e sacrifícios, mover-Me à Misericórdia para com essas pobres almas.”
Explicação da Irma Lúcia sobre a devoção dos 5 primeiros sábados
Em dezembro de 1925, em Pontevedra, a Virgem Santíssima, aparecendo à Irmã Lúcia de Fátima, apresentou a devoção dos Primeiros Sábados para reparar ao Imaculado Coração de Maria.
Para explicar à sua madrinha como praticar esta devoção, Lúcia (que neste momento vivia religiosa doroteia com o nome de Irmã Maria das Dores na cidade de Tuy) escreve essa carta simples, mas admirável. Conheçamo-la:
Minha querida Madrinha,
Venho hoje agradecer a sua amável cartinha, à qual já devia ter respondido há muito, mas espero que me perdoará o meu prolongado silêncio.
Gostei muito de saber que tinha feito a viagem a Lourdes sem novidade e que aos pés da nossa querida Mãe do Céu não esqueceu essa pobre alma.
Eu nas minhas pobres orações também não esqueci ainda a minha boa Madrinha.
Não sei se já tem conhecimento da devoção reparadora dos 5 sábados ao Imaculado Coração de Maria;
Mas como ainda é nova, lembrou-me de lha inculcar por ser uma pedida por a nossa querida Mãe do Céu, e por Jesus ter manifestado desejo que seja abraçada.
Pareceu-me por isso que a Madrinha estimará muito não só de ter o conhecimento dela, para dar a Jesus a consolação de a praticar, mas também a de a fazer conhecer e abraçar por muitas outras pessoas.
Consta no seguinte:
Durante 5 meses, no 1º sábado, receber Jesus Sacramentado, rezar um Terço, fazer 15 minutos de companhia a Nossa Senhora, meditando nos mistérios do Rosário, e fazer uma confissão.
Esta pode ser antes alguns dias e, se nesta confissão anterior nos esquecemos de formar a intenção, podemos oferecer a confissão seguinte, contanto que:
No 1º sábado se receba a Sagrada Comunhão em estado de graça com o fim de reparar as ofensas que se proferem contra a Santíssima Virgem, e que têm amargurado o seu Imaculado Coração.
Parece-me, minha boa Madrinha, que somos felizes por poder dar à nossa querida Mãe do Céus esta prova de amor, que sabermos deseja que se Lhe ofereça.
Quanto a mim, confesso (que) nunca me sinto tão feliz como quando chega o 1º sábado.
E não é verdade que a nossa maior felicidade está em sermos todas de Jesus e Maria; e amá-l’Os a Eles só, sem reserva? Vemos isto tão claro na vida dos santos…
Eles eram felizes porque amavam, e nós, minha boa Madrinha, havemos de procurar amar como eles, não só para gozar de Jesus, que é o menos.
– Se O não gozarmos cá, gozá-l’O-emos lá – , mas para darmos a Jesus e Maria a consolação de serem amados.
E se o pudéssemos fazer de modo que Eles Se vissem amados, sem saber de quem, e que assim, em troca deste amor, salvassem muitas almas. Então me parece que seria de todo feliz.
Mas já que isto não podemos, ao menos amemo-l’Os para Eles serem amados. Adeus, minha boa Madrinha, abraço-a nos Corações Santíssimos de Jesus e Maria.
Um dos pedidos de Fátima foi o triunfo do Imaculado Coração de Maria.
Aliás, existe uma promessa que Ela fez para aqueles que atendem a esse pedido dEla.
Conheça aqui o pedido que Ela fez e veja como se beneficiar dessa promessa.