Há uma história sobre um padre que chegou a uma paróquia em péssimo estado. Três anos depois, o bispo a visitou e, ao ver grandes melhorias, disse:
“Que bela obra o Espírito Santo está fazendo através de você!”
Celebrar Pentecostes é comemorar o dia em que o Senhor enviou Seu Espírito sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo de Jerusalém.
Ou seja, é um convite para clamarmos: “Vinde, Espírito Santo!”, na certeza de que esse Espírito continua a ser derramado sobre a humanidade.
Por Que Pedir o Espírito Santo Hoje?
Antes de tudo, baseado na Palavra de Deus, aqui estão dois motivos:
1. “Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ez 36,26):
Contudo, todos nós concordamos que o grande ensinamento de Jesus “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34) é algo bom e belo que queremos viver plenamente.
Mas, a falta de perdão, ciúme, egoísmo e mentira muitas vezes nos impedem de viver esse Amor. Muitas vezes temos um coração de pedra!
Portanto, para remediar isso, o Espírito Santo realiza um “transplante de coração”, assim como o coração na Bíblia é considerado como a sede das atividades da alma: sensibilidade, inteligência, vontade e consciência moral. O coração de carne que o Espírito Santo nos dá é flexível e tônico, capaz de espalhar o Amor de Deus por todas as áreas de nossa vida.
O Dia de Pentecostes e os Dons do Espírito Santo em Maria
Aliás, hoje é Dia de Pentecostes, a Festa que celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria. É o momento abençoado em que a Igreja é apresentada ao mundo.
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2,1-4)
Os Dons do Espírito Santo em Maria
Nesse sentido, os dons do Espírito Santo são hábitos sobrenaturais que dão às faculdades da alma tal docilidade que estas obedecem prontamente às inspirações da graça. Esses dons são sete (Is 11, 2-3): sabedoria, inteligência, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus.
Deus concede esses dons juntamente com a graça santificante, mas a cada um em medida diferente. Apenas a Maria, Ele os concedeu sem medida.
Conselho: Maria, a “Mãe do Bom Conselho”, recebia com facilidade todas as inspirações de Deus, sendo um exemplo perfeito de obediência divina.
Piedade: Desde menina, Maria dedicou sua vida ao serviço do Templo e venerava a Sagrada Escritura e as palavras de Jesus com especial piedade.
Dom da Fortaleza: Maria enfrentou grandes dificuldades, mas com a graça de Deus, venceu todas as adversidades e colaborou no resgate da humanidade.
Temor: O temor de Maria era reverencial, fruto de um profundo respeito pela majestade infinita de Deus.
Ciência: Deus concedeu a Maria vasto conhecimento das coisas divinas e naturais, permitindo-lhe apreciar com segurança o valor das coisas divinas.
Dom da Inteligência: Maria recebeu a luz da fé e a inteligência dos mistérios divinos, especialmente do mistério que nela se realizou.
Dom da Sabedoria: Maria possuía a sabedoria divina, discernindo as coisas divinas das mundanas com delicadeza e afeto, enchendo sua alma de doçura e infundindo um perfume celestial em suas ações.
Por fim, antes de partir desta terra, Jesus prometeu aos apóstolos enviar o Espírito Santo, o Consolador. No Dia de Pentecostes, essa promessa foi cumprida.
Que neste Dia de Pentecostes, assim como Maria Santíssima e os apóstolos receberam abundantemente o Espírito Santo, possamos também nós, através do sacramento da Confirmação (Crisma), receber e conservar aceso o fogo sagrado do amor.
Ó Espírito Santo, divino Paraclito,
santificador das almas e consolador dos que lutam para perseverar na verdadeira fé,
abrasa-nos com o vosso santo amor, enriquece-nos com todos os vossos dons celestiais,
assim como enriquecestes a alma de Maria Santíssima e dos santos apóstolos.
Amém!