O que é a Cova da Iria?
Antes de mais nada, a Cova da Iria é o nome de um território localizado em Portugal. Pertencia à família da Irmã Lúcia dos Santos, uma das pastorinhas escolhidas por Nossa Senhora para testemunhar as aparições em Fátima.
Sendo assim, a Cova da Iria foi um dos lugares visitados pelo Anjo de Portugal e, posteriormente, pela própria Virgem Maria, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.
Quanto a localização específica da Cova da Iria, é preciso conhecermos algumas informações sobre Portugal.
O país é dividido entre as regiões de Lisboa, Alentejo, Centro, Algarve, Norte e os Arquipélagos de Açores e Madeira, que são áreas autônomas.
O local em que a Virgem Santíssima apareceu aos pastorinhos está na região do Centro, em uma sub região chamada Médio Tejo.
O território ainda faz parte do Distrito de Santarém, que pertence à província da Beira Litoral. A Cova da Iria, especificamente, integra a cidade e freguesia de Fátima, no município (conselho) de Ourém.
É neste território português que a simplicidade de uma vida comum se entrelaça com o extraordinário.
Pois foi ali, em um lugar humilde, que três crianças que ajudavam a família pastoreando ovelhas presenciariam um evento que transformaria para sempre a história da humanidade.
Em Suas aparições, a Mãe de Nosso Senhor se revela aos pastorinhos, deixando um valioso chamado à conversão e oração:
.
“Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará.”
As palavras de Nossa Senhora soam como um bálsamo em tempos tão incertos.
A partir desse acontecimento extraordinário, a Cova da Iria se consagra como um dos destinos religiosos mais importantes do mundo, atraindo peregrinos de diversos países.
Desse modo, a região passou de um lugar simples e desconhecido para um grandioso cenário de devoção, onde corações se abrem para receber as bênçãos da Virgem Maria.
.
As Aparições em Fátima
Em 1917, Lúcia dos Santos (de 10 anos), prima dos irmãos Francisco Marto (8 anos) e Jacinta Marto (7 anos), eram pastores de ovelhas na aldeia de Aljustrel, pertencente à freguesia de Fátima.
A princípio, as humildes crianças foram testemunhas de três aparições do Anjo de Portugal.
Seguindo as instruções do Anjo, imediatamente intensificaram suas orações e penitências pela conversão dos pecadores e reparação dos pecados da humanidade contra Deus.
Desse modo, em constante oração, preparam seu espírito para o que estava por vir, mesmo sem saberem.
Foi então que em 13 de maio de 1917, a primeira aparição de Nossa Senhora aconteceu.
Os pastorinhos haviam retornado da Missa e cuidado das ovelhas. Depois de rezarem o terço, decidiram voltar para casa ao verem relâmpagos no céu, com receio de que chovesse.
Quando passaram pela Cova da Iria, viram uma bela Senhora vestida de branco e radiante de luz, que lhes disse:
“Vim pedir-lhes para que venham aqui, todo o dia 13, por seis meses consecutivos, nesta mesma hora.
Dir-lhes-ei, oportunamente, quem eu sou e o que quero”.
Conforme prometido, Nossa Senhora aparecia a cada dia 13, no mesmo lugar da primeira aparição.
Ela pedia aos pastorinhos para que rezassem o terço todos os dias e fizessem penitência pelos pecadores, pela paz no mundo e o fim da guerra.
O milagre, contudo, trouxe sérios problemas às crianças e seus familiares, principalmente com os políticos locais.
Sempre defendendo a verdade (de que haviam visto Nossa Senhora), eles sofreram com a pressão das autoridades, dos vizinhos e até do sacerdote e demais lideranças católicas.
Isso porque os líderes não acreditavam que a Virgem Maria tivesse aparecido para três pobres crianças, em um lugar tão humilde.
Além disso, por serem muito jovens, os pastorinhos poderiam ter imaginado as aparições, e por isso eram acusados de tê-las inventado.
Contudo, na data da última aparição, em 13 de outubro, Nossa Senhora fez um milagre a pedido de Lúcia, Francisco e Jacinta, a fim de que todos acreditassem neles.
(Você pode saber mais sobre este milagre clicando aqui).
Resumidamente, todos que estavam presentes (juntamente com os pastorinhos) viram o Sol “girar em torno de si mesmo, num rodopio”.
“Houve também mudanças de cor na atmosfera” e, por fim, “o sol, girando loucamente, parecia de repente soltar-se do firmamento e, vermelho como o sangue, avançar ameaçadamente sobre a terra como se fosse para nos esmagar com o seu peso enorme e abrasador”, conforme relatado por um eminente professor de ciências de Coimbra.
O parecer do Dr. José Maria de Almeida Garrett se conclui com uma perplexidade: “Tenho que declarar que nunca, antes ou depois de 13 de outubro, observei semelhante fenómeno solar ou atmosférico“.
O acontecimento – difícil de ser imaginado – foi registrado em fotos e divulgado nos jornais da época.
A partir desta ocasião, muitos passaram a crer em Deus e na Virgem Maria. Além disso, pessoas foram curadas de enfermidades durante as aparições em Fátima.
Dessa forma, as bênçãos de Nossa Senhora transcendem o tempo, fazendo com que, até hoje, milhares de pessoas visitem os lugares das aparições.
Onde fica a Cova da Iria hoje?
Atualmente, o território em que ficava a Cova da Iria está no Santuário de Fátima, intitulado pela Igreja como “Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.
Neste Santuário, foi construído um grandioso altar a céu aberto, permitindo que milhares de fiéis demonstrem sua devoção à Maria e recebam suas bênçãos.
Ao redor do altar, ficam a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Capelinha das Aparições e o monumento ao Sagrado Coração de Jesus. A Azinheira Grande, árvore do local das aparições, é um símbolo de fé que resiste ao tempo.
No interior do Santuário, as urnas de Jacinta e Francisco guardam os restos mortais dos pastorinhos. Ao lado das urnas, repousa o corpo da irmã Lúcia, última vidente falecida aos 97 anos, em 2005.
Sendo assim, o local escolhido por Nossa Senhora para as aparições é um marco histórico e extraordinário da fé católica.
Por isso, neste dia 13 de maio – aniversário da primeira aparição em Fátima – levaremos ao Santuário o nome de cada devoto informado nesta página.
Clicando aqui, você pode participar deste momento único, gratuitamente e de onde estiver.
Além disso, você pode ter rosas enviadas em seu nome à Nossa Senhora de Fátima, em homenagem a esta data tão especial. Para isso, basta escolher aqui a quantidade desejada de rosas.
Portanto, clique aqui e aproveite a chance de ter seu nome no local das Aparições de Fátima.
1 Comentário
Amen🙏