Hoje é o dia de um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica. Santo Expedito, Comandante Militar Romano que viveu por volta do ano 303 d.C., na região da Armênia.
Em Latim, “Expedito” significa “ágil, desimpedido”. Sua intercessão em causas urgentes, ou seja, na solução de problemas que precisam de uma resposta rápida, o faz conhecido.
Mas, qual será a origem deste poderoso santo?
Vamos descobrir a seguir.
A Vida de Santo Expedito
Como militar, Expedito comandava a XII Legião, formada por soldados e cavaleiros.
Sua inteligência, bravura e trabalho competente o faziam conhecido. Por outro lado, sua vida pessoal era repleta de pecados e luxo.
Contudo, parte de seus soldados eram cristãos e exerceram influência positiva em sua vida. Acredita-se que, com isso, Expedito tenha tido seu primeiro contato com a história de Jesus Cristo.
A XII Legião teve ainda um soldado chamado Polieucto de Melitene, que morreu como mártir no ano 193.
Assim, a semente do Cristianismo era plantada no coração do Comandante Expedito.
O sonho que mudou sua vida
Vitorioso na carreira militar, Santo Expedito enfrentava um desafio pessoal. Tinha o hábito de procrastinar, ou seja, deixar o que tinha que ser feito para depois.
Um exemplo disso foi o tempo que levou para converter-se ao Cristianismo, algo que sempre adiava.
Expedito admirava as palavras do Evangelho e os ensinamentos deixados por Jesus. Contudo, deixava o momento de se aprofundar e voltar-se para uma vida de retidão para depois.
Até que um dia, um sonho mudou a vida do Comandante militar.
Neste sonho, um corvo que representava o espírito do mal voava ao seu redor e grasnava: “cras” (que em latim significa “amanhã”).
Desse modo, o pássaro o influenciava para que ele adiasse a conversão para o outro dia.
Porém, Santo Expedito pisoteou o corvo dizendo “hodie“, que significa “hoje” em português. Ele então acordou do sonho e confirmou sua conversão.
Desse modo, Expedito passou a ser considerado o Santo das causas urgentes. Convertido, ele continuou por um período como chefe da sua legião, convertendo mais soldados ao cristianismo.
O início de uma história de santidade
A conversão do Comandante Expedito incomodou um soberano da época, o imperador Diocleciano.
A influência de Santo Expedito na vida de novos cristãos representou uma ameaça ao poder político de Diocleciano. Os inimigos o capturaram, prenderam e o forçaram a renunciar sua fé em Cristo.
Mantendo sua devoção ao Nosso Senhor, Santo Expedito foi condenado e morto com uma espada, no dia 19 de abril, na Armênia.
Contudo, sua história não foi esquecida.
Santo Expedito morreu por defender sua fé em Jesus, se tornou um mártir e passou a ser conhecido por inúmeros milagres em seu nome.
Seu exemplo de vida o fez conhecido pela intercessão em causas urgentes, especialmente por devotos que precisavam alcançar uma graça imediata.
****
Em honra a Santo Expedito, realizaremos hoje, dia 19 de abril, a Missa de Santo Expedito pelas Causas Urgentes.
Ligue gratuitamente para 0800-608-2128 e inclua seu nome e intenções nesta Santa Missa.